Fisiopatologia

Objetivos

CONHECIMENTOS: Identificar as causas e descrever os mecanismos de síndromes e doenças relevantes para a inovação tecnológica. Descrever e interpretar os principais métodos de avaliação funcional.

APTIDÕES: Desenvolver a capacidade para trabalhar em equipas multidisciplinares com profissionais de saúde.

COMPETÊNCIAS: Desenvolver a capacidade para aplicar conhecimentos de fisiopatologia ao serviço de novas tecnologias com relevância na avaliação funcional de doenças.

Caracterização geral

Código

10532

Créditos

6.0

Professor responsável

Nuno Manuel Barreiros Neuparth

Horas

Semanais - 4

Totais - 56

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

“Pathophysiology”, Damjanov WB, Saunders Co, 2008

PATHOPHYSIOLOGY OF DISEASE; McPhee SJ. Hammer D McGraw-Hill 2018

Método de ensino

Curso teórico

Treze Sessões teóricas interativas com os alunos, presenciais.

 

Curso prático

Consistirá em nove aulas práticas tutoriais, três visitas virtuais a laboratórios de avaliação funcional e uma visita presencial a um laboratório de avaliação funcional, conforme detalhado em “conteúdos programáticos”.

Os alunos serão distribuídos por 4 turmas práticas com até 15 alunos.

Cada aula prática tutorial terá a duração de 2 horas. Os docentes responsáveis e horas de aula de cada turma serão:

Turma 1 – Dra. Patrícia Santos – terça-feira, 16h00-18h00

Turma 2 – Mário Jorge Silva – terça-feira, 16h00-18h00

Turma 3 – Dr. João Paulo Delgado – terça-feira, 16h00-18h00

Turma 4 – Dr. Mário Jorge Silva – sexta-feira, 18h00-20h00

 

Os laboratórios indicarão possibilidades de visita presencial ao longo dos respectivos períodos, que abaixo se detalham. Os alunos deverão distribuir-se oportunamente pelos períodos indicados pelo laboratório, de modo que cada aluno durante o semestre visite presencialmente um dos laboratórios de avaliação funcional. 

  1. Laboratório de Neuro-gastrenterologia e motilidade digestiva - NOVA Medical School
  2. Laboratório de Fisiopatologia Respiratória - NOVA Medical School
  3. Centro Alto Rendimento (Jamor)

 

Método de avaliação

AVALIAÇÃO

Para aprovação na cadeira os alunos têm de obter um mínimo de 10 valores na avaliação final e um mínimo de 10 valores em cada componente (teórica e prática) da avaliação final.

A avaliação final é obtida pela média ponderada de duas componentes - a avaliação prática e a avaliação teórica. Cada componente contribui 50% para a avaliação final.

 A nota final será dada em valores, arredondada às unidades (14,499 = 14 valores; 14,500 = 15 valores).

A avaliação teórica será obtida a partir de dois testes teóricos. Cada teste será feito com recurso a um conjunto de questões de escolha múltipla, com 5 alíneas e apenas uma resposta correta, e um conjunto de perguntas para desenvolver resposta por extenso.

 

As respostas erradas não descontam.

Os conteúdos a abordar são os que foram discutidos nas aulas teóricas precedentes. 

O conteúdo do primeiro teste teórico incidirá sobre os temas das primeiras 7 aulas teóricas.

O conteúdo do segundo teste teórico incidirá sobre os temas das últimas 6 aulas teóricas.

 

A avaliação prática resulta do trabalho desenvolvido pelo aluno ao longo do semestre no contexto do curso prático. Compreende a avaliação sumativa (avaliação contínua) resultante da participação nas aulas práticas e um teste sobre as visitas a laboratórios de estudos funcionais. Cada elemento de avaliação contribui com a seguinte proporção para a avaliação prática: avaliação contínua - 35%; teste sobre as visitas a laboratórios - 15% (num total de 50% da avaliação final).

 

Condições para obtenção de frequência:

Para obtenção de frequência os alunos devem preencher cumulativamente os seguintes requisitos:

- Presença em 2/3 das aulas práticas;

- Avaliação positiva (10 valores) na componente prática (avaliação contínua + teste sobre a visita a laboratório).

 

As notas da avaliação prática e de cada elemento de avaliação são dadas na escala de zero a vinte valores e arredondadas às décimas.

 

Avaliação contínua - Este elemento será registado durante as aulas práticas e dependerá da participação do aluno nas atividades da aula, nos conhecimentos demonstrados, na capacidade de identificar necessidades de aprendizagem, na capacidade de integrar conhecimentos de campos diferentes e ainda nas capacidades de comunicação das ideias e de elaboração de estratégias de pesquisa bibliográfica.

 

Teste sobre as visitas aos laboratórios - No curso prático está previsto estudar as visitas virtuais aos laboratórios de avaliação funcional. O teste para avaliação deste componente será feito com recurso a um conjunto de questões de escolha múltipla, com 5 alíneas e apenas uma resposta correta, e um conjunto de perguntas para desenvolver resposta por extenso.

As respostas erradas não descontam.

Avaliação de recurso, época especial e melhorias de nota – Os testes para estas avaliações terão um componente escrito, assim como um componente de prova oral para aferição da nota para os alunos com classificação no teste escrito superior a 16 valores. O componente escrito será feito com recurso a um conjunto de questões de escolha múltipla, com 5 alíneas e apenas uma resposta correta. As respostas erradas não descontam. Estas avaliações incidirão sobre os conteúdos teóricos e práticos da Unidade Curricular.

 

Conteúdo

Aulas teóricas:

As aulas teóricas decorrerão às terças-feiras entre as 14h e as 16h. As aulas decorrerão em formato presencial, salvo nova indicação superior.  Está prevista a seguinte distribuição, que poderá ser modificada consoante necessidade.

 

07/03/2023 – 1ª Aula: Aula de apresentação. Introdução ao método de Aprendizagem por Problemas (APP) aplicado ao ensino da Fisiopatologia aos alunos do Curso de Engenharia Biomédica – Nuno Neuparth

Alterações fisiopatológicas do ritmo cardíaco – Hélder Dores

14/03/2023 – 2ª Aula: Alterações fisiopatológicas da bomba cardíaca – Hélder Dores

21/03/2023 – 3ª Aula: Alterações fisiopatológicas da circulação coronária – Hélder Dores

28/03/2023 – 4ª Aula: Tecnologia e função cardíaca – Hélder Dores

04/04/2023 – 5ª Aula: Fisiopatologia da asma – Nuno Neuparth

11/04/2023 – 6ª Aula: Fisiopatologia das doenças pulmonares obstrutivas e restritivas – Pedro Carreiro Martins

18/04/2023 – 7ª Aula: Fisiopatologia da tosse – Nuno Neuparth

02/05/2023 – 8ª Aula: Tecnologia e função respiratória – Nuno Neuparth + Sara Lobo

09/05/2023 – 9ª Aula: Doença do refluxo gastro-esofágico – Inês Canha

16/05/2023 – 10ª Aula: Fisiopatologia das alterações da motilidade gastro-intestinal – Inês Canha

23/05/2023 – 11ª Aula: Adaptações fisiológicas ao exercício – João Beckert

30/05/2023 – 12ª Aula: Aspetos tecnológicos ligados às provas de esforço – João Beckert

 

A avaliação sobre os conteúdos do curso teórico terá lugar em dois momentos (“testes teóricos”) distintos: o primeiro a meio e o segundo no final do semestre.

 

A avaliação sobre os conteúdos do curso teórico terá lugar em dois momentos (“testes teóricos”) distintos: o primeiro a meio e o segundo no final do semestre.

Curso prático:

O curso prático inclui 8 aulas tutoriais de 2 horas cada, uma visita presencial a um laboratório de avaliação funcional, visitas virtuais a dois laboratórios de avaliação funcional, e as respectivas avaliações.

 

As aulas práticas tutoriais decorrerão, de acordo com a Direção da NOVAFCT, em formato presencial, salvo nova indicação superior. Está prevista a seguinte distribuição, que poderá ser modificada consoante necessidade. Os alunos serão distribuídos por quatro turmas práticas, como se descreve adiante neste documento em “Metodologias de Ensino”.

 

Apresentação – 07/03/2023

Visitas virtuais aos laboratórios – em data a definir

Caso 1, 1a sessão –14/03/2023

Caso 1, 2a sessão –21/03/2023

Caso 1, 3a sessão –28/03/2023

Caso 1, 4a sessão –11/04/2023 

Caso 2, 1a sessão – 18/04/2023

Caso 2, 2a sessão – 02/05/2023 

Caso 2, 3a sessão – 09/05/2023

Caso 2, 4a sessão –16/05/2023

Os alunos terão também formação prática através de visitas a laboratórios de avaliação funcional, designadamente:

 - três visitas virtuais

 - pelo menos uma visita presencial obrigatória a laboratório(s) de avaliação funcional, dentro das disponibilidades indicadas por cada um dos laboratórios.

O conteúdo dass visitas a laboratórios de avaliação funcional será avaliado através de teste prático específico.

 Os laboratórios indicarão possibilidades de visita presencial ao longo dos respetivos períodos, que abaixo se detalham. Os alunos deverão distribuir-se oportunamente pelos períodos indicados pelo(s) laboratório(s), de modo que cada aluno durante o semestre visite presencialmente pelo menos um dos laboratórios de avaliação funcional.  

  1. Centro Alto Rendimento (Jamor): 03-05/04/2023
  2. Laboratório de Fisiopatologia Gastro-Intestinal (NOVA Medical School): 22-26/05/2023
  3. Laboratório de Fisiopatologia Respiratória (NOVA Medical School): 29/05/2023-02/06/2023

 

 

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: