Radiação e Radioterapia

Objetivos

Esta é uma disciplina de 4º ano que, suportando-se nos conhecimentos adquiridos em Física Atómica e Nuclear, introduz as áreas de dosimetria, efeitos biológicos da radiação e sua aplicação. A familiarização dos alunos com os conceitos, a prática e os equipamentos de espectrometria nuclear, nomeadamente IGNOREes e detectores de radiação, electrónica de processamento e aquisição de dados, adquirida anteriormente, é requerida para a concepção de testes e experiências laboratoriais. Pretende-se ainda uma familiarização dos alunos com o software de simulação para cálculos dosimétricos.

Caracterização geral

Código

10536

Créditos

6.0

Professor responsável

João Duarte Neves Cruz

Horas

Semanais - 4

Totais - 56

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Atoms, Radiation, and Radiation Protection, 2nd Edition, James E. Turner 

Radiation Therapy Physics, 3rd Edition, William R. Hendee, Geoffrey S. Ibbott, Eric G. Hendee 

Medical Applications of Nuclear Physics, Series: Biological and Medical Physics, Biomedical Engineering, Bethge, K., Kraft, G., Kreisler, P., Walter, G.  

 

 

Método de ensino

 O método de ensino é inspirado em “Active Learning”,  existindo dois tipos de aulas: Teóricas e Práticas.

Teóricas: Nas teóricas os alunos estão divididos em grupos de 6 (excepcionalmente 7 elementos), tendo que estudar, com base nos meios bibliográficos e slides ao seu dispôr, antecipadamente a matéria. Em cada aula, depois de uma breve síntese feita pelo docente dos pontos fulcrais da matéria dessa aula, é proposta a cada grupo, uma questão contendo componentes conceptuais e de aplicação. Durante a actividade o docente discute alguns aspectos da questão com cada grupo. De duas em duas semanas os alunos fazem um teste de 30 mn.

Práticas: Em grupos de 2 (excepcionalmente 3) elementos - Simulação relativa a questões levantadas nas aulas teóricas.


Método de avaliação

Artigo 1º – Modo de avaliação de conhecimentos

De acordo com as Regulamento de Avaliação da FCT (Aprovado pelo Conselho Executivo em 15 de fevereiro de 2013 e revisto em 20 de janeiro de 2015) a avaliação em “Radiação e Radioterapia” enquadra-se no tipo Avaliação Contínua.

Artigo 2º – Componente Teórica

1. A classificação da componente teórica (NT) é a média aritmética arredondada às décimas das classificações obtidas nos 2 testes (a classificação de cada teste é arredondada às décimas) ou a classificação do exame final arredondada às décimas.


2. Os estudantes que obtenham uma classificação NT igual ou superior a 9,5 valores obtêm aprovação na componente teórica.

3. A aprovação à unidade curricular exige aprovação na componente teórica.

Artigo 3º – Testes e Exame

1. Cada teste incidirá sobre toda a matéria lecionada nas aulas teóricas até à aula anterior ao teste.
2. Os testes são realizados sem consulta, mas terão um formulário incluído no enunciado do teste.
3. Apesar de a avaliação nos testes não ser cumulativa, e devido à natureza dos assuntos abordados nesta Unidade Curricular, não é excluído que um elemento de avaliação se socorra de conhecimentos respeitantes à matéria avaliada em elemento(s) anterior(es).
4. Os testes realizam-se fora do horário das aulas teóricas, em sala previamente anunciada no CLIP. A inscrição via CLIP é obrigatória.
5. Exame de recurso/época especial. A classificação do exame substitui NT no cálculo da nota final. 
6. Os estudantes só poderão ter consigo durante a prova de avaliação:
a. Esferográfica/caneta;

b. Caderno de exame;
c. máquina de calcular não programável;
d. Documento de identificação com fotografia.
7. Durante a realização das provas não é permitida a utilização de telemóveis (os quais devem estar desligados e não podem estar sobre as mesas onde é realizada a prova). 
8. Não é permitido desagrafar as folhas dos cadernos com os enunciados e com as resoluções feitas pelos estudantes na prova.
9. A prova será anulada se não forem satisfeitos os nºs 6, 7 ou 8.
10. Os estudantes que cometam fraude numa prova de avaliação (Teste ou Exame) terão a referida prova anulada, estão automaticamente reprovados na unidade curricular no presente ano letivo, e perdem a frequência caso já a tenham obtido em anos letivos anteriores, o que implica que terão que obter frequência no ano letivo seguinte.

 

Artigo 4º – Componente Prática

1.A frequência é obtida com a realização de 4 trabalhos de simulação e a presença em pelo menos 2/3 das aulas práticas. Para além do relatório (NRi), a nota de cada trabalho (Trabi) inclui uma componente do desempenho (Desempi) nas aulas. A nota prática (NP) é igual à média pesada dos 4 trabalhos aproximada às décimas de acordo com:

Trabi= 0.20 Desempi+ 0.80 NRi

NP = 0.10*Trab1+0.25*Trab2+0.25*Trab3+0.40*Trab4.

2. Os estudantes que obtenham uma classificação NP igual ou superior a 9,5 valores obtêm aprovação na componente prática (frequência).

3. A frequência obtida em anos letivos anteriores é válida no corrente ano letivo.

4. A aprovação à unidade curricular exige a obtenção de frequência.

5. Caso o regente da disciplina assim o considere e no sentido de aferir com maior rigor os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, poder-se-ão implementar outros mecanismos de avaliação do aluno, como é o caso da prova oral.  


Artigo 5º – Classificação Final

1. Os estudantes com frequência que satisfaçam, simultaneamente, o nº 2 do Art. 2º, e o nº 2 do Art. 4º, obtêm aprovação na disciplina.


2. A classificação final (CF) dos estudantes é o resultado das seguintes ponderações aproximado às unidades:
CF=NT*0.6+NP*0.4.

Artigo 6º – Melhoria de Nota

1. Os estudantes que pretendam efetuar melhoria de nota devem cumprir, para esse efeito, as formalidades legais de inscrição.
2. Os estudantes que tenham obtido aprovação na Unidade Curricular no ano letivo de 2020/2021, ou no ano letivo 2021/22, podem melhorar apenas a classificação da componente teórica.
3. Em qualquer dos dois casos referidos no número anterior, as classificações da componente NP obtida quer no próprio ano, quer no ano anterior, contribuem da forma prevista para a nova classificação final em caso de melhoria efetiva.
4. A nova classificação final é obtida seguindo o nº 5 do Artigo 3º, considerando a classificação do exame como a nova classificação NT e a nota NP obtida no ano letivo em que o aluno obteve aprovação na Unidade Curricular.

Artigo 7º – Trabalhadores Estudantes

1. Os estudantes são considerados como detentores do estatuto de Trabalhador Estudante (TE) se constarem como tal nas pautas no CLIP.
2. Os estudantes devem, assim que possível, comunicar o seu estatuto ao docente responsável da unidade curricular.
3. Os estudantes detentores do estatuto de Trabalhador Estudante, tal como os restantes estudantes, têm que realizar as provas de avaliação segundo o calendário previamente tornado público.

Artigo 8º – Conduta na Sala de Aula (presencial e/ou à distância)

1. Para que todos beneficiem da experiência de aprendizagem é exigido aos estudantes que respeitem as seguintes regras de conduta na sala de aula:
a. Pontualidade: Os estudantes deverão estar presentes na sala à hora de começo da aula. Os docentes impedirão a entrada dos estudantes que cheguem mais de 10 minutos atrasados;
b. Preparação das aulas e participação nas discussões: A participação ativa exige que os estudantes preparem a matéria apresentada e discutida nas aulas, e que contribuam para as discussões;
c. Os telemóveis devem permanecer desligados e guardados até ao fim da aula. Os estudantes que utilizem o telemóvel serão automaticamente convidados a sair da aula;
A utilização de computadores portáteis e outros aparelhos eletrónicos nas salas de aulas está sujeita à aprovação dos docentes.

Artigo 9º – Outros

Os estudantes quando contactarem os docentes através de mensagem eletrónica (email) devem indicar no “Assunto (Subject)” a seguinte informação: “RR - Nome – Nº de estudante – Assunto”. Não serão respondidas mensagens eletrónicas com perguntas cuja resposta conste nos Artigos anteriores ou na página da unidade curricular no CLIP.

Conteúdo

Radiação: Interacção da radiação electromagnética com a matéria – efeitos para a radiação (absorção, dispersão); Interacção de partículas carregadas com a matéria – efeitos para as partículas (poder de paragem, alcance-range, dispersão em energia e dispersão angular, produção de radiação electromagnética); Efeitos da radiação sobre a matéria – transferência de energia, excitação, ionização; Dosimetria – unidades, medidas, cálculo de doses; Efeitos da radiação sobre tecidos biológicos – directos e indirectos, somáticos e genéticos, estocásticos e determinísticos; relação dose/efeito; Normas de base de Segurança e Protecção Radiológica.
Radioterapia: Radioterapia externa com radiação electromagnética; Radioterapia externa com partículas carregadas aceleradas; Radioterapia interna ou Braquiterapia.

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: