Fotónica para Engenharia Biomédica

Objetivos

 -Conhecer as diferentes técnicas fotónicas mais aplicadas e relevantes para a engenharia biomédica e física médica e o que as distingue entre si.

-Compreender os processos fundamentais associados às técnicas mais relevantes.

-Ser capaz de analisar os riscos e vantagens de cada técnica a aplicar em situações específicas.

-Ter capacidade para desenvolver e introduzir inovação em técnicas atuais. -Integrado(a) numa equipa, ser capaz de propor soluções e técnicas fotónicas alternativas.

Caracterização geral

Código

12582

Créditos

3.0

Professor responsável

Paulo António Martins Ferreira Ribeiro

Horas

Semanais - 3

Totais - 39

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Conhecimentos em Óptica Geral.

Bibliografia

Spectrometric Identification of Organic CompoundsRobert M. SilversteinFrancis X. WebsterDavid KiemleWiley03/01/2005
Biomedical Photonics Handbook, Tuan Vo-Dinh, CRC Press, 2003
Solid-State Laser Engineering, Sixth Revised and Updated Edition, Walter Koechner, 2006 -Lasers, E. Siegman, University Science Books, 1986

Método de ensino

A Unidade Curricular está organizada em aulas teóricas, de duas horas semanais, em que serão expostos os assuntos do programa do curso, incluindo exemplos, aplicações e resolução de problemas ; aulas práticas, de laboratório de uma hora semanal  aulas de laboratório onde são realizadas atividades experiências.

Método de avaliação

Métodos de Avaliação

A avaliação em “Fotónica para Engenharia Biomédica" enquadra-se no tipo Avaliação Contínua numa escala de 0 a 20 valores.

Componente Teórica:

A classificação da componente teórica (NT) é a média aritmética das classificações obtidas nos 2 testes ou a classificação do exame final. Todas as classificações serão arredondadas às décimas.

Os estudantes que obtenham uma classificação NT igual ou superior a 9,5 valores obtêm aprovação na componente teórica.

Nos testes e no Exame, poderá ser permitida a utilização de máquinas de calcular não programáveis.

Componente Prática

A participação ativa em, pelo menos, 2/3 das aulas de laboratório é obrigatória. Não serão aceites justificações para eventuais ausências às aulas teórico-práticas. Os estudantes devem gerir a possibilidade de poderem não comparecer a 1/3 das aulas de forma a poderem utilizar essas faltas para eventuais compromissos ou situações imponderáveis, incluindo situações pontuais de doença.

Nas aulas de laboratório, os estudantes realizarão  Trabalhos Laboratoriais (TL) dos quais realizarão relatórios aos quais  será atribuída uma classificação (NTL) arredonda às unidades.

A Classificação da componente prática (NP) corresponderá à média das classificações obtidas nos relatórios das atividades experimentais.

Os estudantes que obtenham uma média classificação dos relatóris NP igual ou superior a 9,5 valores obtêm aprovação na componente prática.

Frequência

Os estudantes que tenham aprovação na componente prática e que participem no número mínimo de aulas exigido, obtêm frequência à unidade curricular.

A frequência obtida nos dois anos lectivos anteriores é válida no corrente ano letivo.

 

 Classificação Final

A classificação final dos estudantes é o resultado das seguintes ponderações aproximado às unidades:

  • NT vale 70%;
  • NP vale 30%

Os estudantes que obtenham aprovação à UC com classificação final na componente teórica superior a 16 valores são admitidos a uma prova oral.

  • Na prova oral, os estudantes podem subir ou descer a nota final com a garantia de classificação mínima de 16 valores.
  • A ausência à prova oral traduz a aceitação por parte do estudante da nota final de 16 valores.

Conteúdo

Capítulo 1: Espectroscopia para Biomédica

Introdução: Luz e matéria

Princípios da espectroscopia óptica

Espectroscopia óptica de visível

Espectroscopia de infravermelho

Espectroscopias de fluorescência e Raman.

Instrumentação

Capítulo 2: Lasers para Biomédica

Laser e suas aplicações (amplificação de luz por emissão de radiação estimulada), níveis laser, inversão de população, meio ativo de um laser, cavidade de bombeamento e cavidade ressonante. Eficiência e qualidade de feixe. 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: