Redes Elétricas Inteligentes

Objetivos

No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitem:

- Compreender o funcionamento de um sistema de energia eléctrica, nomeadamente resolver trânsitos de potência e analisar situações de defeitos na rede (curto-circuitos.

- Identificar e compreender o papel dos diversos atores envolvidos na cadeia de valor da energia elétrica.

- Conhecer, e analisar de forma crítica, a currente transição energética e os desafios associados, assim como o conceito de flexibilidade, as suas IGNOREes e possiveis aplicações.

Caracterização geral

Código

12712

Créditos

6.0

Professor responsável

Nuno Manuel Ortega Amaro

Horas

Semanais - 4

Totais - 56

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Conhecimentos adequados ao ciclo de estudos, focando-se em:

  • análise complexa (números complexos)
  • electrotecnia teórica (máquinas elétricas e fundamentos associados)
  • análise de circuitos (incluindo circuitos trifásicos)

Bibliografia

 

Redes de Energia Eléctrica Uma Análise SistémicaJosé Pedro Sucena Paiva, IST - Instituto Superior Técnico ISBN:  978-989-8481-41-2

Exercícios de Redes e Sistemas de Energia Elétrica Rui CastroEduarda Pedro, IST - Instituto Superior Técnico - ISBN:  978-989-8481-28-3

Electric Power Systems, Syed Nasar, F.C. Trutt, CRC Press - ISBN 978-0849316661

Método de ensino

Os diferentes conceitos associados à disciplina são expostos e explicados pelo professor com o auxílio de material multimédia dequado e recorrendo a exemplos baseados em redes elétricas reais, sempre que possivel.

Os alunos resolvem problemas que ilustram situações práticas disponibilizados nos materiais de apoio, de forma semiautónoma, e estimulando o trabalho em equipa. A comunicação oral é incentivada.

Os alunos têm contacto com uma ferramenta de simulação de redes elétricas, utilizada por diversos operadores de rede europeus

Método de avaliação

A avaliação na disciplina segue um de dois modelos:

 

Opção A - 3 Minitestes (MT1, MT2 e MT3) + 1 Projeto laboratorial (TL)

Componente Teórica (CT) = (0,1667*MT1 + 0,50*MT2 + 0,3333*MT3) >= 9,5 val.

     MT3 com nota >=7 val.

Componente Laboratorial (CL) = 1*TL >= 9,5 val.

Classificação Final = 0,60*CT + 0,40*CL >= 9,5 val.

 

Opção B - 1 Exame Final  (EF) + 1 Projeto laboratorial (TL)

Componente Teórica (CT) = l*EF  >= 9,5 val.

Componente Laboratorial (CL) = 1*TL >= 9,5 val.

Classificação Final = 0,60*CT + 0,40*CL >= 9,5 val.

 

Num caso ou noutro, o aluno/a aprovará à disciplina se e só se a sua Classificação Final for igual ou superior a 9,5 valores (escala 0 a 20). Reforça-se ainda que a nota mínima para aprovação, em cada uma das duas componentes (CT, CL), terá que ser também superior a 9,5 valores.

A nota da componente laboratorial (CL) poderá estar sujeita a uma avaliação oral do projeto efectuado pelos estudantes.

Conteúdo

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICO

1.Sistemas de energia elétrica – constituição e funcionamento
2.O conceito de flexibilidade
3.Fontes de geração de energia elétrica – análise resumida das tecnologias existentes
4.Redes Elétricas – trânsito de energia
5.Redes elétricas – cálculo de defeitos (curto-circuitos)
6.Introdução ao despacho económico

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: