Redes Elétricas Inteligentes
Objetivos
No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitem:
- Compreender o funcionamento de um sistema de energia eléctrica, nomeadamente resolver trânsitos de potência e analisar situações de defeitos na rede (curto-circuitos.
- Identificar e compreender o papel dos diversos atores envolvidos na cadeia de valor da energia elétrica.
- Conhecer, e analisar de forma crítica, a currente transição energética e os desafios associados, assim como o conceito de flexibilidade, as suas IGNOREes e possiveis aplicações.
Caracterização geral
Código
12712
Créditos
6.0
Professor responsável
Nuno Manuel Ortega Amaro
Horas
Semanais - 4
Totais - 56
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Conhecimentos adequados ao ciclo de estudos, focando-se em:
- análise complexa (números complexos)
- electrotecnia teórica (máquinas elétricas e fundamentos associados)
- análise de circuitos (incluindo circuitos trifásicos)
Bibliografia
Redes de Energia Eléctrica Uma Análise Sistémica, José Pedro Sucena Paiva, IST - Instituto Superior Técnico ISBN: 978-989-8481-41-2
Exercícios de Redes e Sistemas de Energia Elétrica Rui Castro, Eduarda Pedro, IST - Instituto Superior Técnico - ISBN: 978-989-8481-28-3
Electric Power Systems, Syed Nasar, F.C. Trutt, CRC Press - ISBN 978-0849316661
Método de ensino
Os diferentes conceitos associados à disciplina são expostos e explicados pelo professor com o auxílio de material multimédia dequado e recorrendo a exemplos baseados em redes elétricas reais, sempre que possivel.
Os alunos resolvem problemas que ilustram situações práticas disponibilizados nos materiais de apoio, de forma semiautónoma, e estimulando o trabalho em equipa. A comunicação oral é incentivada.
Os alunos têm contacto com uma ferramenta de simulação de redes elétricas, utilizada por diversos operadores de rede europeus
Método de avaliação
A avaliação na disciplina segue um de dois modelos:
Opção A - 3 Minitestes (MT1, MT2 e MT3) + 1 Projeto laboratorial (TL)
Componente Teórica (CT) = (0,1667*MT1 + 0,50*MT2 + 0,3333*MT3) >= 9,5 val.
MT3 com nota >=7 val.
Componente Laboratorial (CL) = 1*TL >= 9,5 val.
Classificação Final = 0,60*CT + 0,40*CL >= 9,5 val.
Opção B - 1 Exame Final (EF) + 1 Projeto laboratorial (TL)
Componente Teórica (CT) = l*EF >= 9,5 val.
Componente Laboratorial (CL) = 1*TL >= 9,5 val.
Classificação Final = 0,60*CT + 0,40*CL >= 9,5 val.
Num caso ou noutro, o aluno/a aprovará à disciplina se e só se a sua Classificação Final for igual ou superior a 9,5 valores (escala 0 a 20). Reforça-se ainda que a nota mínima para aprovação, em cada uma das duas componentes (CT, CL), terá que ser também superior a 9,5 valores.
A nota da componente laboratorial (CL) poderá estar sujeita a uma avaliação oral do projeto efectuado pelos estudantes.
Conteúdo
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICO