Tecnologia de Jogos Digitais

Objetivos

Fornecer uma panorâmica geral da área de jogos digitais, não só na vertente de entretenimento, mas também na dos chamados "jogos sérios" e incluindo análise dos dispositivos e tecnologias hardware, bem assim como dos modelos de negócios.

Caracterização geral

Código

12718

Créditos

6.0

Professor responsável

João Almeida das Rosas, Luís Manuel Camarinha de Matos

Horas

Semanais - 6

Totais - 60

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Conhecimentos numa linguagem de programação (C++, Java, C#, Python, ...)

Bibliografia

Apontamentos das aulas

- Digital game design for elderly users - Wijnand Ijsselsteijn et al

- From game design elements to gamefulness: defining "gamification" - Sebastian Deterding ET AL

- Player-Centred Game Design: Player Modelling and Adaptive Digital Games - Darryl Charles et al

- Player-Centred Game Design: Player Modelling and Adaptive Digital Games - Pablo Moreno et al

- ...

Método de ensino

A componente teórica da disciplina inclui a apresentação dos fundamentos de jogos digitais através de slides, vídeos e demonstrações.

Na componente prática/laboratorial, os alunos procedem ao desenvolvimento integral dum jogo digital. Em cada etapa do desenvolvimento, os alunos recebem a documentação, slides, as ferramentas de software necessárias e demonstrações a ilustrar a utilização destes recursos.

Método de avaliação

- Mini-projectos

- Projecto final

- Relatórios intercalares e final.

Cada item engloba a avaliação de componentes teóricas e práticas.

Avaliação Final: 50%*TP + 50%*P

Conteúdo

1. INTRODUÇÃO

2. CLASSES DE JOGOS

3. CONCEPÇÃO DE JOGOS DIGITAIS

4. DISPOSITIVOS E TECNOLOGIAS

5. MODELOS DE NEGÓCIO

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: