Desenvolvimento e Teste de Sistemas Digitais

Objetivos

A disponibilizar brevemente

Caracterização geral

Código

12719

Créditos

6.0

Professor responsável

Aniko Katalin Horvath da Costa

Horas

Semanais - 4

Totais - 56

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

•The Unified Modeling Language Reference Manual – James Rumbaugh, Ivar Jacobson, Grady Booch – Addison-Wesley – ISBN 0-321-24562-8
•Software Engineering – Ian Sommerville – ISBN 0-201-39815-X
•Digital Logic Circuit Analysis & Design - Victor P. Nelson, H. Troy Nagle, J. David Irwin, Bill D. Carroll - Prentice Hall - ISBN 0-13-463894-8
•Digital Systems Testing and Testable Design – Miron Abramovici, Melvin A. Breuer, Arthur D. Friedman – IEEE Press – ISBN 0-7803-1062-4



Método de ensino

Aulas teórico-práticas, de duas horas semanais, onde são: expostos os conteúdos programáticos, realizados exercícios.

Trabalho em grupo máx. 5 alunos, que inclui a pesquisa e elaboração de um artigo comparativo sobre 4 artigos previamente escolhidos.

Aulas práticas em laboratório, de duas horas semanais, onde os alunos realizam, em grupos de máx. 3 alunos, um conjunto de trabalhos/projetos com ênfase na análise e desenho do sistema e a sua implementação em dispositivo ESP32. Realização de relatórios sobre dois desses trabalhos e respetivas apresentações/discussões.

Método de avaliação

Componente de avaliação teórico-prático (TP), com avaliação assíncrona, tem um peso de 40% na nota final e classificação mínima de 9,5 valores, com obrigatoriedade de ter uma nota maior de 0 (zero) em todos os elementos de avaliação. Esta componente tem seguintes elementos de avaliação:

  • Elemento de avaliação "artigo de grupo” (a ser entregue em PDF) – este elemento de avaliação (TPAG) vale 60% da componente teórica;
  • Elemento de avaliação "apresentação individual do artigo do grupo” (a ser entregue em formato vídeo de 3 minutos) – este elemento de avaliação (TPA) vale 25% da componente teórica;
  • Elemento de avaliação "revisão do artigo de um grupo" (a ser entregue em PDF) – este elemento de avaliação (TPR) vale 25% da componente teórica.

Componente de avaliação prática (P), com avaliação do tipo Laboratorial ou de Projeto, realizada em grupos de 3 alunos (máx. e aconselhado), tem um peso de 60% na nota final e classificação mínima de 9,5 valores, com obrigatoriedade de ter uma nota maior de 0 (zero) em todos os elementos de avaliação. Esta componente tem seguintes elementos de avaliação:

  • Elemento de avaliação "1º trabalho prático de avaliação" (P1, 33% da componente prática), a ser discutido presencialmente (se possível) em data a combinar;
  • Elemento de avaliação "2º trabalho prático de avaliação" (P2, 33% da componente prática), a ser discutido presencialmente (se possível) em data a combinar.
  • Elemento de avaliação "3º trabalho prático de avaliação" (P3, 33% da componente prática), a ser discutido presencialmente (se possível) em data a combinar.

Os trabalhos serão entregues em formato digital através da página da disciplina no Moodle, exceto o 2 trabalho que será submetido no Git.

É valida a classificação obtida, no ano anteriore, para a componente teórica ou para a componente prática de avaliação, desde que com nota superior a 9,5.

Todas as componentes de avaliação e todas as peças de avaliação serão arredondadas a duas casas decimais, sendo o resultado calculado com base na média ponderada de acordo com os pesos indicados.

Fórmulas:

  • TP = TPAGx0,50 + TPAx0,25 + TPAx0,25
  • P = P1x0,33 + P2x0,33+P3x0,33
  • NotaFinal = TPx0,40 + Px0,60

Conteúdo

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Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: