Reabilitação de Edifícios
Objetivos
O objetivo é capacitar os estudantes de conhecimentos de base sobre os aspetos relacionados com o diagnóstico de anomalias e técnicas de conservação/reabilitação de edifícios (antigos e correntes), mas de forma que possam facilmente utilizá-los em toda a sua vida profissional futura mesmo noutros tipos de construções.
Caracterização geral
Código
10451
Créditos
6.0
Professor responsável
Fernando Manuel dos Anjos Henriques, Luís Gonçalo Correia Baltazar
Horas
Semanais - 4
Totais - 63
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Física das Construções / Higrotérmica e Acústica
Tecnologia de Revestimentos / Revestimentos e Acabamentos
Tecnologias da Construção / Processos da Construção
É estritamente necessário ter adquirido previamente os conhecimentos transmitidos nas disciplinas referidas. Em Reabilitação de Edifícios não vai ser lecionado nada do que já foi nessas outras disciplinas. Os conhecimentos vão ser aplicados a partir daí para se adquirirem competências mais avançadas. Se não os adquiriu antes pela frequência e estudo das disciplinas referidas, não poderá avançar.
Bibliografia
HENRIQUES, F., A conservação do património histórico edificado. LNEC, 1991. M 775
APPLETON, J., Reabilitação de edifícios antigos. Patologias e tecnologias de intervenção. ORION, 2003
BONSHOR, R., BONSHOR, L., Cracking in buildings. Construction Research Communications, 1996
LUCAS, J., ABREU, M., Revestimentos cerâmicos colados. Descolamento. LNEC, 2005. ITPRC 4
GRANDÃO LOPES, J.,Anomalias em impermeabilizações de coberturas em terraço. LNEC, 1994
GROOT, C., GUNNEWEG, J., Water permeance problems in single wythe masonry walls: the case of wind mills. Construction and Building Materials 18, 2004, 325-329
Método de ensino
As aulas são teórico-práticas. As metodologias de ensino têm uma forte componente teórica que é aplicada em trabalhos lançados e acompanhados nas aulas para capacitar os estudantes de conhecimentos sobre os aspetos relacionados as técnicas de conservação/reabilitação de edifícios (antigos e correntes). Elaboração de projeto de reabilitação (trabalho de grupo) com visitas ao caso de estudo assim como apresentações/discussões periódicas em aula.
Método de avaliação
Frequência: a presença nas aulas será controlada (máx. ausências: 1/3 das aulas - arredondamento por excesso)
Avaliação continua: 2 testes presenciais escritos + trabalho de grupo
Por exame: Exame presencial escrito (toda a matéria lecionada) + trabalho de grupo
A avaliação da evolução dos trabalhos é feita no decurso das aulas; a ausência deste controlo reflete-se na classificação do trabalho ou na sua admissibilidade.
Para aprovação é necessário obter uma classificação não inferior a 9.0/20 na média dos testes ou no exame. Na determinação da nota final os testes ou exame vale 65% e o trabalho de grupo 35%.
Os alunos que não cumpram a nota mínima na média dos testes ou no exame, mas ainda assim obtenham uma média no conjunto da avaliação não inferior a 9,5 têm aprovação com a classificação de 10 valores (independentemente do valor dessa média).
Avaliação final superior a 16 valores, terá de ter confirmação através de oral. Neste caso, a classificação do aluno será a classificação da prova oral. Caso optem por não realizar a prova oral, ser-lhes-á atribuída a classificação de 16 valores.
Na realização de qualquer prova, os Estudantes têm de ter em consideração o disposto no nº3 do artigo 10º do Regulamento de Avaliação da FCT NOVA: “Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC, (…)”.
Data dos testes a definir na reunião com a C.Pedagógica
Apresentações e data limite de entrega do trabalho de grupo – a definir com os alunos
Conteúdo
Conceitos de conservação e reabilitação de edifícios
Tipos de edifícios de acordo com o valor cultural, social e económico
Tipos de intervenções em conformidade com o significado do edifício
Tecnologias específicas para os edifícios do património cultural e edifícios antigos correntes
Intervenções recentes
Comportamento estrutural de edifícios de alvenaria antigos
Aspetos de ecoeficiência relacionados com a reabilitação
Capacitação profissional na reabilitação e conservação de edifícios
Casos de estudo
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: