Gestão do Ambiente

Objetivos

1. Capacidade de compreender e analisar os problemas ambientais numa perspetiva integrada e pluridisciplinar

2. Capacidade de integrar e aplicar conceitos adquiridos noutras disciplinas no desenvolvimento de soluções para os problemas ambientais

3. Capacidade de utilizar indicadores e ferramentas de avaliação ambiental e de sustentabilidade

4. Capacidade de utilizar instrumentos de gestão ambiental na resolução de problemas

5. Capacidade de comunicação escrita e oral e trabalho em equipa.

Caracterização geral

Código

10378

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Paula Baptista da Costa Antunes

Horas

Semanais - 4

Totais - 56

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n. a.

Bibliografia

C. J. Barrow, (1999), Environmental Management: Principles and Practice, Routledge.

Brunner, P., Rechberger, H., (2005), Practical Handbook of Material Flow Analysis. Lewis Publishers.

European Commission - Joint Research Centre - Institute for Environment and Sustainability (2010): International Reference Life Cycle Data System (ILCD) Handbook - General guide for Life Cycle Assessment - Detailed guidance. First edition March 2010. EUR 24708 EN. Luxembourg. Publications Office of the European Union.

Guinée, J. (edt). (2002) Handbook on Life Cycle Assessment. Operational Guide to the ISO Standards.

J. Roberts, (2004), Environmental Policy, Routledge.

Método de ensino

A UC compreende um conjunto de aulas teórico-práticas onde são desenvolvidas e aplicadas as principais ferramentas de apoio à gestão do ambiente.

Os métodos de ensino baseiam-se em aulas teórico-práticas onde a introdução de princípios e conceitos fundamentais é combinada com a sua aplicação. A componente prática inclui a apresentação oral e discussão de trabalhos por parte dos alunos, a realização de jogos de simulação, exercícios de construção de cenários, a utilização de software de gestão do ambiente, a simulação de auditorias ambientais e a realização de exercícios de aplicação das matérias.

A pesquisa e o estudo autónomo são fortemente encorajados.

Método de avaliação

Avaliação:

A. 1º Trabalho - Apresentações com base no modelo DPSIR: 10% (grupos 2/3 alunos máx)

B. 2º trabalho – Análise de ciclo de vida de produtos: 25 % (grupos 2/3 alunos máx)

C. 3º Trabalho - Sistemas de gestão ambiental e auditorias: 25% (grupos de 2/3 alunos máx)

D. 1 teste ou exame - 40%

Conteúdo

1. Introdução à gestão ambiental integrada.
2. Princípios de gestão do ambiente. 
3.Avaliação ambiental integrada: tipos de indicadores; modelo DPSIR. Reporte de informação. 
4. Cenários em estudos ambientais.
5. Sistemas de gestão ambiental - norma ISO 14001 e regulamento EMAS; requisitos e metodologias; processos de implementação e certificação.
6. Auditorias ambientais – tipos de auditorias; metodologia geral; norma ISO 19011; avaliação ambiental de sítios e organizações (due dilligence ambiental). 
7. Análise de fluxos de materiais: principais indicadores e metodologias.
8. Análise de ciclo de vida: definição do âmbito e objetivos, análise de inventário, avaliação de impactes em ACV, interpretação de resultados; exemplos de aplicação.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: