Hidráulica Urbana
Objetivos
Desenvolvimento da capacidade de implementação prática dos conhecimentos adquiridos, através da realização de trabalhos práticos. Aprendizagem e implementação de técnicas e metodologias no âmbito do ciclo artifical da água; aquisição de conhecimentos sobre a utilização e manipulação de hidráulica, economia e processos construtivos na área específica.
Fornecer aos alunos a formação base em matérias imprescindíveis à concepção e execução de projectos de engenharia, bem como habilitá-los com conhecimentos básicos sobre os materiais de construção, processos construtivos, comportamento hidráulico-sanitário e análise económica. Capacitar os alunos para a interpretação de projectos de engenharia sanitária respeitantes a sistemas de abastecimento de água, sistemas de águas residuais e sistemas de drenagem pluvial, fornecendo-lhes igualmente noções fundamentais de concepção e dimensionamento de sistemas novos ou avaliação e renovação de sistemas já existentes.
Caracterização geral
Código
10397
Créditos
3.0
Professor responsável
David José Fonseca Pereira
Horas
Semanais - 3
Totais - 39
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
É necessário conhecimento antecipado de Hidráulica Geral.
Bibliografia
Fonseca, José (2010) - Regulamento ilustrado de sistemas públicos e prediais de abastecimento de água e drenagem de águas residuais
Vários (1999) - Manual de saneamento básico
Fonseca, José (2008) - Bases de dimensionamento para engenharia sanitária e ambiental
Fonseca, José (2012) - Exercícios resolvidos e Frequently Asked Question
Método de ensino
O método de ensino inclui uma aula teórico-prática (TP) semanal, de 3 horas, onde os alunos desenvolvem competências sobre a engenharia do ciclo artificial da água e sobre a drenagem de águas pluviais. É dada ênfase à compreensão global dos sistemas, à descrição das várias componentes técnicas, à regulamentação e ao dimensionamento.
A informação chega através de meios audiovisuais e exposição oral. Existe um forum da disciplina (Moodle) onde, além de discussão de temas específicos, são apresentadas informações gerais e elementos de estudo. O email e telefone do docente é facultado para uso a qualquer hora. A avaliação contínua consiste na prestação e testes, ao longo do semestre (Bases dimensionamento e captações, restante sistema de abastecimento de água e sistemas de drenagem doméstica e pluvial).
Método de avaliação
a) Obtenção de frequência: Todos os alunos obtêm frequência para efeitos de realização de exame de recurso ou época especial, visto não ser obrigatória a presença nas aulas;
b) Aprovação por avaliação contínua: Será aprovado por avaliação contínua quem obtiver 9,50 valores na média dos 3 testes a realizar ao longo do semestre;
c) Exames: Os exames serão realizados para os alunos que não obtiverem aprovação por avaliação contínua ou que se inscrevam para melhoria de nota.
Conteúdo
O ciclo artificial da água. História dos sistemas e sua constituição.
Dados de base (horizonte de projecto, populações, capitações, coeficientes de afluência, caudais médios, variação de caudais no tempo, métodos de definição de caudais de projectos pluvial )
Captações subterrâneas e superfiiciais de água.
Adução e armazenamento.
Distribuição.
Recolha de águas residuais e pluviais e consequentes redes de transporte de vários tipos. Órgãos gerais e especiais. Critérios de dimensionamento. Produção e controlo de siulfídrico. Estações elevatórias, Resistência mecânica de colectores.