Engenharia de Tratamento de Água para Abastecimento
Objetivos
Tendo com ponto de partida os conhecimentos básicos adquiridos na U.C. Sistemas de águas de abastecimento e de águas residuais, esta U.C. tem como objetivo permitir que os alunos, adquiram competências técnicas que garantam o tratamento de água, independentemente da sua qualidade. Mais especificamente, ao concluir esta U.C o aluno deverá possuir as competências necessárias para desenvolver/propor soluções de tratamento ou de reabilitação de sistemas, garantindo a qualidade de água para consumo humano.
Caracterização geral
Código
12682
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Gabriela Lourenço da Silva Féria de Almeida
Horas
Semanais - 4
Totais - 48
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
não tem
Bibliografia
- Crittenden, J. C., Trussell, R. R., Hand, D. W., Howe, K. J., & Tchobanoglous, G. (2012). MWH''''s water treatment: principles and design. John Wiley & Sons.
- Spellman, F. R. (2017). The drinking water handbook. CRC Press.
- Metcalf and Eddy, Inc, Asano, T., Burton, F. L., Leverenz, H., Tsuchihashi, R., & Tchobanoglous, G. (2007). Water reuse. McGraw-Hill Professional Publishing.
- Mallevialle, J., Odendaal, P. E., & Wiesner, M. R. (Eds.). (1996). Water treatment membrane processes. American Water Works Association.
Método de ensino
A unidade curricular desenvolver-se-á numa vertente de duas aulas semanais, uma teórico-prática e uma prática, num total de quatro horas/semana. Nestas aulas são abordados os conceitos teóricos dos conteúdos programáticos e os alunos são expostos a diferentes questões ligadas a diversos cenários.
Todos os conteúdos abordados nas aulas são disponibilizados antecipadamente aos alunos por forma a que estes possam participar ativamente na discussão dos tópicos.
Os momentos de exercício prático envolvem discussão e resolução de questões em grupos de quatro a seis pessoas. No final de cada aula os grupos apresentam o exercício que lhes foi proposto e a solução que desenvolveram.
Método de avaliação
A componente avaliativa da U.C. inclui a realização de 2 testes com duração de 50 min. e o trabalho realizado durante as aulas.
Os testes têm uma ponderação de 60% na nota final e os exercícios 40%.
A aprovação na U.C. implica uma assiduidade mínima em dois terços das aulas práticas.
Conteúdo
- Desenvolvimento de competências de Engenharia no dimensionamento de sistemas convencionais de tratamento de água; - Técnicas de arejamento e desgaseificação e a sua importância na redução de consumo de reagentes químicos; - Flotação por ar dissolvido, como processo alternativo à decantação; - Adsorção associada à remoção de matéria orgânica natural, metabolitos (MIB e Geosmina) e outros contaminantes presentes na água; - Permuta iónica, em tratamento de água; - Processos de separação por membranas (microfiltração, ultrafiltração, nanofiltração e osmose inversa), utilizados em tratamento de água e na dessalinização; - Dimensionamento de sistemas de tratamento de água associados a uma água com presença de contaminantes específicos (arsénio, nitratos,..) ou contaminantes emergentes (compostos farmacêuticos, pesticidas, micropláticos,...). |