Soluções Inovadoras em Água e Águas Residuais
Objetivos
Esta UC pretende abordar aspetos relacionados com os desafios ambientais do século XXI que serão resolvidos, maioritariamente por engenheiros do ambiente, ou por eles liderados, ou onde estes profissionais terão um papel relevante.
Com esta UC o estudante terá adquirido conhecimentos e competências que lhe permitem analisar e adaptar os sistemas de abastecimento de água e de drenagem e tratamento de águas residuais, face às adaptações climáticas, quer ao nível do que se prospetiva que será uma cidade sustentável, quer ao nível de sistemas não urbanos e que, pelas suas características, não partilhem de uma rede suficientemente resiliente.
Na perspetiva dos desafios da engenharia do ambiente para o século XXI, o estudante saberá avaliar o ciclo urbano da água no seu conjunto, nomeadamente avaliar os sistemas energéticos e interrelacioná-los, quer ao nível da qualidade da água bruta, quer ao nível da qualidade da água final
Caracterização geral
Código
12683
Créditos
3.0
Professor responsável
Leonor Miranda Monteiro do Amaral, Rita Maurício Rodrigues Rosa
Horas
Semanais - 2
Totais - 38
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
-Tchobanoglous, G., et al., (2013): Wastewater engineering: treatment and resource recovery. Vol 1-2. NY, McGraw-Hill.
-Santana, M.V.E, et al., (2014). Influence of Water Quality on the Embodied Energy of Drinking Water Treatment. Environ.Sci.Technol. 48(5), pp3084–3091
-Diniz M., et al., (2010). Assessing the estrogenic potency in a Portuguese wastewater treatment plant using an integrated approach. J.Environ.Sci., vol.22,(10) pp.1613–1622.
-Lofrano, G. (2012). Emerging Compounds Removal from Wastewater: Natural and Solar Based Treatments ISBN: 978-94-007-3915-4
-Rosenfeld, P.E., Feng, L.G.H. (2011). Emerging Contaminants. Risks Hazardous Wastes. P.215-222.
Método de ensino
As matérias serão disponibilizadas antes das aulas. O objetivo será que o estudante acompanhe a aula e se prepare para o trabalho semanal. As matérias terão apoio em suportes multimédia e os estudantes estarão organizados em grupos. Cada grupo terá semanalmente um caso de estudo para avaliar e diferentes IGNOREes de informação que terá que discutir. Durante as aulas um porta-voz do grupo (diferente semanalmente) apresentará o trabalho. No final das apresentações as conclusões serão discutidas entre grupos e com o docente e far-se-á a ligação aos conteúdos teóricos.
Com esta metodologia de ensino, proporciona-se a oportunidade para desenvolver o sentido crítico relativamente aos resultados, conceitos e fundamentos de uma forma aplicada e mais atual.
Método de avaliação
A avaliação é efetuada ao longo do semestre, através dos trabalhos semanais, apresentações orais e por um teste.
Conteúdo
-Eficiência energética no tratamento de água e relação com a qualidade da água bruta. Eficiência energética no tratamento de água residual –na ótica da economia circular e das alterações climáticas;
-Compostos emergentes, micro e nanopartículas. Presença e sua remoção em águas de abastecimento, superficiais e residuais.
-Sistemas de tratamento de água e água residual de emergência e temporários (exemplo: festivais de verão).
-Sistemas de tratamento de água e água residual em países em vias de desenvolvimento -sistemas naturais.
-Consumos do século XXI – Ex. consumo nas novas currencies.
-Era dos sensores –sensores e sua automação e incorporação nos sistemas de tratamento