Processos Colaborativos em Ambiente

Objetivos

No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:

- Compreender os princípios e enquadramento conceptual de apoio a processos de tomada de decisão colaborativos;

- Compreender as características e conhecer as tendências que estão na origem da complexidade das decisões ambientais e de sustentabilidade;

- Compreender conceitos-chave para a operacionalização da participação ativa, resolução de conflitos e construção de consensos;

- Dominar técnicas para a identificação, seleção e envolvimento de atores-chave;

- Conhecer e saber aplicar métodos e ferramentas colaborativas de apoio à tomada de decisão em ambiente;

- Conhecer e ser capaz de implementar processos de modelação participada com atores-chave ;

- Ser capaz de avaliar processos de participação e co-criação de conhecimento com as partes interessadas.

Caracterização geral

Código

12679

Créditos

3.0

Professor responsável

Lia Maldonado Teles de Vasconcelos, Nuno Miguel Ribeiro Videira Costa

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

  • Antunes et al.,  2015. Using participatory system dynamics in env. and sustainability dialogues in Ruth,M eds Handbook of Research Meth. and Appl. in Env. Studies, Edward Elgar.
  • Caser, U; Vasconcelos, L., 2017. A Fatal Eight Final Stories mediators tell Love&Parker ed American Bar Association,311-326.
  • Faget,J., 2015. Mediations: les ateliers silencieux de la démocratie ERES.
  • Gray,S. et al ed., 2017. Env. Modelling with Stakeholders. Springer.

Método de ensino

A disponibilizar brevemente

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

APRESENTAÇÃO. Funcionamento da disciplina. Programa. Trabalho prático. Avaliação. Enquadramento geral, objetivos e requisitos em contextos profissionais.

GOVERNÂNCIA E PARTICIPAÇÃO - CONHECIMENTO E TECNOCRACIA. PROCESSOS DE DECISÃO tradicionais e recentes, sua caracterização e evolução. A decisão. A legitimidade da decisão. Formas de poder tradicional. Poder vs Influência. O papel dos políticos, o papel dos especialistas e da sociedade civil na decisão.

INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO. Do facto neutro à informação com significado. O conhecimento socialmente construído. Informação construída socialmente vs. factual. Formas de construção de significado. Histórias e mitos na relevância da informação. Imagens carregadas de complexidade. O discurso como forma de poder nas sociedades. Vários tipos de conhecimento: senso comum, tradicional, histórico e técnico. O papel dos vários tipos de conhecimento e a necessidade de os articular. Contextos políticos, técnicos e do cidadão. Desafios face aos novos contextos: Dificuldades na implementação da participação ativa e colaboração. Mitos face à participação ativa.

Novos contextos e seus desafios. Democracia e cidadania. Formas de democracia (representativa, participativa, deliberativa) e a nova cidadania. A governância. Enquadramento normativo e a participação. Instituições formais e informais. Instituições discursivas. Novas formas de cidadania e responsabilidade social do Engenheiro do Ambiente

PROCESSOS COLABORATIVOS – casos de estudo

  1. MARGOV promovendo a resiliência social das comunidades
  2. COVA DA MOURA- construção de Comunidades Sustentáveis

AVALIAÇÃO DE PROCESSOS COLABORATIVOS. Análise através do modelo racional e do modelo fenomenológico/ interpretativo. Formação de capital intelectual, social e político. Contribuições para a formação de capital institucional.

TEORIA E PRÁTICA DAS METODOLOGIAS INTERATIVAS E DE PARTICIPAÇÃO COLABORATIVA (3ª parte / 3ª geração)

Técnicas de facilitação, negociação e mediação ambiental - princípios e aplicação prática

•Participação, negociação e mediação. O pluralismo e os grupos de interesse. Metodologias interativas para a resolução colaborativa de problemas. Técnicas adversariais (mediação/resolução de conflitos) e colaborativas (construção de consenso). Metodologias de lose-lose, win-lose e win-win. 

•Metodologias de 3ª geração/3ª parte – ganho mútuo.  Interesses / valores vs posições. Desenvolvimento de consenso através de dinâmicas de grupo. Formas colaborativas de solução.

•O Modelo de Interação: formatos colaborativos WinWin. O modelo tradicional de reunião e pressupostos envolvidos. O poder e o processo. A separação do poder do processo. Das reuniões de formato tradicional às metodologias de desenvolvimento de consenso. Elementos base e técnicas de facilitação.

•Conceitos Base: Tipo de problemas. Comunicação. Processos e dinâmicas de grupo. O grupo, sua definição. Identidade e maturidade do grupo. Empowerment. Mais-valias e sinergias de trabalho em grupo.

•Operacionalização/Simulação de um Sessão Colaborativa – estruturação de um espaço de diálogo genuíno. Fatores críticos para o sucesso do processo colaborativo.

•STAKEHOLDERS - Conceito de stakeholder. Identificação/seleção de stakeholders, interesses, valores e posições. Tipologias e classificações. Técnicas de estruturação em nuvem.

•INTERESSES / VALORES e POSIÇÔES – ex. conferencia de imprensa

•AGENDA COLETIVA – definição e co-construção da agenda. Brainstorming de ideias, desenvolvimento de uma visão conjunta, identificação de problemas e potencialidades, construção de cenários, desenvolvimento de soluções colaborativas.

MODELAÇÃO PARTICIPADA 

•Introdução à modelação participada Fundamentos da dinâmica de sistemas ambientais. Modelos de simulação e diagramas causais. Exercícios de conceptualização de modelos e descrição de comportamentos dinâmicos

•Metodologias e ferramentas da modelação participada Processo e etapas de modelação participada. Ferramentas e atividades de envolvimento das partes interessadas num processo de modelação participada

•Casos de estudo de modelação participada I: abordagens qualitativas. Análise e discussão de casos com modelação qualitativa (diagramas causais), e.g. Baixo Guadiana

•Workshop de Modelação Participada Simulação em aula de um workshop de modelação participada

•Casos de estudo de modelação participada II: abordagens quantitativas Análise e discussão de casos com modelação quantitativa, e.g. Ria Formosa.


 

APRESENTAÇÃO. Funcionamento da disciplina. Programa. Trabalho prático. Avaliação. Enquadramento geral, objetivos e requisitos em contextos profissionais.

Governância e participação - conhecimento e tecnocracia. Processos de decisão tradicionais e recentes, sua caracterização e evolução. A decisão. A legitimidade da decisão. Formas de poder tradicional. Poder vs Influência. O papel dos políticos, o papel dos especialistas e da sociedade civil na decisão.

Informação e conhecimento. Do facto neutro à informação com significado. O conhecimento socialmente construído. Informação construída socialmente vs. factual. Formas de construção de significado. Histórias e mitos na relevância da informação. Imagens carregadas de complexidade. O discurso como forma de poder nas sociedades. Vários tipos de conhecimento: senso comum, tradicional, histórico e técnico. O papel dos vários tipos de conhecimento e a necessidade de os articular. Contextos políticos, técnicos e do cidadão. Desafios face aos novos contextos: Dificuldades na implementação da participação ativa e colaboração. Mitos face à participação ativa.

Novos contextos e seus desafios. Democracia e cidadania. Formas de democracia (representativa, participativa, deliberativa) e a nova cidadania. A governância. Enquadramento normativo e a participação. Instituições formais e informais. Instituições discursivas. Novas formas de cidadania e responsabilidade social do Engenheiro do Ambiente

 

Processos Colaborativos – casos de estudo

MARGOV promovendo a resiliência social das comunidades

Cova da Moura- construção de Comunidades Sustentáveis

 

Avaliação de processos colaborativos. Análise através do modelo racional e do modelo fenomenológico/ interpretativo. Formação de capital intelectual, social e político. Contribuições para a formação de capital institucional.

 

Teoria e prática das metodologias interativas e de participação colaborativa (3ª parte / 3ª geração)

Técnicas de facilitação, negociação e mediação ambiental - princípios e aplicação prática

 

·       Participação, negociação e mediação. O pluralismo e os grupos de interesse. Metodologias interativas para a resolução colaborativa de problemas. Técnicas adversariais (mediação/resolução de conflitos) e colaborativas (construção de consenso). Metodologias de lose-lose, win-lose e win-win.

·       Metodologias de 3ª geração/3ª parte – ganho mútuo.  Interesses / valores vs posições. Desenvolvimento de consenso através de dinâmicas de grupo. Formas colaborativas de solução.

·       O Modelo de Interação: formatos colaborativos WinWin. O modelo tradicional de reunião e pressupostos envolvidos. O poder e o processo. A separação do poder do processo. Das reuniões de formato tradicional às metodologias de desenvolvimento de consenso. Elementos base e técnicas de facilitação.

·       Conceitos Base: Tipo de problemas. Comunicação. Processos e dinâmicas de grupo. O grupo, sua definição. Identidade e maturidade do grupo. Empowerment. Mais-valias e sinergias de trabalho em grupo.

 

·       Operacionalização/Simulação de um Sessão Colaborativa – estruturação de um espaço de diálogo genuíno. Fatores críticos para o sucesso do processo colaborativo.

·       STAKEHOLDERS - Conceito de stakeholder. Identificação/seleção de stakeholders, interesses, valores e posições. Tipologias e classificações. Técnicas de estruturação em nuvem.

·       INTERESSES / VALORES e POSIÇÔES – ex. conferencia de imprensa

·       AGENDA COLETIVA – definição e co-construção da agenda. Brainstorming de ideias, desenvolvimento de uma visão conjunta, identificação de problemas e potencialidades, construção de cenários, desenvolvimento de soluções colaborativas.

 

modelação participada

·       Introdução à modelação participada Fundamentos da dinâmica de sistemas ambientais. Modelos de simulação e diagramas causais. Exercícios de conceptualização de modelos e descrição de comportamentos dinâmicos

·       Metodologias e ferramentas da modelação participada Processo e etapas de modelação participada. Ferramentas e atividades de envolvimento das partes interessadas num processo de modelação participada

·       Casos de estudo de modelação participada I: abordagens qualitativas. Análise e discussão de casos com modelação qualitativa (diagramas causais), e.g. Baixo Guadiana

·       Workshop de Modelação Participada Simulação em aula de um workshop de modelação participada

·       Casos de estudo de modelação participada II: abordagens quantitativas Análise e discussão de casos com modelação quantitativa, e.g. Ria Formosa.

 

 

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: