Sociedade Digital: Problemas e Conceitos

Objetivos

Pretende-se que os alunos adquiram a capacidade de compreender as inter-relações entre as tecnologias digitais e seus desenvolvimentos e a sociedade no seu todo, interrogando-se sobre o significado e abrangência do conceito de sociedade digital e seu impacto no plano das mudanças sociais. O objectivo é explorar e debater a noção de sociedade digital na perspectiva das ciências sociais e humanas, nomeadamente (i) qual a origem do conceito de sociedade digital e como passa a ser parte da cultura popular; (ii) se este conceito é homogéneo e uniforme ou, se pelo contrário, há várias sociedades digitais, com estruturas e ritmos diferenciados; (iii)  o que significa viver numa sociedade digital; (iv) como preservar a liderança humana numa sociedade digital.

Os alunos deverão, no final do curso:

1. Demonstrar que compreendem as inter-relações profundas entre desenvolvimento social e tecnológico nas sociedades digitais numa perspectiva diacrónica e de longa duração;

2.  Definir e descrever termos-chave relevantes para o estudo da sociedade digital, como digitalização, sociedade digital, inteligência artificial e datificação;

3.  Dominar conceitos de contextualização teórica como determinismo tecnológico, imaginário tecnológico e progresso; 

4.  Demonstrar e aplicar conhecimentos baseados em leitura e processamento de literatura académica a partir de várias perspectivas e usando uma gelha interdisciplinar;

5.  Desenvolver a capacidade de analisar de forma crítica as tecnologias digitais e o seu relacionamento com as condições sociais, económicas e políticas;

6.  Compreender as questões éticas levantadas pela sociedade digital.

A metodologia utilizada é uma combinação de abordagem de exemplos contemporâneos e do seu traço histórico, enquadrada por leituras e debate das principais teorias e desafios que se põe a uma sociedade digital, nomeadamente num regime democrático.

 

Caracterização geral

Código

12750

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Paula Pires dos Santos Diogo

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n/a

Bibliografia

Bijker, Wiebe E., Pinch, T., Hughes, Thomas P. (2012). The Social Construction of Technological Systems. Cambridge (Mass) MIT Press.
Castells, Manuel (1996). The Information Age: Economy, Society and Culture (3 vols). Cambridge (Mass); Oxford, UK: Blackwell.
Castells, Manuel (2012). Networks of Outrage and Hope. Social Movements in the Internet Age. Cambridge, (Mass): Polity Press.
Lindgren, Simon (2017). Digital Media and Society. London: SAGE Publications Ltd.
Mackenzie, Donald (1999). The Social Shaping of Technology. Buckingham: Open University Press (2nd edition)
Nentwich, M.; König, R. (2012), Cyberscience 2.0, Frankfurt, Campus
OECD (2020), OECD Digital Economy Outlook 2020, Paris
Van Roy, V. (2020), AI Watch - National strategies on Artificial Intelligence: A European perspective in 2019, EUR 30102 EN, Publications Office of the European Union, Luxembourg, ISBN 978-92-76-16409-8 (online), doi:10.2760/602843 (online), JRC119974

Método de ensino

As aulas são teórico-práticas, permitindo uma abordagem ao programa numa perspectiva pedagógica normalmente designada de problem-based e research-oriented.

A dimensão teórica das aulas tem como objectivo abordar os tópicos do programa e orientar os alunos nas necessárias leituras e exploração/sedimentação de conhecimentos.  O modelo a seguir é o da aula expositiva dialogada, em que o docente contextualiza o tema de forma a mobilizar as leituras feitas pelos estudantes. O docente tem, pois, um papel forte de mediação, encorajando os alunos a questionarem, interpretarem e analisarem critica e fundamentalmente o objecto de estudo. Usar-se-ão diversos media para atingir os objectivos pretendidos, que incluem excertos de textos, filmes, documentários, entrevistas gravadas, estando todos disponíveis na plataforma Moodle.

A dimensão prática das aulas estimula o trabalho autónomo dos alunos, individual ou em grupo, propondo vários “exercícios”, em que os estudantes mobilizam as suas aprendizagens teóricas e metodológicas, partilhando os resultados em debate. 

Método de avaliação

Os alunos serão avaliados de forma contínua através da sua participação nas aulas e nos debates, pelos seus exercícios em aula e por um trabalho individual que consistirá num estado da arte detalhado sobre um dos tópicos do curso.

Conteúdo

1.    O que é a sociedade digital? Teorias, debates e controvérsias sobre a sociedade digital e o papel da tecnologia no todo social. Da Sociedade Industrial à Sociedade Digital

2.    Da imprensa à www: as principais tecnologias da informação e comunicação que moldam a sociedade contemporânea numa perspectiva histórica e social.

3.    Sociedade digital, sociedade da informação e sociedade do conhecimento.

4.    Tecnologias digitais e a sociedade de hoje: impactos nas relações e estruturas sociais, economia, política, educação e direito.

5.    Questões éticas numa sociedade digital.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: