Sociedade Digital: Problemas e Conceitos
Objetivos
|
Caracterização geral
Código
12750
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Paula Pires dos Santos Diogo
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Bijker, Wiebe E., Pinch, T., Hughes, Thomas P. (2012). The Social Construction of Technological Systems. Cambridge (Mass) MIT Press.
Castells, Manuel (1996). The Information Age: Economy, Society and Culture (3 vols). Cambridge (Mass); Oxford, UK: Blackwell.
Castells, Manuel (2012). Networks of Outrage and Hope. Social Movements in the Internet Age. Cambridge, (Mass): Polity Press.
Lindgren, Simon (2017). Digital Media and Society. London: SAGE Publications Ltd.
Mackenzie, Donald (1999). The Social Shaping of Technology. Buckingham: Open University Press (2nd edition)
Nentwich, M.; König, R. (2012), Cyberscience 2.0, Frankfurt, Campus
OECD (2020), OECD Digital Economy Outlook 2020, Paris
Van Roy, V. (2020), AI Watch - National strategies on Artificial Intelligence: A European perspective in 2019, EUR 30102 EN, Publications Office of the European Union, Luxembourg, ISBN 978-92-76-16409-8 (online), doi:10.2760/602843 (online), JRC119974
Método de ensino
As aulas são teórico-práticas, permitindo uma abordagem ao programa numa perspectiva pedagógica normalmente designada de problem-based e research-oriented.
A dimensão teórica das aulas tem como objectivo abordar os tópicos do programa e orientar os alunos nas necessárias leituras e exploração/sedimentação de conhecimentos. O modelo a seguir é o da aula expositiva dialogada, em que o docente contextualiza o tema de forma a mobilizar as leituras feitas pelos estudantes. O docente tem, pois, um papel forte de mediação, encorajando os alunos a questionarem, interpretarem e analisarem critica e fundamentalmente o objecto de estudo. Usar-se-ão diversos media para atingir os objectivos pretendidos, que incluem excertos de textos, filmes, documentários, entrevistas gravadas, estando todos disponíveis na plataforma Moodle.
A dimensão prática das aulas estimula o trabalho autónomo dos alunos, individual ou em grupo, propondo vários “exercícios”, em que os estudantes mobilizam as suas aprendizagens teóricas e metodológicas, partilhando os resultados em debate.
Método de avaliação
Os alunos serão avaliados de forma contínua através da sua participação nas aulas e nos debates, pelos seus exercícios em aula e por um trabalho individual que consistirá num estado da arte detalhado sobre um dos tópicos do curso.
Conteúdo
1. O que é a sociedade digital? Teorias, debates e controvérsias sobre a sociedade digital e o papel da tecnologia no todo social. Da Sociedade Industrial à Sociedade Digital 2. Da imprensa à www: as principais tecnologias da informação e comunicação que moldam a sociedade contemporânea numa perspectiva histórica e social. 3. Sociedade digital, sociedade da informação e sociedade do conhecimento. 4. Tecnologias digitais e a sociedade de hoje: impactos nas relações e estruturas sociais, economia, política, educação e direito. 5. Questões éticas numa sociedade digital. |