Construção de Conhecimento Digital e Práticas Sociais

Objetivos

1.     Saber conceptualizar a relação entre conhecimento, inovação tecnológica e estruturas de poder não apenas em termos causais unívocos, mas como co-produção e co-determinação.

2.     Conhecer os impactos das tecnologias digitais na produção e disseminação do conhecimento.

3.     Analisar de forma crítica a relação entre formas de conhecimento, relações sociais e estruturas de poder.

4.     Compreender e avaliar criticamente algumas das mais relevantes implicações atribuídas à transformação digital.

5.     Ter um conhecimento fundamentado das principais tendências atuais e das prováveis linhas de desenvolvimento futuros na criação e difusão do conhecimento.

6.     Saber projetar, de maneira articulada e bem fundamentada, uma investigação pessoal acerca das implicações éticas, sociais e políticas da transformação digital na produção do conhecimento.

Caracterização geral

Código

12752

Créditos

6.0

Professor responsável

Davide Scarso, Paula Cristina Gonçalves Dias Urze

Horas

Semanais - 4

Totais - 140

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica.

Bibliografia

Webster, Frank. 2014. Theories of the Information Society. London and New York: Routledge.

Chun, Wendy Hui Kyong. 2011. Programmed Visions: Software and Memory. MIT Press.

Galloway, Alexander R. 2012. The Interface Effect. Polity.

Berry, David M, and Anders Fagerjord. 2017. Digital Humanities: Knowledge and Critique in a Digital Age. Polity.

Leitch, Thomas. 2014. Wikipedia U: Knowledge, Authority, and Liberal Education in the Digital Age. Johns Hopkins

 

 

 

Método de ensino

O ensino basear-se-á em metodologias diversificadas: a exposição, a análise discussão de textos e materiais vídeo, o estudo de casos, a pesquisa autónoma, também com metodologias digitais, e a sistematização de IGNOREes científicas relevantes. 

Método de avaliação

A avaliação será baseada em: 1) apresentação e discussão oral de um trabalho relativo a um dos tópicos do programa; 2) redação de um texto escrito sobre o mesmo tema; 3) a participação ativa nas discussões em sala de aula.

Conteúdo

1)     Sociedade, conhecimento e tecnologia: teorias sociais.

2)     Relações de poder e redes digitais.

3)     Descentralização e desintermediação da produção de conhecimento.

4)     A disrupção das modalidades tradicionais de validação do saber.

5)     Multiplicação e Diversificação das IGNOREes de conhecimento.

6)     A interface como mediação.

7)     Trabalho cognitivo, colaboração e auto-organização:

a)     Crowdsourcing

b)     Community-based design

c)     Distributed participatory design

d)     Citizen science

8) As Digital Humanities na construção e disseminação do conhecimento.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: