Construção de Conhecimento Digital e Práticas Sociais
Objetivos
1. Saber conceptualizar a relação entre conhecimento, inovação tecnológica e estruturas de poder não apenas em termos causais unívocos, mas como co-produção e co-determinação.
2. Conhecer os impactos das tecnologias digitais na produção e disseminação do conhecimento.
3. Analisar de forma crítica a relação entre formas de conhecimento, relações sociais e estruturas de poder.
4. Compreender e avaliar criticamente algumas das mais relevantes implicações atribuídas à transformação digital.
5. Ter um conhecimento fundamentado das principais tendências atuais e das prováveis linhas de desenvolvimento futuros na criação e difusão do conhecimento.
6. Saber projetar, de maneira articulada e bem fundamentada, uma investigação pessoal acerca das implicações éticas, sociais e políticas da transformação digital na produção do conhecimento.
Caracterização geral
Código
12752
Créditos
6.0
Professor responsável
Davide Scarso, Paula Cristina Gonçalves Dias Urze
Horas
Semanais - 4
Totais - 140
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica.
Bibliografia
Webster, Frank. 2014. Theories of the Information Society. London and New York: Routledge. Chun, Wendy Hui Kyong. 2011. Programmed Visions: Software and Memory. MIT Press. Galloway, Alexander R. 2012. The Interface Effect. Polity. Berry, David M, and Anders Fagerjord. 2017. Digital Humanities: Knowledge and Critique in a Digital Age. Polity. Leitch, Thomas. 2014. Wikipedia U: Knowledge, Authority, and Liberal Education in the Digital Age. Johns Hopkins
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Método de ensino
O ensino basear-se-á em metodologias diversificadas: a exposição, a análise discussão de textos e materiais vídeo, o estudo de casos, a pesquisa autónoma, também com metodologias digitais, e a sistematização de IGNOREes científicas relevantes.
Método de avaliação
A avaliação será baseada em: 1) apresentação e discussão oral de um trabalho relativo a um dos tópicos do programa; 2) redação de um texto escrito sobre o mesmo tema; 3) a participação ativa nas discussões em sala de aula.
Conteúdo
1) Sociedade, conhecimento e tecnologia: teorias sociais.
2) Relações de poder e redes digitais.
3) Descentralização e desintermediação da produção de conhecimento.
4) A disrupção das modalidades tradicionais de validação do saber.
5) Multiplicação e Diversificação das IGNOREes de conhecimento.
6) A interface como mediação.
7) Trabalho cognitivo, colaboração e auto-organização:
a) Crowdsourcing
b) Community-based design
c) Distributed participatory design
d) Citizen science
8) As Digital Humanities na construção e disseminação do conhecimento.