Política na Sociedade Digital
Objetivos
A Unidade Curricular visa fornecer aos mestrandos os conhecimentos e as competências necessários para uma análise reflexiva e crítica sobre as implicações das tecnologias digitais em domínios de relevância política, como a comunicação, os processos de decisão, as políticas sociais e as formas de organização coletiva.
Caracterização geral
Código
12759
Créditos
6.0
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Regras de acesso: a. Titulares do grau de licenciatura do 1º ciclo ou equivalente legal; b. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; c. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciatura pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia; ou d. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia.
Bibliografia
Bucher, Taina. 2018. If ... Then: Algorithmic Power and Politics. Oxford, UK: Oxford University Press.
Castells, Manuel. 2012. Networks of Outrage and Hope: Social Movements in the Internet Age. Cambridge: Polity.
Farrell, Henry, and Abraham Newman. Of Privacy and Power: The Transatlantic Struggle over Freedom and Security. Princeton: Princeton University Press.
Hoffman, John, and Paul Graham. 2015. Introduction to Political Theory. London and New York: Routledge.
Jenkins, Henry, Mizuko Itō, and Danah Boyd. 2015. Participatory Culture in a Networked Era. Cambridge: Polity.
Pasquinelli, Matteo. 2008. Animal Spirits: A Bestiary of the Commons. NAi Publishers.
Srnicek, Nick. 2017. Platform Capitalism. Cambridge: Polity.
Tufekci, Zeynep. 2017. Twitter and Tear Gas. New Haven and London: Yale University Press.
Wajcman, Judy. 2006. Technofeminism. Malden, Polity Press.
Método de ensino
As metodologias de ensino são diversificadas e incluem a exposição oral, a análise e discussão de textos e materiais vídeo, o estudo de casos, a pesquisa autónoma.
Método de avaliação
A avaliação basear-se-á na apresentação e discussão oral de um trabalho que diga respeito a um dos conteúdos do programa, a composição de um texto escrito e na participação nos debates em sala de aula.
Conteúdo
Introdução – Abrindo a black box
Poder e democracia ao tempo dos algoritmos
- Privacidade e vigilância
- Perfilagem, propaganda e representação política
- Tecnocracia, peritos e decision making
A economia política das tecnologias digitais
- A ideologia da Silicon Valley, cyberlibertarianismo e tecno-optimismo
- Capitalismo das plataformas e uberização do trabalho
- Desmaterialização e bases materiais da sociedade digital
Governação algorítmica e resistências
- Cidadania digital e formas de organização política na Net
- Críticas aos enviesamentos digitais: nação, classe, género, raça
- Ativismo digital: cultura hacker, código aberto e autogestão
Governar os Algoritmos?