Lean Management

Objetivos

No final da lecionação da unidade curricular os estudantes devem apresentar competências e capacidades que lhes permitam:

O1: Compreender a importância da gestão Lean e Lean Manufacturing nas organizações

O2: Identificar, caracterizar e enquadrar os diversos conceitos e respectivas ferramentas

O3: Saber aplicar os conceitos, medidas e principais ferramentas de ambas as abordagens em diversos ambientes produtivos

CO: Complementarmente às competências técnicas específicas da unidade curricular, procurar-se-à desenvolver no aluno capacidades críticas e de trabalho, individual e em grupo, tais como: iniciativa proativa, autonomia, facilidade de diálogo e comunicação.

Caracterização geral

Código

12519

Créditos

3.0

Professor responsável

Ana Paula Ferreira Barroso, Radu Godina

Horas

Semanais - 2

Totais - 28

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Aconselha-se que os alunos apresentem competências prévias em: Gestão da QualidadeGestão de Stocks, Planeamento e Controlo da Produção e da Qualidade.

Bibliografia

- Wilson, L. (2015). How To Implement Lean Manufacturing2nd edition, McGraw Hill Professional.

Nash M.A., Poling S.R. (2011) Mapping the Total Value Stream: A Comprehensive Guide for Production and Transactional Processes, 1st edition, Productivity Press

- Aukal, G., Manos, A. (2006). Lean Kaizen: A Simplified Approach to Process Improvements. ASQ Quality Press.

- Duffy, G.L. (2013). Modular Kaizen: Continuous and Breakthrough Improvement. ASQ Quality Press.

- Monden Y. (2011) Toyota Production System: An Integrated Approach to Just-In-Time, 4th Edition. Productivity Press, Boca Raton.

- Martin K, Osterling M. (2007The Kaizen Event Planner: Achieving Rapid Improvement in Office, Service, and Technical Environments, 1st edition, New York: Productivity Press.

- Rother, M., (2009) Toyota Kata: Managing People for Improvement, Adaptiveness and Superior Results, 1st edition. McGraw Hill, New York.

Método de ensino

A lecionação da unidade curricular é realizada combinando em cada sessão uma vertente conceptual/teórica, e uma vertente aplicada, em aulas teórico-praticas.

Método de avaliação

A avaliação final da unidade curricular (UC) de Lean Management (LM) será baseada nos seguintes elementos:

A frequência (FREQ) é obtida através da realização, em grupo, do trabalho TG1: (1) proposta de artigo em temática pré-selecionada, (posteriormente apresentado e discutido em grupo) e A FREQ é obtida se (TG1) > = 9.5, sendo válida por dois anos lectivos a pedido do interessado.

A aprovação e a classificação final na UC é feita: (1) dois trabalhos de grupo (TGs) e; (2) teste ou exame final individual. Para aprovação na UC é exigida a classificação mínima de 9,5 valores: na média dos TGs com a avaliação individual (T ou EX) sendo obtida com: 0.35 (TG1) + 0.10 (TG2) +  0.55 (T ou EX).

Trabalho de Grupo (TG1): consiste numa apresentação a entregar e realizar de acordo com o especificado. Os grupos serão de 4/5 elementos.

O trabalho TG1 deve ser entregue no dia 25-26 de Maio, dia da apresentação, no início da aula, em formato digital, em pdf. Os trabalhos serão verificados com software de detecção de plágio.

A data da apresentação do TG1 será no dia da entrega dos trabalhos: 25-26 de Maio

TG2 consiste numa atividade em aula ao utilizar a ferramenta A3.

A nota final de LM será composta da seguinte maneira: 

Nota final = 0,35*TG1 + 0,10*TG2 + 0,55*Teste

É condição obrigatória para obter a aprovação ter uma classficação superior a 9,5 valores no Teste.

O teste é no dia 9 Junho 2022.

A nota de cada uma das componentes de avaliação é arredondada às décimas.

A aprovação ocorre se a nota final for igual ou superior a 9,5 valores.

Conteúdo

1. A Melhoria Contínua nas Organizações  

  • Evolução história da melhoria contínua nas organizações 
  • Principais Estratégias Corporativas para a Melhoria Contínua: Lean Management e Lean Thinking
  • A Melhoria Contínua (KAIZEN), conceito de Gemba e Gemba Walk
  • Conceitos MUDA e KAIZEN e medidas fundamentais Lean Management e Lean Manufacturing
  • Ciclos de desenvolvimento PDCA e DMAIC

2. Estudo de Ferramentas Lean Management e Lean Manufacturing

  • Ferramenta A3
  • VSM (Value Stream Mapping ou Mapeamento do Fluxo do Valor) 
  • Melhoria de Troca de Ferramentas (SMED)
  • Sistema Kanban 
  • Tecnica 5S
  • Andon/Jidoka/Poka Yoke/Heijunka
  • Mizusumashi & Yamazumi
  • Diagrama de Esparguete, 5W, 5W2H, 8D

3. Caracterização de Métricas de Avaliação Lean Management

  • Takt Time (TT) ou Beat Time
  • Lead time (L/T), Cycle time (C/T), Changeover Time (C/O) e Uptime
  • Overall Equipment Effectiveness (OEE)
  • Value Add, Non-Value Add e Waste

4. Métodos e Conceitos de Gestão Lean

  • Toyota Kata (Criação de rotinas de comportamento para a melhoria contínua)
  • Hoshin Kanri (7 passos do planeamento estratégico)
  • Nemawashi (Processo informal de estabelecimento das bases da mudança)
  • Genchi Genbutsu (Incentivo constante a ir até ao local e ver por si mesmo)
  • Kamishibai (Método de confirmação de processo)

5.  Estudo e Análise de Casos Reais

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: