Gestão de Energia Elétrica

Objetivos

Pretende-se desenvolver nos estudantes a capacidade de abordar, de forma critica, as questões relacionadas com a gestão de energia elétrica e eficiência energética. Espera-se que os estudantes desenvolvam competências para resolver problemas relacionados, adquirindo uma maior capacidade de autonomia, de gestão do tempo e de tratamento da informação disponível em situações concretas de análise. Sendo as questões relacionadas com a gestão de energia, muitas vezes, multidisciplinares, os estudantes devem também desenvolver competências de trabalho em equipa, com boa capacidade de apresentação escrita e oral.

Caracterização geral

Código

12713

Créditos

6.0

Professor responsável

João Francisco Alves Martins

Horas

Semanais - 4

Totais - 56

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Electrotecnia teórica

Bibliografia

  • Bibliografia principal

    • Evan Mills, “Building Commissioning - A Golden Opportunity for Reducing Energy Costs and Greenhouse Gas Emissions,” Lawrence Berkeley National Laboratory Berkeley, July 21, 2009
    • Garde, Francois / Ayoub, Josef / Aelenei, Daniel / Aelenei, Laura / Scognamiglio, Alessandra (eds.), “Solution Sets for Net-Zero Energy Buildings: Feedback from 30 Buildings Worldwide,” Wiley, April 2017 
    • Albert Thumann, Terry Niehus, William J. Younger, “HANDBOOK OF ENERGY AUDITS,” The Fairmont Press, Inc, CRC Press, 9ed, 2013

Método de ensino

Os conceitos e técnicas são explicados pelo professor nas aulas teóricas. Nas aulas práticas os estudantes deverão testar os seus conhecimentos através da resolução de problemas, de estudos de caso, de ensaios laboratoriais e simulações computacionais.

Método de avaliação

Os estudantes são avaliados através da realização de 3 testes (30% + 30% + 40%).

O exame será composto por três módulos, cada um equivalente a cada um dos testes. Caso o aluno opte por ser avaliado por exame aplicar-se-á a seguinte regra: cada módulo entregue substitui a nota do respectivo teste (mesmo que a nota desse módulo em exame seja inferior ao respectivo teste), sendo que por cada módulo não entregue (em exame) será contabilizada a nota do respectivo teste. A repartição percentual dos módulos é a mesma os testes.

Conteúdo

Gestão de Energia Elétrica – Introdução

Eficiência Energética e Comissionamento

Qualidade de Energia

Eficiência Energética em Sistemas de Força Motriz

Eficiência Energética em Edifícios

Auditorias Energéticas