Sistemas e Simulação

Objetivos

No final da unidade curricular Sistemas e Simulação o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permite:

-   Definir sistema produtivo, fatores de produção, processos, operações e produtos.

-   Identificar e reconhecer o papel da simulação como ferramenta de apoio à tomada de decisão, tanto na melhoria do desempenho de sistemas como na sua conceção.

-   Ser capaz de modelar dados do sistema para utilizar como input no modelo de simulação.

-   Ser capaz de analisar e interpretar os resultados (output) da simulação.

- Ser capaz de realizar e/ou liderar um estudo de simulação.

Caracterização geral

Código

12852

Créditos

3.0

Professor responsável

António Carlos Bárbara Grilo, Helena Maria Lourenço Carvalho Remígio

Horas

Semanais - 2

Totais - 32

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

É uma unidade curricular introdutório, não há requesítos a mencionar.

Bibliografia

Krajewski L. J., Malhotra M. K. & Ritzman L. P. (2019). Operations Management. Processes and Supply Chains (12th ed.), Pearson Education Limited, Global edition, Harlow, England.

Law A.M. & Kelton W.D. (2007). Simulation Modeling and Analysis, McGraw-Hill International Edition, New York.

Kelton W.D., Sadowski R.P. & Zupick N.B. (2015). Simulation with ARENA (6th ed.), McGraw-Hill International Edition, New York.

Banks J. (2001). Discrete-Event System Simulation (3rd ed.), Prentice-Hall, New Jersey.

Chung C.A. (2004). Simulation Modeling Handbook. A Practical Approach, CRC Press, Boca Raton.

Método de ensino

A metodologia de ensino terá por base um método ativo onde os alunos são responsáveis por realizar um conjunto de atividades de aprendizagem realizadas em autonomia. Estas atividades estão devidamente identificadas, semanalmente, assim como disponibilizados no CLIP os materiais de estudo a utilizar. Em complemento, será aplicado o método expositivo para consolidação dos conceitos teóricos, assim como a resolução de exercícios teórico-práticos.
Adicionalmente serão realizadas 2 atividades de caracter prático nas aulas de 27-set e 18-out. Adicionalmente é proposto um Projeto que será desenvolvido ao longo do semestre através da realização de conjunto de 4 atividades

Método de avaliação

Nesta UC não é considerada a existência de frequência. A Nota Final (NF) será dada por 3 componentes de avaliação (cada uma delas medida numa escala de 0-20 valores) de acordo com a seguinte formula:

NF = 0,3 Teste Individual + 0,2 Apresentação Individual + 0,5 Projeto

Teste Individual – teste individual realizado on-line, com questões teóricas e exercícios. Duração esperada de 1h. Este elemento de avaliação tem uma nota mínima de 9,5 val para aprovação à UC.

Apresentação Individual – apresentação de um tema escolhido pelo aluno. No desenvolvimento do tema é obrigatório citar pelo menos 1 artigo científico. A apresentação terá uma duração máxima de 8 min, e será realizada em sala de aula. 

Projeto - diz respeito ao desenvolvimento de um modelo de simulação. Será realizado em grupos de 3 alunos. Serão realizadas 3 Atividades em sala de aula e 1 Atividade em autonomia. A nota do Projeto será dada pela avaliação das 4 Atividades. Cada Atividade é avaliada tendo em atenção os resultados obtidos (i.e. concretização dos objetivos propostos, assim como pela sofisticação e adequação da abordagem utilizada) e contribuição de cada elemento do grupo para a realização da Atividade.

Projeto = (A1 + A2 + A3 + A4) /4
A nota de cada Atividade é dada por Ai = 0,8 Resultados + 0,2 Contribuição individual

Conteúdo

1. Conceitos de sistema produtivo, processos e operações.
2. Introdução à simulação. Conceitos e componentes de um modelo de simulação.
3. Metodologia de um estudo de simulação. Formulação do problema. Modelo de simulação. Verificação e validação de modelos. Experimentação e análise. Aleatoriedade e replicação do output de simulação.
4. Introdução à modelação no software Arena. Modelação de operações de sistemas simples.
5. Modelação de dados estocásticos de input de um modelo de simulação. Ajustamento dos dados a distribuições de probabilidade. Processos de chegada não estacionários.
6. Análise estatística do output de simulações do tipo Terminating. Análise comparativa de cenários/alternativas. Comparação estatística de dois cenários. Definição de intervalos de confiança. Análise do output de simulações do tipo Steady-State. Período de aquecimento. Replicações truncadas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: