Cadeias de Abastecimento Digitais
Objetivos
No final da unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:
- Reconhecer a importância da gestão sustentável da cadeia de abastecimento a nível global, nacional e organizacional;
- Reconhecer como é que a gestão adequada da cadeia de abastecimento contribui para a criação de valor;
- Reconhecer o carater dinâmico dos processos que decorrem na cadeia de abastecimento;
- Reconhecer a complexidade associada à tomada de decisão nas organizações e cadeias de abastecimento;
- Identificar e aplicar as estratégias, paradigmas de gestão e tecnologias mais adequados de modo a tornar a cadeia de abastecimento mais competitiva;
- Conhecer as principais tecnologias digitais de suporte à gestão integrada da cadeia de abastecimento;
- Medir e controlar o desempenho de cadeias de abastecimento.
Caracterização geral
Código
12854
Créditos
3.0
Professor responsável
Ana Paula Ferreira Barroso
Horas
Semanais - 2
Totais - 28
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Bowersox D., Closs D., Cooper M.D., Supply Chain Logistics Management, McGraw Hill, 5ª ed., 2020, New York.
Carvalho J.C. et al., Logística e Gestão na Cadeia de Abastecimento, Ed. Sílabo, 2ª ed., 2017, Lisboa.
Chopra S., Supply Chain Management. Strategy, Planning and Operations, Pearson Global Edition, 7ª ed., 2019, Harlow.
Christopher M., Logistics and Supply Chain Management, 5ª ed., Pearson Education, 2016, New York.
Coyle J.J., Bardi E.J, Langley CJ, The Management of Business Logistics. A Supply Chain Perspective, Thomson, 8ª ed.,2008, Quebec.
Shapiro JF, Modeling the Supply Chain, Duxbury, Cengage /Thomson Learning, 2ª ed., 2006, Belmont: South-Western.
Simchi-Levi D, Kaminsky P, Simchi-Levi E, Designing and Managing the Supply Chain. Concepts, Strategies and Case Studies, 3rd ed, McGraw-Hill, 2007, Boston.
Método de ensino
Os conceitos fundamentais, métodos e modelos, são apresentados adotando o método expositivo. São colocadas questões para estimular a participação dos estudantes e avaliar e controlar a aquisição de conhecimentos. Depois os estudantes resolvem exercícios e realizam jogos no âmbito da GCA, com pré-preparação e elaboração de relatório, adotando o método experimental. São usados métodos ativos. Os resultados dos trabalhos, realizados em grupo, são analisados em aula.
Método de avaliação
A avaliação contínua envolve 2 componentes, teórico-prático (1 teste, T) e laboratorial (trabalhos, TGs), cada um com a ponderação de 30% e 70% na nota final (NF).
NF = 0,3T+0,7TGs.
Para dispensar de exame (E) a nota de cada componente de avaliação tem de ser superior a 9,5 valores.
Em E a avaliação envolve apenas o componente teórico-prático.
NF=0,3E+0,7TGs.
A frequência, válida por 1 ano, é obtida pela presença em pelo menos 65% das aulas.
Conteúdo
1. Conceitos fundamentais da gestão da cadeia de abastecimento
1.1 Complexidade na cadeia de abastecimento
1.2 Questões fundamentais na gestão da cadeia de abastecimento
2. Gestão integrada da cadeia de abastecimento
2.1 Objetivos da gestão da cadeia de abastecimento
2.2 Modelação da cadeia de abastecimento
2.3 Análise de estratégias e paradigmas de gestão da cadeia de abastecimento
2.4 Análise da sustentabilidade das estratégias e paradigmas de gestão
3. Tecnologias Digitais
3.1 Tecnologias e aplicações de suporte à Gestão da Cadeia de Abastecimento
3.2 Plataformas Digitais
3.3 Integração de Dados e Informação na Cadeia de Abastecimento
4. Gestão do risco na cadeia de abastecimento
4.1 Tipos de risco
4.2 Análise do risco
4.3 Estratégias reativas e pró-ativas de resposta ao risco
5. Avaliação do desempenho da gestão da cadeia de abastecimento
5.1 Métodos qualitativos e quantitativos
5.2 Modelo SCOR
6. Realização de jogos no âmbito da gestão da cadeia de abastecimento e respetiva análise crítica