Produção Assistida por Computador
Objetivos
Um dos principais objetivos é o de familiarizar e transmitir conhecimentos aos alunos no domínio da produção assistida por computador, estabelecendo as ligações entre o projecto do produto, o planeamento de processos e a sua fabricação, através da programação dos respectivos equipamentos produtivos.
O foco central é o Comando Numérico de Máquinas-Ferramentas não só em termos manuais como com a utilização de Sistemas CAD/CAM com incidência nos sistemas SolidCAM e SolidWorks CAM, integrados no Solidworks, ferramentas em uso na FCT NOVA. Os alunos desenvolverão um projecto de trabalho envolvendo o desenvolvimento de um produto, a preparação do plano de processo e a sua fabricação.
Saber
No final do seu trajecto o aluno deverá dominar:
- Os princípios fundamentais do Desenvolvimento Integrado de Produtos (DIP)
- Sistemas e Programação CNC
- Cálculos de engenharia
- Organização de equipas de projecto e trabalho em equipa
Fazer
- Avaliar e Seleccionar as soluções técnicas adequadas à fabricação
- Desenvolver um projecto de maquinagem de um produto desenvolvido pelo aluno.
- Gestão da equipa técnica
Soft skills
- Trabalhar em equipa
- Gestão do tempo
- Desenvolver competências de escrita técnica
- Apresentação oral
- Desenvolver o pensamento crítico
Caracterização geral
Código
2659
Créditos
6.0
Professor responsável
Miguel Araújo Machado, Telmo Jorge Gomes dos Santos
Horas
Semanais - 4
Totais - 68
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Sendo uma disciplina integradora, é necessário que os alunos tenham já uma formação consolidada de Mecânica de Sólidos, de Projeto de Máquinas e de Tecnologias de Maquinagem.
Bibliografia
Ref.1 - M.P Groover e E.W. Zimmers, CAD/CAM Computer Aided Design and Manufacturing, Prentice-Hall, Englewoods Clifs, 1984
Ref.2 - C. Relvas, Controlo Numérico Computorizado: Conceitos Fundamentais
Publindústria, Edições Técnicas, 2000
Ref.3 - Techniques de L''''Ingenieur - Biblioteca (Sala de Revistas - Piso 2- T2T50, vol. BD4
Método de ensino
Aulas teóricas com componente teórico-prática.
Aulas práticas e laboratoriais.
Método de avaliação
A avaliação da disciplina é baseada exclusivamente no trabalho do aluno e no seu empenho na disciplina. A avaliação é contínua e consiste na realização de um teste (T) e um projecto integrador de conhecimentos (PF). Este projecto é realizado em equipas de 3 estudantes e desenvolvido ao longo do semestre com a utilização dos softwares e equipamentos disponíveis, com a intenção de avaliar a capacidade de integração, a sua capacidade de lidar com situações complexas e o trabalho de equipa.
A presença nas aulas e a intervenção activa dos alunos origina um factor majorante/minorante da nota final.
No final do semestre será entregue uma memória descritiva relativa ao desenvolvimento do projecto e realizada uma apresentação do trabalho desenvolvido. A avaliação é contínua e os alunos são avaliados individualmente.
Nota final: 0.3*T+0.7*PF
O aluno deve ter nota final igual ou superior a 10 valores para obter aprovação.
Conteúdo
Caracterização geral do conceito de Automação. Diferentes tipos de automação e o seu enquadramento industrial. Fatores motivadores da automatização. Fatores sociais contra a automatização. Caracterização de um sistema de produção. Os diferentes paradigmas de desenvolvimento: modelo tradicional e modelo concorrente. Planeamento de Processo Assistido por Computador (CAPP). Princípios fundamentais do comando numérico. Programação manual e programação automática. Sistemas de CAM. Caracterização da aplicabilidade dos sistemas de CAM. Desenvolvimento de um projeto utilizando o ambiente integrado existente no Laboratório de Tecnologia Industrial.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: