Geoquímica de Solos

Objetivos

No final da UC o aluno deve compreender o funcionamento dos principais processos geoquímicos conducentes à génese, desenvolvimento e degradação dos solos.

Caracterização geral

Código

12215

Créditos

3.0

Professor responsável

Nuno Gonçalo Figueiredo de Freitas Leal, Paulo Alexandre Rodrigues Roque Legoinha

Horas

Semanais - 3

Totais - 37

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Ray R. Weil and Nyle C. Brady & (2017) - Elements of the Nature and Properties of Soils (5th Ed.). Pearson: 1086 p.

Costa, J. B. (2004). Caracterização e Constituição do Solo. 7ª edição. Fundação Calouste Gulbenkian, 527 p.

Schoeneberger, P.J., D.A. Wysocki, E.C. Benham, and Soil Survey Staff. (2012) - Field book for describing and sampling soils, Version 3.0. National Soil Survey Center, Lincoln, NE.

Strawn
, D. G.; Bohn, H. L.&  O''''Connor, G. A. (2015) - Soil Chemistry, 4th Edition, Wiley-Blackwell, June 2015, 392 pages, ISBN: 978-1-118-62923-9.

WRB - World Reference Base for Soil Resources (2006).

Método de ensino

As aulas teóricas realizam-se com recurso a data-show e métodos de e-learning (uso da plataforma Moodle). As aulas teórico-práticas incluem exercícios diversos relativos aos temas apresentados nas sessões teóricas, bem como trabalho laboratorial relativo à caracterização de solos.

Os projectos e/ou trabalhos são iniciados nas aulas teórico-práticas, através de pesquisa on-line sobre os assuntos a abordar, existindo uma orientação contínua por parte dos Regentes da Unidade Curricular. Os estudantes terão acesso a toda a bibliografia sobre a UC assim como a todos os materiais disponibilizados (power-points, PDFs).

Método de avaliação

Exame escrito (50%) + Trabalho escrito temático (40%) + Apresentação oral (10%).

Conteúdo

Teórica:
Minerais e rochas. Ciclo das Rochas e geoquímica. Química Mineral. Estabilidade mineral. Morfogénese, sedimentogénese, meteorização e pedogénese. Solo e a sua importância como recurso não renovável.

Perfil do solo. Caracterização e classificação dos horizontes (nomenclatura da FAO).

Arquitetura do solo e propriedades físicas (cor, textura, estrutura, etc).

Química do sistema solo-água. Química dos minerais constituintes do solo. Reacções químicas ocorrentes no solo. Interferência dos minerais na química da Matéria Orgânica Sólida presente no solo. Geoquímica dos principais nutrientes e micronutrientes do solo. Ciclos biogeoquímicos.

Propriedades físico-químicas e degradação dos solos.

Classificação dos solos. Grupos de Solos de Referência. Cartas de Solos e de Capacidade de Uso do Solo.

Teórico-prática:
Observação e classificação de rochas e minerais. Determinação de parâmetros físicos e químicos dos solos. Análise de Cartas de solos.