Marine Biodiversity and Ecosystem Processes
Objetivos
No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:
- Saber quais os principais processos que governam os ecossistemas marinhos, os fatores físicos, químicos e biológicos que estruturam as comunidades pelágicas e bentónicas, e como estas funcionam.
- Reconhecer padrões de variação na produtividade dos oceanos, em diferentes escalas espaciais, focando-se na ecologia das relações tróficas, na competição, predação e recrutamento.
-Compreender a estrutura e funcionamento ecológico dos ecossistemas marinhos, incluindo zonas costeiras rochosas e sedimentares, a plataforma continental e o mar profundo, estuários e zonas costeiras de interface, sapais e pradarias marinhas.
- Reconhecer a importância dos ecossistemas marinhos e dos seus serviços.
- Saber identificar as ameaças à biodiversidade marinha e os impactos sobre os recursos vivos marinhos, e quais as tendências futuras para a manutenção e conservação dos oceanos.
Caracterização geral
Código
12873
Créditos
6.0
Professor responsável
Marta Susana Silvestre Gouveia Martins
Horas
Semanais - 3
Totais - 80
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Kaiser, M., 2005. Marine Ecology: processes systems and impacts. Oxford University Press, Oxford.
Levinton, J. 2009. Marine biology: Function, biodiversity and ecology (2nd ed). OUP, Oxford.
Nybakken, J.W., 2005. Marine biology: an ecological approach (6th ed). Pearson Education
Solan, M., Aspden, RJ, Paterson, D., 2012. Marine biodiversity and Ecosystem Functioning. Oxford University Press, Oxford.
Método de ensino
Os conceitos básicos sobre os processos dos ecossistemas marinhos relativos aos aspetos físicos, químicos e biológicos serão introduzidos de forma convencional nas primeiras aulas recorrendo à literatura, vídeos e slides educativos, solicitando-se a participação dos alunos nas aulas, de modo a fomentar o desenvolvimento do pensamento crítico e a sedimentação do conhecimento. A componente prática inclui contacto com equipamento para a medição de parâmetros (hands-on), trabalhos de grupo em laboratório, incluindo a apresentação oral dos resultados.
A metodologia de ensino está focada em estimular a autonomia e curiosidade, antevendo a ligação com o módulo de Projecto.
Método de avaliação
A avaliação é contínua e compreende:
- um trabalhos individual (30%)
- um trabalho de grupo constitutidos por 2 estudantes com apresentação oral (20%)
- um trabalho ficnal constitutidos por 2 estudantes com apresentação oral e documento escrito (50%)
Conteúdo
O ambiente marinho. Características físicas e químicas. Hidrodinâmica e salinidade. Radiação solar e temperatura. Nutrientes e produtividade. Biodiversidade das comunidades pelágicas e comunidades bênticas. Variabilidade temporal e espacial, processos sedimentares e tipos funcionais. Teias tróficas, competição, predação e recrutamento.
Funcionamento de ecossistemas. Estuários, zonas costeiras de substrato rochoso e ambientes sedimentares, Ecossistemas pelágicos e bentónicos, plataforma continental e oceano profundo. Recifes de coral e ecossistemas polares. Ecossistemas de interface: sapais e pradarias marinhas.
Perturbações ao funcionamento dos ecossistemas marinhos.
Impactes sobre a biodiversidade marinha.
Áreas marinhas protegidas, conservação e sustentabilidade do oceano futuro.