Sustainable Assessment in the Blue Economy

Objetivos

No final deste módulo curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:

- Compreender os conceitos, âmbito, teorias, instrumentos e métodos, e respetivas aplicações em avaliação de sustentabilidade na economia azul.

- Analisar o papel da AS na implementação e acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas às várias escalas.

- Ser capaz de conceber, desenvolver e aplicar técnicas e ferramentas de avaliação de sustentabilidade em casos práticos de economia azul.

- Conhecer os principais modelos processuais, instrumentos, e técnicas de avaliação de sustentabilidade no contexto da economia azul.

Caracterização geral

Código

12877

Créditos

3.0

Professor responsável

João Miguel Dias Joanaz de Melo, Tomás Augusto Barros Ramos

Horas

Semanais - 2

Totais - 24

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

BOND, A., MORRISON-SAUNDERS, A., HOWITT, R. (eds.) (2013). Sustainability Assessment: pluralism, practice and progress. New York: Natural and Built Environment Series, Routledge, 276 pp.

FISCHER, T.B. (2007). The Theory and Practice of Strategic Environmental Assessment: Towards a More Systematic Approach. Earthscan, London, 186 pp.

GLASSON, J., THERIVEL, R. (2019). Introduction to Environmental Impact Assessment. University College London (UCL) Press. 5th Edition. London, 496 pp.

GIBSON, R.B. (2005). Sustainability Assessment – Criteria and Processes. Earthscan, London, 254 pp.

SADLER, B., DUSIK, J., FISCHER, T., PARTIDARIO, M., VERHEEM, R., ASCHEMANN, R. (eds.) (2015). Handbook of Strategic Environmental Assessment. Routledge, New York.

Método de ensino

O método de ensino é suportado em aulas teórico-práticas.  A componente prática incide na análise e discussão de instrumentos de avaliação de sustentabilidade (AS). O método de ensino integra: a) capacidade individual/grupo para produzir, desenvolver ou utilizar as técnicas estudadas; b) capacidade de argumentação e raciocínio na exposição de temas estudados. As horas não presenciais são orientadas em regime tutorial,  incluindo e-learning.

Método de avaliação

A avaliação inclui 2 trabalhos. O trabalho 1 é individual e o 2 em grupo com avaliação individual. Avaliação: 1) Análise crítica de um artigo cientifico de AS ou de ”relatório técnico de AS” (30%), incluindo apresentação discussão; 2) Conceção e definição do âmbito de uma AS de uma atividade da economia mar, incluindo apresentação e discussão (70%). Atrasos na entrega de trabalhos implicam penalização na nota.

Conteúdo

  1. Introdução à avaliação de sustentabilidade. Enquadramento, principais conceitos e âmbito de aplicação.
  2. Instrumentos de avaliação ex-ante e ex-post – Avaliação de Sustentabilidade (AS), Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), Avaliação de Impacte Ambiental (AIA), Avaliação de Impactes Sociais e na Saúde (ASS) –, e âmbito de aplicação – políticas, planos, programas, projetos, organizações, operações, serviços e produtos na área da economia azul.
  3. Instrumentos legais e normas em AS e respetivos processos institucionais/administrativos.
  4. Abordagens, métodos e técnicas de avaliação AS.
  5. O papel dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na AS.
  6. Integração de princípios e estratégias de economia/sociedade circular na AS de atividades da economia azul.
  7. Envolvimento das partes interessadas, participação pública e co-construção em AS.
  8. Análise de casos de estudos: situações reais e simuladas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: