Living-Resources Protection from Pollution and Climate Change
Objetivos
No final desta UC, os alunos terão adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhes permitam:
- Compreender o conceito “One Health”;
- Identificar as principais IGNOREes de contaminação e grupos de poluentes (emergentes, micro e nanopoluentes) do ambiente marinho;
- Conhecer a legislação relativa ao controle de poluentes marinhos;
- Compreender os efeitos tóxicos dos poluentes em diferentes níveis biológicos (do nível celular ao populacional);
- Identificar os principais factores abióticos de stress decorrentes das alterações climáticas, e compreender o modo como estes poderão influenciar a bioacumulação e toxicidade dos poluentes;
- Conhecer as principais metodologias de determinação dos níveis de poluentes nas matrizes abióticas e bióticas;
- Aplicar estratégias inovadoras de mitigação da poluição marinha e adaptação dos ecossistemas marinhos aos impactos das alterações climáticas;
Saber agir no sentido da prevenção e controlo da poluição marinha, de acordo com os ODSs 6, 13 e 14 da ONU para 2030
Caracterização geral
Código
12881
Créditos
6.0
Professor responsável
Marta Susana Silvestre Gouveia Martins
Horas
Semanais - 3
Totais - 46
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
Durán-Álvarez, J.C., Jiménez-Cisneros, B. (2021). Pharmaceuticals in Marine and Coastal Environments: Occurrence, Effects and Challenges in a Changing World. Elsevier, Amsterdam. 669 p.
Maulvault, A.L. et al. (2019). Living in a multi-stressors environment: An integrated biomarker approach to assess the ecotoxicological response of meagre (Argyrosomus regius) to venlafaxine, warming and acidification. Environ Res 169, 7-25.
Amiard-Triquet, et al. (2015). Aquatic Ecotoxicology: Advancing Tools for Dealing with Emerging Risks. Elsevier, Amsterdam. 504 p.
Martins, M. et al. (2019). Advances on assessing nanotoxicity in marine fish – the pros and cons of combining an ex vivo approach and histopathological analysis in gills. Aqua Tox, 217, 105322.
IPCC (2021). Summary for Policymakers. In: Climate Change 2021: The Physical Science Basis. Cambridge University Press. In Press
Método de ensino
A metodologia de ensino engloba aulas teórico-práticas (TP) e práticas de campo e laboratório (PL). As aulas TP incluem a exposição dos diferentes conteúdos teóricos através de apresentação de slides, vídeos expositivos, e apresentação e discussão em grupo de casos de estudo (ex: relatórios, artigos científicos), bem como a utilização de aulas invertidas, fomentando, assim, a autonomia e reflexão crítica dos alunos, orientados para a resolução de problemas. As aulas PL incluem aulas de laboratório e de campo para colheita de amostras ambientais e posterior determinação de poluentes e dos impactos nos organismos marinhos, potenciando o conhecimento e a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos.
Método de avaliação
A avaliação é contínua e compreende:
- um mini-teste individual (20%)
- um trabalho escrito em grupo (30%)
- um trabalho final com apresentação oral e escrito (poster + resumo) (50%)
Conteúdo
1. O Conceito “One Health” - Ambiente, Recursos Marinhos, Humanos2.
2. Poluição Ambiental
2.1. Principais IGNOREes
2.2. Contaminantes e Legislação
2.3. Poluição e Aquacultura
3. Metodologias para análise de contaminantes em matrizes marinhas
3.1. Métodos analíticos
3.2. Monitorização in situ
4. Respostas ecotoxicológicas dos organismos marinhos
4.1. Bioensaios
4.2. Respostas moleculares, bioquímicos, histopatológicos
4.3. Efeitos noc omportamento animal e trangerecionais e nas comunidades
5. Poluição e Alterações Climáticas
5.1. Influência dos parâmetros abióticos na biodisponibilidade, distribuição e transferência dos contaminantes
5.2. Efeitos das alterações climáticas na toxicidade dos poluentes nos recursos marinhos
5.3. Alterações climáticas e a segurança do pescado
6. Estratégias de Protecção do Ambiente e dos Recursos Marinhos
6.1. Medidas de mitigação para reduzir os níveis de contaminantes
6.2. Medidas de adaptação aos efeitos das alterações climáticas