Seminars Cycle II

Objetivos

A transdisciplinaridade presente no programa do Módulo Curricular visa:

  • Introduzir novas perspetivas das unidades curriculares contempladas no primeiro trimestre da Pós-graduação;
  • Capacitar para a escuta ativa e crítica;
  • Fomentar a leitura individual orientada, assistida e reflexiva;
  • Proporcionar uma visão sistémica sobre o conhecimento marinho; 
  • Sensibilizar à cidadania crítica no desenvolvimento sustentável marinho; 
  • Fornecer ferramentas que permitam a criação de novas redes para investigar no setor marinho;
  • Estimular análise aprofunda de casos de estudo na área marinha para inovar e empreender na economia azul;
  • Desenvolver a sensibilidade para a diversidade de conhecimentos intrínsecos às comunidades marinhas;
  • Capacitar para a criação de soluções inovadoras face as questões de sustentabilidade na área do mar. 

Caracterização geral

Código

12884

Créditos

3.0

Professor responsável

Marta Susana Silvestre Gouveia Martins, Mónica Maria Borges Mesquita

Horas

Semanais - 2

Totais - 11

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

n/a

Bibliografia

Hilborn R. & C.J. Walters (1992). Quantitative fisheries stock assessment and management: choice, dynamics

and uncertain-ty. Chapman and Hall, New York.

McKinley, E.; Acott, T. & Yates, K. (2020).  Marine social sciences: Looking towards a sustainable future. In Environmental Science and Policy, 108: 85-92.

Solan, M., Aspden, RJ, Paterson, D., 2012. Marine biodiversity and Ecosystem Functioning. Oxford University

Press, Oxford.

Método de ensino

Aplica-se a metodologia qualitativa de interação direta para reforçar a estrutura da construção da criatividade e de novos conhecimentos relacionados aos temas do primeiro trimestre da Pós-graduação em MSTS. Neste sentido, convidam-se seis experts de nível nacional e internacional para ministrarem seminários sobre os temas incluídos nas Unidades Curriculares do primeiro trimestre, os quais forneceram previamente um texto sobre os mesmos. Os seminários decorrerão com um intervalo de duas semanas durante o primeiro trimestre com duração de 3 horas. Intercalado a cada seminário, será ministrada uma aula coletiva.

 

Para tanto, utiliza-se um conjunto de três métodos, bem como a sua aplicação estruturada e sequencial de natureza didático-pedagógica, com o objetivo geral da exploração de um seminário interativo, sendo eles:

i) leitura individual de um texto (cedido pelo palestrante) e pesquisa sobre o tema; ii) Buzz-Group – discussão em grupos sobre o texto e a temática apresentada e a elaboração de uma síntese por parte dos estudantes; iii) Debate coletivo pós-seminário – interação coletiva através da participação num debate moderado por um dos professores desta UC, sobre a temática. 

Buzz-Group e o Debate serão concretizados em cada seminário, sendo as suas 3 horas divididas em: 45’ debate em grupo e construção de uma síntese do debate (apenas alunos); 90’ seminário (expert); 30’ interação coletiva (Q&A); 15’ encerramento (expert).

 A avaliação será contínua e terá em consideração: assiduidade e participação ativa nos seminários; integração na discussão nos grupos e no coletivo; e qualidade escrita e oral do trabalho final contemplando tema(s) da UC.

O trabalho solicitado será em forma de sinopse e versará de forma crítica sobre temáticas abordadas nos seminários, a serem escolhidas pelo aluno. 

Método de avaliação

A avaliação será contínua e terá em consideração: assiduidade e participação ativa nos seminários; integração na discussão nos grupos e no coletivo; e qualidade escrita e oral do trabalho final contemplando tema(s) da UC.

 

O trabalho solicitado será em forma de sinopse e versará de forma crítica sobre temáticas abordadas nos seminários, a serem escolhidas pelo aluno

Conteúdo

Conceitos e perspetivas teórico-metodológicas em temas das áreas de:

  • Biodiversidade Marinha e Processos Ecossistémicos 
  • Serviços de Ecossistemas na Economia Azul 
  • Ciências Sociais Marinha
  • Avaliação Sustentável para a Economia Azul
  • Scouting Technology (Robótica)
  • Recursos Marinhos e Pesca Sustentável

 Todos os conteúdos serão ministrados por experts nacionais e internacionais nos temas respetivos em formato seminário interativo. Os convidados serão professores, investigadores, gestores, empreendedores e técnicos de instituições públicas ou privadas quem contribuem para a afirmação da economia azul sustentável.

Os conteúdos programáticos focam no contexto transdisciplinar, recorrendo as oportunidades, os desafios e os riscos, ligando os estudantes à distintas práxis (teoria e práticas) do contexto marinho.

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: