Matemática
Objetivos educativos
A Matemática é uma ciência que serve de base a todas as áreas científico-tecnológicas e ainda às Ciências Económicas e Sociais.
O principal objectivo da licenciatura que agora se apresenta é fornecer uma sólida formação básica em Matemática, equilibrada nas suas diferentes vertentes, cobrindo as áreas de conhecimento essenciais ao desenvolvimento, nos ciclos posteriores (2.º e 3.º ciclos) de formação avançada. Pretende-se que essa formação proporcione a base necessária à prossecução de estudos na área da Matemática Educacional ou na área da Matemática Aplicada.
Como exemplo de áreas em Matemática Aplicada, a desenvolver nos ciclos posteriores, de acordo com as competências específicas do corpo docente do Departamento de Matemática da FCT referimos: Actuariado; Álgebra e Lógica; Análise Numérica e Equações Diferenciais; Investigação Operacional e Optimização; Probabilidades e Estatística.
A Estatística é a arte de extrair informação. Tem aplicações, entre outras, a estudos de mercado, delineamento e interpretação de experiências e Matemática Financeira. A Investigação Operacional visa a criação de modelos que permitam o estudo de sistemas complexos e a optimização da utilização de recursos. As Ciências Actuariais têm como objectivo o estudo do risco (risco de vida, risco de acidentes, risco na Bolsa). As Equações Diferenciais e o seu tratamento Numérico são a base da Física e da Engenharia modernas; estão ainda presentes em muitos processos biológicos e económicos.
A Álgebra e a Lógica como áreas fundamentais da Matemática são também grandes responsáveis pelo desenvolvimento da informática e das recentes técnicas computacionais.
A Matemática Educacional tem como objectivo a formação de professores para o Ensino Básico e Secundário.
Saídas profissionais
A Licenciatura em Matemática da FCT NOVA (1º ciclo) fornece uma formação alargada que permite o acesso a áreas de especialidade a desenvolver num segundo ciclo, com saídas profissionais (entre outras) para:
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Médias e Grandes Empresas no sector de Gestão (construção de modelos matemáticos para planeamento, desenvolvimento e funcionamento dessas empresas);
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Seguradoras;
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Bancos;
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Empresas de Gestão de Fundos de Pensões e de Investimento;
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Empresas de Informação (de Programação e Análise Numérica-Computação);
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Grandes Laboratórios;
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Escolas do Ensino Básico e Secundário.
Caracterização geral
Código DGES
1117
Ciclo
Licenciatura (1.º Ciclo)
Grau
Licenciado
Acesso a outros cursos
Acesso ao 2.o ciclo
Coordenador
A disponibilizar brevemente
Data de abertura
Setembro
Número máximo de admissões
A disponibilizar brevemente
Propinas
A disponibilizar brevemente
Horários
Diurno.
Idioma de ensino
A disponibilizar brevemente
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 3 anos
Créditos totais: 180 ECTS
Área científica | Sigla | Créditos (ECTS) | |
Obrigatórios | Optativos | ||
Matemática | M | 108 | 48 |
Informática | I | 6 | 0 |
Ciências Humanas e Sociais | CHS | 3 | 0 |
Competências Complementares | CC | 3 | 0 |
Qualquer área científica | QAC | 0 | 12 (a) |
TOTAL | 120 | 60 |
(a) 12 créditos ECTS em unidades curriculares escolhidas pelo estudante numa lista, aprovada anualmente pelo Conselho Científico da FCT NOVA, que inclui unidades de todas as áreas científicas da FCT NOVA.
Condições de acesso
A disponibilizar brevemente
Regras de avaliação
A avaliação de todas as UC é contínua para todas as componentes que a integrarem, tendo obrigatoriamente de estar concluída até ao último dia do período de aulas do semestre letivo.
A avaliação contínua de uma UC tem de incluir um mínimo de dois elementos no conjunto das componentes de avaliação, em datas adequadamente espaçadas ao longo do período de aulas.
Todas as UC com componente de avaliação teórico-prática têm de prever, supletivamente, uma forma de avaliação desta componente por exame, a realizar após o período de aulas (Exame de Recurso).
Todos os requisitos e condições respeitantes à avaliação das UC, nomeadamente os pesos e classificações mínimas, caso existam, de cada componente, bem como as condições de Frequência, são definidas a priori e, obrigatoriamente, publicados na Ficha da Disciplina.
Para cada UC são admitidas combinações de três componentes de avaliação: (i) Avaliação teórico-prática; (ii) Avaliação laboratorial ou de projeto; (iii) Avaliação sumativa.
Ver Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (Licenciaturas, Mestrados Integrados e Mestrados.)