Análise Real II

Objetivos

No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam (i) compreender que a completude de R estudada anteriormente é caraterística comum a R^n e a importância desta propriedade para problemas da otimização e da resolução de equações, (ii) manusear de um ponto de vista analítico e abstrato conceitos e resultados estudados numa perspetiva de cálculo na UC Cálculo II, (iii) fazer a transição para o contexto mais abstrato de espaço métrico familiarizando se com noções topológicas nestes espaços e compreendendo a sua possível falta de completude

Caracterização geral

Código

12906

Créditos

9.0

Professor responsável

Oleksiy Karlovych

Horas

Semanais - 6

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

W. Fleming, Functions of Several Variables, second edition, Springer, 1977.

L. Loomis, S. Sternberg, Advanced Calculus, Jones and Bartlett Publishers, 1990.

Método de ensino

As aulas são teóricas/práticas com exposição oral dos conceitos e resultados que são acompanhados das respetivas demonstrações. O estudante é incentivado a expor e a discutir os tópicos estudados. É sugerida uma lista de exercícios para serem trabalhados autonomamente. Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas no decurso das aulas ou em sessões individuais marcadas com os professores. A avaliação contínua é baseada em dois testes. Se um aluno não obtiver aprovação através de avaliação contínua poderá vir a obtê la num exame de recurso.

Método de avaliação

1 - FREQUÊNCIA À DISCIPLINA

Não haverá qualquer controlo de frequência.


2 – AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS

A avaliação de conhecimentos é realizada através de dois testes intercalares, cada um com duração de uma hora e meia, ou através de um exame, com duração de três horas. A pré-inscrição para as provas não é necessária.

Só poderão efetuar qualquer das provas os alunos que, no ato da prova, sejam portadores de um documento de identificação oficialmente reconhecido e de caderno de exame (com cabeçalho não preenchido).

2.1 – Avaliação contínua

Seja CT a média aritmética das classificações dos dois testes intercalares. Se CT for superior, ou igual, a 9,5 valores, o aluno fica aprovado com essa classificação, arredondada às unidades.

O aluno não aprovado por avaliação contínua pode optar por melhorar a classificação de um teste na data e hora do exame de recurso (em substituição da realização do exame de recurso).

2.2 - Exame de Recurso

Podem apresentar-se a exame de recurso todos os alunos inscritos e não aprovados na disciplina.

Seja CE a classificação do exame de recurso. Se CE for superior, ou igual, a 9,5 valores, o aluno fica aprovado com essa classificação, arredondada às unidades. Se CE for inferior a 9,5 valores o aluno reprova.

3 – MELHORIA DE NOTA

Todos os alunos que pretendam apresentar-se a exame de melhoria de nota devem inscrever-se, para esse efeito, no CLIP.

Se a classificação do exame de melhoria for superior à classificação obtida anteriormente na disciplina, será considerada como classificação final. Caso contrário, não se verifica melhoria de nota.

Conteúdo

A disponibilizar brevemente