História da Matemática

Objetivos

No final desta UC os alunos deverão ter adiquirido uma ideia geral da História da Matemática, como ela moldou os conceitos, ferramentas e metodologias da Matemática moderna.

Caracterização geral

Código

12913

Créditos

3.0

Professor responsável

Isabel Maria Oitavem Fonseca da Rocha Kahle

Horas

Semanais - 2

Totais - 26

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Conhecimentos elementares de matemática.

Bibliografia

A Matemática na Antiguidade, José Sebastião e Silva. Leituras em Matemática, SPM, 2000. ISBN: 978-972-98656-0-2

The History of Mathematics: A Source-based Approach (Volume 2), June Barrow-Green, Jeremy Gray e Robin Wilson. AMS/MAA Press, Vol. 61, 2022. ISBN: 978-1-4704-4382-5

Método de ensino

Métodos habituais de ensino universitário da Matemática com uma forte componente de participação ativa do aluno (seminário).

Seminário + Relatório + Prova oral (opcional): 100%

Método de avaliação

Para obter aprovação à UC é necessário assistir a pelo menos 2/3 das aulas dadas.

A avaliação é efectuada com base em um seminário por aluno  (apresentação, discussão e relatório) e um teste. O seminário vale 80% da classificação final e o teste vale 20%.

Os alunos que obtiverem uma classificação final superior ou igual a 10 valores obtêm aprovação na UC com a correspondente classificação.

Os alunos que obtiverem uma classificação final superior a 17 valores podem ser chamados a prestar uma prova suplementar. Caso não o façam obtêm aprovação na UC com a classificação de 17 valores.

Conteúdo

1. Matemática grega

2. Álgebra e Geometria Analítica

3. Newton e Leibniz

4. Geometrias não-euclideanas

5. Matemática moderna