Química dos Elementos

Objetivos

Esta cadeira tem como principal objectivo racionalizar a diversidade de compostos inorgânicos exibida pelos elementos representativos da Tabela Periódica.

 

Caracterização geral

Código

10715

Créditos

6.0

Professor responsável

António Jorge Dias Parola, Carlos Lodeiro Espino

Horas

Semanais - 4

Totais - 57

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Sem requsitos.

Bibliografia

Bibliografia

1 - W. Henderson, Main Group Chemistry, Royal Society of Chemistry, 2000.

2 - F. A. Cotton, G. Wilkinson, P. L. Gaus, Basic Inorganic Chemistry, 3rd ed., Wiley, 1995.

3 - P. Atkins, T. Overton, J. Rourke, M. Weller, F. Armstrong, Srhriver & Atkins’ Inorganic Chemistry, 5th ed., Oxford University Press, 2010.

4 - C. E. Housecroft, A. G. Sharpe, Inorganic Chemistry, 4th Ed., Pearson Prentice Hall, 2012.

5 – R. Chang, Química, 11th ed., McGraw-Hill, 2013.

Método de ensino

 

A aprendizagem  é feita com ajuda de apresentações em power-point, feitas nas aulas teórico-práticas, que contêm figuras, tabelas e gráficos e permite um estudo sistemático dos elementos e seus compostos Pretende-se por ao aluno em contacto com uma bibliografia recente e variada da área. Resolver problemas relativos à matéria nas aulas teórico-práticas e a realização dos trabalhos práticos que permitem experimentar e corroborar no laboratório a teoria aprendida e desenvolver no aluno a capacidade de observação e critica. Ao final do trabalho prático é entregue um questionário com perguntas relativas ao trabalho realizado. A avaliação é feita como média ponderada da nota teórica e nota prática.

Método de avaliação

Esta UC tem frequência. Para ter frequência, é necessário realizar todos os trabalhos práticos, apresentar os respectivos questionários, e ter avaliação prática ≥ 9,5 valores. Os alunos que tenham frequência de anos anteriores não necessitam de realizar as aulas práticas; a nota anteriormente obtida será usada no cálculo da nota final.

A nota final desta UC tem uma contribuição de 80% da nota teórica e de 20 % da nota prática.

A avaliação da componente teórica é feita a partir da realização de dois testes ou de exame. Fazer a UC por testes implica realizar os 2 testes e ter média ≥ 9,5 valores nos mesmos. Esta média, ou a nota do exame, tem um peso de 80% na nota final.

 

Na realização de qualquer prova, devem ainda ter em consideração o disposto no nº3 do artigo 10º do Regulamento de Avaliação da FCT NOVA, “Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC (…).”

Conteúdo

 

Programa

1. AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS (14 semanas x 3h = 42h)

1.1. Conceitos básicos para compreender a Tabela Periódica e a reactividade dos elementos. Revisões sobre a estrutura atómica: orbitais e configurações electrónicas. Carga nuclear efectiva. Propriedades periódicas. Ligação química. Estruturas de Lewis. Solubilidade de um sal em água: energia de rede, calor de hidratação, calor de dissolução.

1.2. A química dos elementos representativos.

1.2.1. Hidrogénio.

1.2.2. Grupo 1: metais alcalinos. 

1.2.3. Grupo 2: metais alcalino-terrosos.

1.2.4. Grupo 13.

1.2.5. Grupo 14.

1.2.6. Grupo 15.

1.2.7. Grupo 16.

1.2.8. Grupo 17 e Grupo 18.

1.3. Reações redox e representações redox

1.3.1. Revisão de conceitos básicos. Números de oxidação. Pilhas. Tabelas de potenciais. Equação de Nernst.

1.3.2. Representações redox: diagramas de Latimer, Frost e Pourbaix.

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: