Física I Q

Objetivos

Informativos:

Aprendizagem dos Princípios Gerais da Física

Aprofundamento dos conhecimentos fundamentais de Física Geral

Aprendizagem coorecta de terminologia Física 

Introdução à metrologia (medida, tratamento de resultados)

Familiarização com instrumentação

 

Formativos:


Desenvolvimento do Raciocínio Científico

Treino da técnica de análise e resolução de problemas

Ligação a conceitos e instrumentos de outras disciplinas como Matemática e Química

Caracterização geral

Código

12118

Créditos

6.0

Professor responsável

Rui Filipe dos Reis Marmont Lobo

Horas

Semanais - 5

Totais - 80

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Conhecimentos Básicos de Física 

Conhecimentos de Matemática ao nível do 12.º ano do Secundário 

Conhecimento do conceito e propriedades dos vectores

Noções básicas de derivação e integração.

Bibliografia

Edição em Português (do Brasil) - Halliday, D., & Resnick, R. (1991). Fundamentos de Física (Vol. 1 & 2). Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos.

ou

Halliday, D., Resnick, R., & Walker, J. (2005), Fundamentals of physics (7th Ed.). New York: Wiley. (15 primeiros capítulos)

ou

Outro Livro de Física Geral que aborde os temas do programa da disciplina ao nível do ensino universitário. 

Método de ensino

1. Ensino baeado na actividade contínua do aluno

2. Para a compreensão dos conceitos e leis da Física, dá-se um a visão mista, englobando teoria e experiência .

3. Nas aulas laboratoriais, para além da ilustração das leis da Física, é dada ênfase à metrologia.
Envolvimento contínuo dos alunos (para além das aulas teóricas e laboratoriais) através da disponibilização no Clip de guiões e séries de problemas.

Método de avaliação

Aulas e Modo de Avaliação 

  1. Existem aulas teóricas, teórico-práticas e práticas, cujo funcionamento é descrito nos artigos seguintes. A classificação das componentes avaliadas é expressa na escala de 0 a 20 valores e arredondada às unidades. 
  2. As aulas são presenciais e dividem-se em teóricas (T), teórico-práticas (TP) e práticas (P). As aulas teóricas e teórico-práticas terão início no 1º dia de aulas previsto no calendário escolar. As aulas práticas terão início uma semana depois, de acordo com os horários atribuídos.

Componente Teórica (CT)

  1. A classificação da componente teórica (CT) é a média aritmética arredondada às décimas das classificações obtidas em 2 testes (a classificação de cada teste é arredondada às décimas); no caso de realização por exame a sua classificação é arredondada às unidades.
  2.  Os estudantes que obtenham uma classificação CT igual ou superior a 10 (9,5) valores obtêm aprovação na componente teórica.  

Testes e Exame

  1. Os testes e exames são classificados numa escala de zero a vinte valores.
  2. Cada teste incidirá essencialmente sobre toda a matéria leccionada nas aulas até à aula teórica anterior ao teste. Não há classificação mínima exigida em cada um dos testes.
  3. Apesar de a avaliação nos testes não ser cumulativa, e devido à natureza dos assuntos abordados nesta Unidade Curricular, não é excluído que um elemento de avaliação se socorra de conhecimentos respeitantes à matéria avaliada em elemento(s) anterior(es). Os testes e exames realizam-se em datas oportunamente anunciadas nesta plataforma CLIP.
  4. Todos os estudantes têm de estar inscritos no turno teórico, incluindo repetentes. Os estudantes só poderão ter consigo durante a prova de avaliação:
    1. Caneta/esferográfica;
    2. Documento de identificação com fotografia;
    3. Máquina de calcular não gráfica e não programável;
    4. Durante a realização das provas não é permitida a utilização de aparelhos electrónicos, tais como computadores e telemóveis, tablets, etc.
    5. Não é permitido desagrafar as folhas dos cadernos com os enunciados e com as resoluções feitas pelos estudantes na prova.
    6. A prova será anulada se não forem satisfeitos os dois pontos anteriores, ou se os estudantes cometerem alguma fraude numa prova de avaliação (Teste ou Exame) 

Componente Prática (CP) e Frequência

  1. Na 1ª aula prática (AP) de cada turno serão apresentadas em detalhe as regras de avaliação desta componente;
  2. Confirmadas presencialmente as inscrições nos turnos;
  3. Constituídos os grupos de trabalho.
  4. Os estudantes que não satisfaçam o nº 2 terão a sua inscrição no turno AP cancelada no CLIP.
  5. No limite das vagas disponíveis, poderão ser aceites mudanças de turno durante a primeira semana de aulas AP. Para tal, os estudantes deverão contactar os docentes dos turnos práticos envolvidos, por correio eletrónico.
  6. Nas aulas AP serão realizados 4 trabalhos Laboratoriais e 2 mini-testes, cuja calendarização será anunciada nas aulas de cada turno.
  7. Nestas aulas Laboratoriais os estudantes farão um relatório de cada trabalho.
  8. A classificação da componente (CP) é dada pela média aritmética das notas dos 4 relatórios e dos 2 mini-testes.
  9. A ausência numa destas parcelas de avaliação implica uma classificação igual a zero nessa parcela.
  10. Os estudantes que obtenham uma classificação CP igual ou superior a 10 valores obtêm aprovação prática, desde que tenham frequentado 2/3 do total de AP.
  11. Os estudantes que satisfaçam o ponto anterior obtêm frequência à unidade curricular.
  12. A frequência obtida em anos letivos anteriores é válida no corrente ano letivo; consequentemente, os estudantes nestas condições não se inscrevem nos turnos práticos, e são admitidos a todos os testes e a exame. 

Classificação Final dos Estudantes

Os estudantes que tenham obtido aprovação simultaneamente nas componentes CP e CT obtêm aprovação na unidade curricular, sendo a classificação final (CF) dada por:

CF = CT×0.7 + CP×0.3

 Melhoria de Classificação

Os estudantes que pretendam efeituar melhoria de nota devem cumprir, para esse efeito, as formalidades legais de inscrição nos serviços académicos.

 Trabalhadores Estudantes

Os estudantes são considerados como detentores do estatuto de trabalhador estudante (TE) se constarem como tal nas pautas no CLIP e devem, logo que possível, comunicar o seu estatuto ao docente responsável da disciplina.

Atendimento docente fora do horário de aulas

  1. O horário de atendimento docente é disponibilizado no item próprio do Clip após conhecidos os horários das aulas.
  2. Ainda assim, se os estudantes necessitarem de contactar os docentes através de mensagem electrónica (email) devem indicar no “Assunto (Subject)” a seguinte informação: “Física - Turno – Nome – Nº de estudante – Assunto”.
  3. Não serão respondidas mensagens eletrónicas com perguntas cuja resposta conste nos itens anteriores ou na página da unidade curricular no CLIP.

Conteúdo

Mecânica da Partícula

Movimento de uma partícula. Dinâmica da Partícula.

Movimento circular uniforme. Relações gerais da dinâmica.

Forças de Atrito

Trabalho e energia. Energia Cinética e Energia potencial.

 

Vibrações e Ondas. 

Movimento oscilatório harmónico. 

Conservação da energia mecânica. Oscilações amortecidas. Oscilações forçadas. Ressonância.

Ondas longitudinais e ondas transversais. Ondas estacionárias.

O som e suas propriedades.


Electricidade

Noção de carga eléctrica. Processos de electrização. Lei de Coulomb. Campo Eléctrico.

Lei de Gauss para o campo eléctrico.

 

Potencial eléctrico. 

Condensadores e associação de condensadores.

Corrente eléctrica. 

Circuitos de corrente contínua. 

Carga e descarga de um condensador. 


Óptica

Reflexão, refracção e dispersão da luz. 

Espelhos.

Dióptros e lentes. Combinação de lentes.

Instrumentos ópticos. Olho humano.



Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: