Técnicas de Simulação em Gestão do Risco

Objetivos

No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:

Apreender conceitos introdutórios relacionados com simulação;

Compreender a diferença entre simulação em tempo discreto e em tempo contínuo;

Compreender quais os métodos de geração de números pseudo-aleatório NPA que pode usar, bem como as vantagens e desvantagens de cada um;

Utilizar ou o módulo de Visual Basic do Excel ou o R Cran para resolver case studies;

Construir módulos de simulação para planear experiências e realizar a respetiva análise estatística de resultados;

Resolver por simulação vários case studies em gestão do risco.

 A frequência desta Unidade Curricular fornecerá, ainda, conhecimentos necessários ao aprofundamento dos estudos em outras áreas da matemática.

Caracterização geral

Código

12234

Créditos

6.0

Professor responsável

Nelson Fernando Chibeles Pereira Martins

Horas

Semanais - 4

Totais - 84

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Conhecimentos de Estatística elementar e de Programação

Bibliografia

Law, A. M. e Kelton, W. D., Simulation modeling and Analysis, McGraw-Hill International Editions, 2007.

Kelton, W.D., Sadowski, R.P. e Swets, N.B., Simulation with ARENA (5ª ed.), McGraw-Hill International Editions, 2009.

Banks, J. et al., Handbook of Simulation, John Wiley & Sons, 1998.

Korn, R., Korn, E., Kroisandt, G. Monte Carlo Methods and Models in Finance and Insurance CRC Press,CRC Financial Mathematics Series. 2010

Banks, J. et al., Discrete-Event System Simulation (3ª ed.), Prentice-Hall, 2001.

Klugman, Panjer and Willmot Loss Models: From Data to Decisions 4th Edition, John Wiley & Sons. 2012.

Chung, C.A., Simulation Modeling Handbook. A Practical Approach, CRC Press, 2004.

Pidd, M., Computer Simulation in Management Science, John Wiley & Sons, 1994.

Método de ensino

O docente expõe a matéria recorrendo a slides e privilegiando a troca de ideias para chegar ao objetivo de cada aula. Os alunos realizam trabalhos práticos de aplicação dos conceitos adquiridos nas aulas ao longo do semestre. Sempre que possível a matéria é ilustrada com exemplos reais. As aulas decorrem em laboratório para ser possível aceder a conteúdos na internet e resolução de exercícios recorrendo a Excel ou R.

obtenção de frequência à UC é obrigatória.

Método de avaliação

Um aluno obterá frequência se assistir a pelo menos 2/3 das aulas lecionadas. Devido à pandemia, salvos raras exceções devidamente identificadas pelo docente, todos os alunos estarão, à partida, dispensados da obtenção de frequência.

 

Avaliação Contínua (Época Normal)

A avaliação contínua da unidade curricular é constituído por uma componente Teórico-prática (50%), uma componente de Projeto (30%) e uma componente Sumativa (20%).


A componente Teórico-prática será constituída por 2 testes escritos (T1 e T2), sendo cada um deles cotado na escala 0 – 10 valores.


A componente de Projeto será constituída por um Trabalho de Grupo (TG) realizado parcialmente em aula. O Trabalho de Grupo será cotado na escala de 0 – 20 valores.


A componente Sumativa será constituída pela resolução de 6 ou 7 problemas que serão resolvidos em aula. Cada problema será cotado na escala de 0 – 4 (ou 5) valores.A classificação nesta componente corresponderá à soma dos 4 ou 5 trabalhos com maior classificação.

Sejam:
CTk, a classificação obtida no k-ésimo Teste;
CTG, a classificação obtida no Trabalho de Grupo;
CTS, a classificação obtida na Componente Sumativa.

Um aluno estará aprovado em Época Normal (avaliação contínua) se as classificações dos Testes CTk forem tais que:

   0,5 (CT1 + CT2) + 0,3 (CTG) + 0,2 (CS) ≥ 9,5.

A Falta/Desistência/Não Entrega de todos os Testes implica a Reprovação em Época Normal, correspondendo ao lançamento de A – Ausente na pauta.

A Classificação Final (CFN) na unidade curricular, em Época Normal será:

   CFN = Arredondamento simétrico de (0,5 (CT1 + CT2) + 0,3 (CTG) + 0,2 (CS) ≥ 9,5).

 

Época de Recurso:

 Seja CEx a classificação obtida no Exame, cotado para 20 valores.

Um aluno aprovará em Época de Recurso se:
   0,5 CEx + 0,3 (CTG) + 0,2 (CS) ≥ 9,5.

 A Classificação Final (CFR) na unidade curricular, em Época de Recurso será:

   CFR = Arredondamento simétrico de (0,5 CEx + 0,3 (CTG) + 0,2 (CS) )



Conteúdo

1 - Introdução

Terminologia e conceitos básicos

Simulação em Tempo Discreto vs em Tempo contínuo

2 - Métodos de Geração de NPA

Qualidades desejáveis nos NPA: Testes de aleatoriedade; avaliação da independência entre NPA consecutivos

O método de inversão

O método de rejeição

Simulação de Monte Carlo

Método de Bootstrap

3 - Utilização do módulo de Visual Basic do Excel/ R para simulação.

4 - Planeamento de experiências e análise estatística de resultados:

Condições iniciais

Número de simulações; Critério de Paragem

Calibração do modelo

Testes estatísticos de ajustamento

Validação dos resultados

5- Aplicações em gestão de risco

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: