Modelos de Apoio à Decisão

Objetivos

No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:

- Conhecer e compreender os conceitos elementares de Teoria da Decisão

- Compreender as problemáticas associadas à subjetividade inerente à tomada de decisão e reconhecer como diferentes metodologias modelam essa subjetividade

- Identificar problemas de Programação Linear Multiobjectivo (PLMO)

- Ser capaz de aplicar diversos métodos para obter de soluções de compromisso em problemas de PLMO

- Ser capaz de modelar e resolver problemas que poderão encontrados em situações reais

Caracterização geral

Código

8416

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Isabel Azevedo Rodrigues Gomes

Horas

Semanais - 4

Totais - 56

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Anderson et al – Quantitative Methods for Business (2001) – SW College Publicating

Antunes, C. H., Alves, M. J., & Clímaco, J. (2016). Multiobjective linear and integer programming. Cham: Springer.

Gomes, M.I. e Chibeles-Martins N. (2023). Mathematical Models for Decision Making with Multiple Perspectives An Introduction, CRC Press.

Goodwin, P. e Wright, G. – Decision Analysis for Management Judgement (2014 - 5th ed.) – John Wiley & Sons

Hillier, Lieberman, Introduction to Operations Research, Mc Graw - Hill, 10th ed (2015) - or any other edition

Saaty, T. L.– The Analytic Hierarchy Process: Planning, Priority Setting, Resource Allocation (1990) – RSW Publications

Steuer, R. E.– Multiple Criteria Optimizations: Theory, Computation, and Application (1986) – John Wiley & Sons

Método de ensino

Aulas presenciais

Método de avaliação

1 - Frequência

Todo o aluno, sem estatuto de trabalhor-estudante, deverá obter FREQUÊNCIA para poder aceder ao 3º e 4º mini-testes e/ou ao Exame. Essa “Frequência” pode obter-se com presença em, pelo menos, dois terços das aulas leccionadas durante o semestre. A “Frequência” obtida num ano lectivo, em caso de Reprovação, mantém-se válida no ano lectivo seguinte.

2 - Avaliação

Qualquer aluno inscrito à disciplina poder-se-á apresentar a avaliação desde que tenha obtido frequência ou esteja dispensado da sua obtenção. A aprovação poderá ser obtida de duas formas: Avaliação Contínua ou Exame.

2.1 – Avaliação contínua

                  A avaliação contínua é composta por 5 elementos:  4 mini-testes com a duração máxima de 45 minutos cada e um trabalho de grupo.

                  Todos os alunos estão admitidos aos 1º e 2º mini-testes. O aluno será admitido aos 3º e 4º mini-testes se tiver obtido frequência.

Cada mini-teste será cotado entre 3 (três) a 5 (cinco) valores sendo o trabalho de grupo cotado para 4 (quatro) valores. Um aluno obterá a aprovação se  as soma de todas as classificações obtidas, arredondada à unidade, for superior a 10 valores.

2.2 – Aprovação por Exame

                  Todos os alunos que tiverem obtido frequência ou tendo sido dispensados da obtenção da mesma estão admitidos a Exame. O Exame tem a duração máxima de 3 horas. A aprovação na disciplina é obtida se a classificação obtida no exame, arredondada às unidades, for pelo menos de 10 valores.

NOTA FINAL : A "Melhoria de Nota" subentende inscrição adequada na Divisão Académica, conforme disposto no Regulamento de Avaliação em vigor.

Conteúdo

1 – Decisão Uni-Critério: Decisão em Situação de Incerteza; Decisão em Situação de Risco; Decisões sequenciais e Arvores de Decisão; Teoria da Utilidade;

2 – Decisão Multicritério: Modelos Compensatórios – Técnica SMART e TOPSIS; Modelos Não-Compensatórios – Métodos ELECTRE; Modelos Hierárquicos – Filosofia AHP.

3 – Optimização Multiobjectivo: Soluções e Objetivos. Dominância e Eficiência; Modelos com somas agregadas; Modelos com vetores de pesos; Modelos com mudança de escala; Modelos de redução da região admissível; Programação por Metas; Modelos Interativos: STEM.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: