Economia Matemática
Objetivos
Nesta unidade curricular introduz-se a teoria da escolha do consumidor em contexto de incerteza e introduz-se a teoria do equilíbrio geral. Pretende-se que o aluno conheça os fundamentos subjacentes aos principais modelos financeiros de escolha de carteira e de valorização dos instrumentos financeiros.
Caracterização geral
Código
11577
Créditos
3.0
Professor responsável
Marta Cristina Vieira Faias Mateus
Horas
Semanais - 2
Totais - 36
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Noções básicas de Análise em Rn e Álgebra Linear.
Bibliografia
- Fudenberg F. and Tirole, J., Game Theory, The MIT Press, 1995.
- Hens, T. and Pilgrim, B., General Equilibrium Foundations of Finance, Springer-Science-Business Media, BV, 2002
- LeRoy S.L. and Werner, J., Principles of Financial Economics, Cambridge University Press, 2001.
- Magill, M. and Quinzii, M., Incomplete Markets: vol. I: finite horizon economies and vol. II: infinite horizon economies, Cheltenham, Northampton : An Elgar Reference Collection, cop. 2008.
- Mas-Colell, A., Whinston, M.D. and Green, J.R., Microeconomic Theory, Oxford University Press, 1995.
- Varian, H., Microeconomic Analysis, Viva-Norton Student Edition, 2009.
Método de ensino
Aulas teóricas-práticas que consistem na exposição da matéria teórica, que é de seguida aplicada na resolução de problemas propostos pelo professor. São feitas as demonstrações de alguns resultados teóricos, nomeadamente as que o Professor considera importantes para a compreensão desses resultados.
Quaisquer dúvidas são esclarecidas no decorrer das aulas ou nas sessões destinadas a atendimento de alunos ou ainda em sessões combinadas directamente entre aluno e professor.
Método de avaliação
1 - Para obter classificação na disciplina, é necessário que o aluno obtenha frequência ou que dela esteja dispensado.
Para obter frequência, o aluno não pode exceder o limite de três faltas injustificadas às aulas teórico-práticas, ou possuir algum estatuto especial que preveja a dispensa de comparência a aulas (e.g., trabalhadores estudantes).
2 – AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS
2.1 – Avaliação contínua
A avaliação contínua da unidade curricular tem dois elemetos de avaliação. Um teste realizado no final do semestre que pesa 70% para a nota final, e um trabalho de grupo que pesa de 30% na nota final. O trabalho consiste na discussão de um paper. O aluno tem que entregar um relatório com essa discussão e fazer uma apresentação do mesmo em aula.
2.2 - Exame de Recurso
Podem apresentar-se a exame de recurso todos os alunos inscritos e não aprovados na disciplina que tenham obtido frequência ou que dela estejam dispensados.
3 – MELHORIA DE NOTA
Todos os alunos que pretendam apresentar-se a exame de melhoria de nota devem inscrever-se, para esse efeito, no CLIP.
Se a classificação do exame de melhoria for superior à classificação obtida anteriormente na disciplina, será considerada como classificação final. Caso contrário, não se verifica melhoria de nota.
Conteúdo
1. Teoria do consumidor
2. Escolha em contexto de incerteza
3. Otimização
4. Equilibrio geral numa economia de troca pura
5.Equilibrio geral com mercados financeiros (incompletos)
6. Teoria de jogos
7. Teoria do apreçamento por não arbitragem