Bioquímica Clínica
Objetivos
Adquirir conhecimentos e competências na área da Bioquímica Clínica.
Conhecer os aspectos básicos do controlo de qualidade nesta área.
Entender a importância dos biomarcadores e seu papel em investigação translacional.
Conhecer os métodos analíticos utilizados na determinação quantitativa e/ou qualitativa de moléculas associadas a disfunções metabólicas.
Pesquisar e interpretar criticamente a literatura científica, nomeadamente na perspetiva do estudo de caso.
Caracterização geral
Código
10783
Créditos
6.0
Professor responsável
José Ricardo Ramos Franco Tavares
Horas
Semanais - 4
Totais - 92
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Conhecimentos gerais de fisiologia, química, bioquímica e biologia molecular.
Bibliografia
- William J. Marshall, Marta Lapsley, Ruth M. Ayling Clinical Biochemistry: Metabolic and Clinical aspects 3th Edition, Churchill Livingstone Elsevier, 2014
- R. Swaminathan Handbook of Clinical Biochemistry, Oxford University Press, 2004.
- Thomas Devlin. Textbook of Biochemistry with Clinical Correlations. 6th Edition, Wiley-Liss, 2006.
- Allan Gaw, Michael J. Murphy, Robert A. Cowan, Denis St. J. O''''''''Reilly, Michael J. Stewart, James Shepherd. Clinical Biochemistry: An Illustrated Colour Text. 4th Edition, Churchill Livingstone Elsevier, 2008.
Método de ensino
A unidade curricular engloba aulas teóricas e teórico-práticas. As aulas teóricas serão lecionadas com recurso a “data show”, acompanhadas de bibliografia complementar disponibilizada previamente na página Web da disciplina. Na aula de apresentação será distribuída uma ficha de diagnóstico de conhecimento considerado essencial para que o aluno possa apreender os conceitos apresentados nesta unidade. Cinco aulas teóricas serão lecionadas por especialistas convidados em áreas importantes da Bioquímica Clínica.
As aulas teórico-práticas incidirão na discussão de técnicas utilizadas em laboratórios de análises clínicas, para os quais os alunos terão de apresentar um seminário sobre cada uma das técnicas abordadas, seguido de um período de discussão alargado.
Método de avaliação
Dois Testes – cada um valendo 30% da nota final da UC:
1º Teste – Abordando a matéria lecionada pelos docentes: Laboratório; Rins; Eletrólitos; Proteínas e Fígado
2º Teste (a decorrer na "Epoca 1" definida pelo Despacho 4/2020) – Abordando a matéria apresentada nos cinco Seminários por especialistas
Para ter aproveitamento à UC é obrigatória uma nota igual ou superior a 9,5 valores na média dos dois testes, não havendo nota mínima em cada teste. A ausência ao teste implica uma nota de zero valores.
Exame de Recurso (a decorrer na "Epoca 2" definida pelo Despacho 4/2020): Só para estudantes reprovados, ou que queiram melhorar nota (mediante inscrição) à avaliação teórica. Este Exame conta apenas para a Avaliação Teórica, ou seja, conta 60% da nota final à UC. Para os estudantes reprovados terem aproveitamento à UC é obrigatória uma nota igual ou superior a 9,5 valores neste Exame.
Seminário de Técnicas - 30% da nota final da UC: Para esta nota será tida em consideração a apresentação sob a forma de seminário, a discussão e a documentação entregue.
Período de discussão após cada seminário - 10% da nota final da UC: No final de cada Seminário de Técnicas, os grupos reúnem-se durante 5 minutos e combinam uma pergunta para fazer ao grupo que acabou de apresentar. Para cada pergunta efetuada, o Professor comunicará oralmente imediatamente a sua cotação. A qualidade da pergunta tem a ver com a sua relevância para o Seminário de Técnicas que acabou de ocorrer.
3 pontos - Pergunta muito boa/excelente
2 pontos - Pergunta boa
1 ponto - Pergunta razoável
As perguntas de curiosidade sobre questões médicas ou do tipo "Não percebi aquela figura...", "Expliquem melhor (...)", "Gostaram de fazer este trabalho?" ou outra que não implique qualquer esforço de tentar perceber o trabalho por parte de quem pergunta, não recebem pontuação.
Não há limite ao número de perguntas a efetuar por cada grupo. Contudo será dada prioridade aos grupos que colocaram menos perguntas. Estes valores só se aplicam às duas primeiras perguntas, havendo um fator de atenuação de 50% para as perguntas de três a dez e de 25% a partir da 11ª pergunta.
O grupo que somar mais pontos fica com 20 valores a esta componente. As notas dos restantes serão calculadas proporcionalmente ao valor obtido por este grupo.
Conteúdo
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1. Introdução à Bioquímica Clínica. Aquisição e interpretação de dados bioquímicos. O laboratório de Bioquímica Clínica e a Qualidade.
2. Equilíbrio ácido-base do organismo e análises clínicas associadas com as funções respiratória e renal.
3. Proteínas plasmáticas e principais análises associadas. Proteínas de fase aguda e imunoglobulinas
4. Funções hepáticas e suas perturbações. Testes de função hepática
5. Biomarcadores em investigação biomédica translacional: estudos de caso do cancro e do AVC
6. Métodos analíticos usados em laboratórios de Patologia Clínica, com ênfase na vertente Bioquímica
7. Seminários de especialistas nacionais e estrangeiros em áreas de grande atualidade em aplicações de técnicas e investigação translacional em Bioquímica Clínica
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: