História e Filosofia da Matemática
Objetivos
No final desta UC os alunos deverão ter adquirido uma ideia geral da História da Matemática, como ela moldou os conceitos, ferramentas e metodologias da Matemática moderna.
Caracterização geral
Código
10792
Créditos
3.0
Professor responsável
Isabel Maria Oitavem Fonseca da Rocha Kahle
Horas
Semanais - 3
Totais - 39
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Conhecimentos elementares de matemática.
Bibliografia
A título indicativo:
- História das Matemáticas na Antiguidade, de Fernando de Vasconcellos, Livrarias Aillaud e Bertrand, 1925 (nova edição: editor Franco de Oliveira, edição Ludus, 2006).
- A contextual history of Mathematics, de Ronald Calinger, Prentice-Hall, 1999.
- História concisa das Matemáticas, Ciência Aberta, 33, de Dirk Stuik, Gradiva, 1992.
- The philosophy of Mathematics, An introductory essay, de Stephan Körner, Dover, 1968.
- Proofs and refutations, by Imre Lakatos, Cambridge University Press, 1976.
Método de ensino
Métodos habituais de ensino universitário da Matemática com uma forte componente de participação ativa do aluno (seminário).
Seminário + Relatório + Prova oral (opcional): 100%
Método de avaliação
Para obter aprovação à UC é necessário assistir a pelo menos 2/3 das aulas dadas.
A avaliação é efectuada com base em um seminário por aluno (apresentação, discussão e relatório) e um teste. O seminário vale 80% da classificação final e o teste vale 20%.
Os alunos que obtiverem uma classificação final superior ou igual a 10 valores obtêm aprovação na UC com a correspondente classificação.
Os alunos que obtiverem uma classificação final superior a 17 valores podem ser chamados a prestar uma prova suplementar. Caso não o façam obtêm aprovação na UC com a classificação de 17 valores.
Conteúdo
- As Matemáticas sob a influência das antigas civilizações orientais;
- As Matemáticas sob a influência da civilização grega;
- As Matemáticas na Idade-média e durante a Renascença;
- As Matemáticas modernas.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: