Introdução à Prática Profissional

Objetivos

Reconhecer e refletir sobre a realidade educativa.
Observar situações de educação e de ensino, quer no que respeita aos aspetos transversais relativos à organização da escola quer aos aspetos específicos relativos ao ensino de Matemática.

Caracterização geral

Código

11529

Créditos

3.0

Professor responsável

Alexandra Sofia da Cunha Rodrigues, Helena Cristina Oitavem Fonseca da Rocha

Horas

Semanais - 1

Totais - 25

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não existem requisitos descriminados.

Bibliografia

  • Aprendizagens Essenciais (programas) de Matemática para o Ensino Básico e Secundário. 
  • Manuais Escolares em vigor.
  • Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
  • Lei de bases do sistema educativo.
  • Legislação relativa ao regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos.
  • Chiruguru, S. (2020). The Essential Skills of 21st Century Classroom (4Cs). 
  • Subramaniam, C. S. (2020). What makes a good teacher great? World of Careers – Newsbytes (Buzz).
  • Nessipbayeva, O. (s/ data). The competencies of the modern teacher. In Pre-Service and In-Service Teacher Training (Part 2). pp. 148-154

Método de ensino

Os alunos deslocar-se-ão a uma ou mais escolas de 3.º ciclo e/ou de Ensino Secundário, participando nas atividades em desenvolvimento nestas, interagindo com professores e alunos, nomeadamente assistindo a aulas e lecionando. Esta atividade permitirá uma familiarização com a realidade da escola e da sala de aula e será a base para a realização de discussões e reflexões sobre o ensino e a aprendizagem da matemática.

Método de avaliação

A avaliação será contínua e terá por base a experiência vivida, valorizando essencialmente a capacidade de identificar pontos chave da atuação do professor em sala de aula, aspetos menos e mais conseguidos numa aula, e possíveis opções alternativas. Terá por base:

- um documento reflexivo realizado pelo aluno (sendo valorizada a sua capacidade de reflexão e de fundamentar as opções assumidas)

- a apresentação e discussão oral realizada em torno desse documento

- a capacidade de discutir documentos reflexivos apresentados pelos colegas.

Conteúdo

 

As competências e as funções do professor na sociedade atual.

O ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: