Investigação em Educação Matemática II
Objetivos
Esta disciplina tem por objectivos a discussão, problematização, realização e experimentação didática nos tópicos dos programas do Ensino Básico e Secundário, bem como em todos os aspectos relacionados com a intervenção educativa. Pretende-se especialmente proporcionar momentos de preparação, implementação e reflexão sobre a indução na prática pedagógica do trabalho de estágio. Os alunos aprofundarão os conceitos matemáticos que compõem o currículo, discutindo-os do ponto de vista teórico, implementando métodos e estratégias de ensino dos mesmos e experimentando e testando os resultados em termos de aprendizagem. Espera-se que os futuros professores, com base numa postura de investigadores, desenvolvam uma abordagem dos conteúdos matemáticos diversificando os métodos e estratégias de ensino. Partindo de uma metodologia de investigação-ação, pretende-se continuar o desenvolvimento do trabalho de investigação já iniciado no 1º semestre, que culminará no Relatório de Estágio
Caracterização geral
Código
13014
Créditos
3.0
Professor responsável
Helena Cristina Oitavem Fonseca da Rocha
Horas
Semanais - 3
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem
Bibliografia
Matos, J. M., & Serrazina, M. L. (1996). Didáctica da Matemática. Lisboa: Universidade Aberta.
Moore, D. S., & McCabe, G. P. (1989). Introduction to the Practice of Statistics. New York: W. H.
Freeman and Company.
Ponte, J. P., Oliveira, H., Cunha, M. H., & Segurado, M. I. (1998). Histórias de investigações
matemáticas. Lisboa: IIE.
Silva, J. C., & Leal, C. M. F. (1996). Análise Matemática Aplicada. Lisboa: McGraw-Hill.
Veloso, E. (1998). Geometria: temas actuais. Lisboa: Instituto Inovação Educacional.
Programas para o Ensino Básico e Secundário, Manuais Escolares em vigor, Brochuras e outros materiais pedagógicos.
Método de ensino
Aulas teóricas sobre os temas dos conteúdos programáticos. Os alunos, organizados em grupos, farão uma apresentação sobre os vários temas propostos.
Aulas teórico/práticas para construir e explorar modelos matemáticos propostos pelo professor e desenvolvidos em colaboração com os alunos.
Aulas práticas para construção e exploração de modelos matemáticos pelos alunos. Apresentação e discussão dos trabalhos realizados pelos alunos.
Método de avaliação
A avaliação será contínua e terá por base:
A participação dos alunos no trabalho da aula,
A apresentação e discussão dos temas propostos,
A elaboração de um relatório sobre os temas apresentados,
A realização e apresentação de tarefas de modelação possíveis de utilizar na sala de aula,
A realização de um trabalho individual sobre o tema “A modelação no ensino e aprendizagem da matemática”.
Realização de um teste de avaliação sumativa.
Os trabalhadores estudantes e os restantes alunos em casos excepcionais e devidamente justificados, poderão optar por substituir a participação no trabalho da aula por um exame final.
Conteúdo
Modos de intervenção: no meio, na escola, na direção de turma, na turma, na aula.
Aprofundamento da intervenção pedagógica:
Investigação Pedagógica em Aritmética
Investigação Pedagógica em Álgebra
Investigação Pedagógica em Análise
Investigação Pedagógica em Geometria
Investigação Pedagógica em Probabilidades e Estatística
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: