Comunicação Social, Científica e Técnica

Objetivos

A disponibilizar brevemente

Caracterização geral

Código

8917

Créditos

3.0

Professor responsável

Isabel Maria da Silva Pereira Amaral

Horas

Semanais - 2

Totais - 54

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n/a

Bibliografia

Hofmann, AH. Scientific Writing and Communication: Papers, Proposals, and Presentations. (Oxford University Press, 2019)

Anderson, PV. Technical Communication – a reader-centered approach. (Canada: Wadsworth Cengage Learning 2011)

Spilka, R. Digital Literacy for Technical Communication: 21st Century Theory and Practice. Routledge;  (December 4, 2009)

Mamishev, S. Creating Research and Scientific Documents Using Microsoft Word. Microsoft Press, 2014.

Método de ensino

As aulas são teórico/práticas e combinam introduções pelo docente aos temas da disciplina e sessões de reflexão e debate com a intervenção dos alunos a partir de leituras prévias diversas. Os estudantes têm acesso a um variado tipo de documentação de apoio à frequência da unidade curricular que é disponibilizado na página da disciplina, na plataforma Moodle.

Método de avaliação

A avaliação inclui os seguintes elementos:

Elaboração de um artigo científico sobre um tema do programa, respeitando as normas da escrita científica e técnica (30%);

Elaboração de uma recensão crítica de uma obra publicada sobre um dos tópicos da disciplina (40%)

Apresentação de um artigo ou da recensão e gravação dessa apresentação (máx. 5 min) com disponibilização na internet (30%)

Conteúdo

  1. A evolução das formas e estilos de comunicação científica ao longo da história
  2. A comunicação científica e técnica
    1. Especificidade, objectivos, audiências e contexto
    2. Planificação
    3. Condução da investigação
  3. Regras de escrita científica e técnica
    1. Estilos e normas (apresentações públicas, relatórios, artigos, teses, etc.)
    2. Iconografia e grafismo
    3. Referenciação
  1. Avaliação da informação científica e técnica
    1. Redes de conhecimento
    2. Indexação e Métricas
  1. A divulgação dos resultados
    1. Objetivos
    2. Audiências
    3. Impacto
  1. A dimensão ética da comunicação científica e técnica