História da Europa

Objetivos

Esta disciplina pretende dar aos alunos uma base de conhecimentos gerais, nos planos económico, políico e social, sobre a Europa dos séculos XIX e XX.  Considera-se fundamental que os alunos deste programa doutoral tenham, na sua investigação na área da História, Filosofia e Património da ciência e da Tecnologia, um enquadramento de fundo, que lhes permita relacionar a produção e a prática científica e tecnológica num dado momento e num dados lugar com a envolvente civilizacional.

Caracterização geral

Código

9920

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Paula Pires dos Santos Diogo

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 63

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não há requisitos.

Bibliografia

Making Europe Book Series: https://www.makingeurope.eu/www/bookseries

Aldcroft, Derek H. & Ville, S. P. (Ed.), The European Economy, 1750-1914: A Thematic Approach, 1994.

Aldcroft,  Derek H., Historia de la Economia Europea (1914-1990), "NuevosInstrumentos Universitarios", Barcelona, Crítica,1997.

Hudson, Pat, The Industrial Revolution, Londres, Edward Arnold, 1992.

Iriye, A., Saunier, P-Y. (eds.), The Dictionary of Transnational History, Palgrave Macmillan , 2007

Kenwood, A. G. e Lougheed, A.L., The Growth of the International Economy 1820-2000, London/New York, Routledge, 1971 (4ª ed. 1999).

Léon, Pierre (Dir.), História Económica e Social  do Mundo, Vols. V e VI, Lisboa, Sá da Costa Editora, 1981-82.

Será indicada bibliografia específica para os seminários.

Método de ensino

 A disciplina tem duas horas de aulas em seminário, onde a exposição dos conteúdos do programa são assegurados pelo docente, utilizando-se diversos materiais didáticos considerados relevantes, nomeadamente iconografia diversa, extractos de obras científicas, técnicas e de literatura, em ambos os casos coevas da matéria leccionada na sessão, e filmes (cf. filmografia indicada para a disciplina). Procura-se sempre estimular nos alunos uma leitura crítica e integrada destes materiais didáticos nos conteúdos do programa através dos quais serão directamente avaliados (consulte-se métodos de avaliação).

 

 

Método de avaliação

 A avaliação na disciplina é feita com base em:

1) recensão crítica de uma obra seleccionada pelo docente, de acordo com o perfil académico do aluno;

 2) texto de reflexão a partir das proposta da Inventing Europe Virtual Exhibit

 

 

 

 

 

 

Conteúdo

Em

Contemplam-se os seguintes tópicos:

1. A herança clássica. A ideia de Europa e os paradigmas da civilização Antiga: direito, liberdade e cidadania / universalismo e pluralismo

2. A Europa Medieval. Formação em rede: cristianismo e Igreja; malhas urbanas e comerciais; universidades; arte e saber como matriz civilizacional Europa além-mar: novos espaços, construção e difusão / dispersão do modelo europeu

3. Modernidade e Renascimento; Humanismo como paradigma; cultura e revolução científica; circulação do conhecimento; novas artes

4.A Europa das Luzes

5. Revoluções e novos ideários

6. Sociedade industrial: Revolução. Tecnologia. Capitalismo. Liberalismo. Marxismo e internacionalismo. Nacionalismo e construção das nações. Organização internacional da Europa contemporânea

7. Guerras e crises: o Wilsonian Moment e a transformação do papel da Europa no Mundo

8.  Da Europa globalizadora à globalização da Europa

 

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: