História da Europa
Objetivos
Esta disciplina pretende dar aos alunos uma base de conhecimentos gerais, nos planos económico, políico e social, sobre a Europa dos séculos XIX e XX. Considera-se fundamental que os alunos deste programa doutoral tenham, na sua investigação na área da História, Filosofia e Património da ciência e da Tecnologia, um enquadramento de fundo, que lhes permita relacionar a produção e a prática científica e tecnológica num dado momento e num dados lugar com a envolvente civilizacional.
Caracterização geral
Código
9920
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Paula Pires dos Santos Diogo
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 63
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não há requisitos.
Bibliografia
Making Europe Book Series: https://www.makingeurope.eu/www/bookseries
Aldcroft, Derek H. & Ville, S. P. (Ed.), The European Economy, 1750-1914: A Thematic Approach, 1994.
Aldcroft, Derek H., Historia de la Economia Europea (1914-1990), "NuevosInstrumentos Universitarios", Barcelona, Crítica,1997.
Hudson, Pat, The Industrial Revolution, Londres, Edward Arnold, 1992.
Iriye, A., Saunier, P-Y. (eds.), The Dictionary of Transnational History, Palgrave Macmillan , 2007
Kenwood, A. G. e Lougheed, A.L., The Growth of the International Economy 1820-2000, London/New York, Routledge, 1971 (4ª ed. 1999).
Léon, Pierre (Dir.), História Económica e Social do Mundo, Vols. V e VI, Lisboa, Sá da Costa Editora, 1981-82.
Será indicada bibliografia específica para os seminários.
Método de ensino
A disciplina tem duas horas de aulas em seminário, onde a exposição dos conteúdos do programa são assegurados pelo docente, utilizando-se diversos materiais didáticos considerados relevantes, nomeadamente iconografia diversa, extractos de obras científicas, técnicas e de literatura, em ambos os casos coevas da matéria leccionada na sessão, e filmes (cf. filmografia indicada para a disciplina). Procura-se sempre estimular nos alunos uma leitura crítica e integrada destes materiais didáticos nos conteúdos do programa através dos quais serão directamente avaliados (consulte-se métodos de avaliação).
Método de avaliação
A avaliação na disciplina é feita com base em:
1) recensão crítica de uma obra seleccionada pelo docente, de acordo com o perfil académico do aluno;
2) texto de reflexão a partir das proposta da Inventing Europe Virtual Exhibit
Conteúdo
Em
Contemplam-se os seguintes tópicos:
1. A herança clássica. A ideia de Europa e os paradigmas da civilização Antiga: direito, liberdade e cidadania / universalismo e pluralismo
2. A Europa Medieval. Formação em rede: cristianismo e Igreja; malhas urbanas e comerciais; universidades; arte e saber como matriz civilizacional Europa além-mar: novos espaços, construção e difusão / dispersão do modelo europeu
3. Modernidade e Renascimento; Humanismo como paradigma; cultura e revolução científica; circulação do conhecimento; novas artes
4.A Europa das Luzes
5. Revoluções e novos ideários
6. Sociedade industrial: Revolução. Tecnologia. Capitalismo. Liberalismo. Marxismo e internacionalismo. Nacionalismo e construção das nações. Organização internacional da Europa contemporânea
7. Guerras e crises: o Wilsonian Moment e a transformação do papel da Europa no Mundo
8. Da Europa globalizadora à globalização da Europa
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: