Historiografia

Objetivos

No final desta unidade curricular, o estudante deverá ter adquirido conhecimentos, aptidões e competências que, numa perspectiva crítica, lhe permitam  avaliar textos e livros no âmbito da historiografia da ciência, da tecnologia e da medicina. Deverão ainda saber manusear  e refletir sobre a utilidade e limitações de IGNOREes primárias utilizadas na elaboração de textos nestes domínios do saber. 

Promover  uma atitude crítica  promotora de maturidade intelectual.

Fundamentar e construir argumentos de forma estruturada, coerente e concisa.

Apresentar oralmente  artigos e projetos de uma forma estruturada, aliciante e respeitando o tempo disponível para a tarefa. 

Aquisição e compreensão:

Compreenderão o objecto da historiografia;

Saberão perspectivar os principais passos da evolução da  historiografia da ciência e áreas afins;

Saberão avaliar a complexidade e diversidade de problemas historiográficos suscitados pela história da ciência, da tecnologia e da medicina;

Saberão utilizar IGNOREes primárias e outras  ferramentas e métodos da análise histórica;

Saberão algumas das relações da história da ciência com outros domínios do saber;

Terão sido introduzidos aos debates atuais no seio da historiografia da ciência.

Aplicação:

Promover  uma atitude crítica  promotora de maturidade intelectual.

Fundamentar e construir argumentos de forma estruturada, coerente e concisa.

Apresentar oralmente  artigos e projetos de uma forma estruturada, aliciante e respeitando o tempo disponível para a tarefa.

Caracterização geral

Código

9921

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Paula Pires dos Santos Diogo

Horas

Semanais - 3

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

 Gavrolu,Kostas,  O Passado das Ciências como História (Porto: Porto Editora, 2007);

 Iggers, Georg G., Historiography in the Twentieth Century. From Scientific Objectivity to the Postmodern Challenge, with a New Epilogue (Middletwon, Weleyan University Press, 2005);

 Shortland, Michael and Richard Yeo (eds.), Telling Lives in Science. Essays on Scientific Biography (Cambridge: Cambridge University Press, 1996);

 Soderqvist,T.,  ed., The Historiography of Contemporary science and technology (UK: Harwood academic publishers, 1996).

Stauenmaier, J. M. Technology Storytellers (Cambridge (Mass): MIT Press, 1989)

 

 

Método de ensino

Apresentação, pela docente, das várias temáticas e abordagens relevantes para a disciplina;

Discussão de artigos críticos no âmbito do desenvolvimento da disciplina;

Elaboração de pequenos ensaios sobre tarefas específicas no âmbito da historiografia da ciência e da tecnologia e da medicina.

Método de avaliação

/seminários. Apresentação de um artigo;  moderação do debate de um artigo;   Recensão crítica (“article review”) de um artigo  sobre história da ciência ou da tecnologia; participação nas aulas e nas actividades semanais sugeridas pela docente.

Conteúdo

1. Apresentação da disciplina. 

2. Clássicos da Historiografia de História da Ciência e da Tecnologia

3. Historiografia dos Centros e Periferias

 4. Historiografia História da Ciência e da Tecnologia na História Urbana,

5: Historiografia Mobilidadea

6: Historiografia do Antropocénico

7: Historiografia da História Institucional de Ciência e Tecnologia

 

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: