Historiografia
Objetivos
No final desta unidade curricular, o estudante deverá ter adquirido conhecimentos, aptidões e competências que, numa perspectiva crítica, lhe permitam avaliar textos e livros no âmbito da historiografia da ciência, da tecnologia e da medicina. Deverão ainda saber manusear e refletir sobre a utilidade e limitações de IGNOREes primárias utilizadas na elaboração de textos nestes domínios do saber.
Promover uma atitude crítica promotora de maturidade intelectual.
Fundamentar e construir argumentos de forma estruturada, coerente e concisa.
Apresentar oralmente artigos e projetos de uma forma estruturada, aliciante e respeitando o tempo disponível para a tarefa.
Aquisição e compreensão:
Compreenderão o objecto da historiografia;
Saberão perspectivar os principais passos da evolução da historiografia da ciência e áreas afins;
Saberão avaliar a complexidade e diversidade de problemas historiográficos suscitados pela história da ciência, da tecnologia e da medicina;
Saberão utilizar IGNOREes primárias e outras ferramentas e métodos da análise histórica;
Saberão algumas das relações da história da ciência com outros domínios do saber;
Terão sido introduzidos aos debates atuais no seio da historiografia da ciência.
Aplicação:
Promover uma atitude crítica promotora de maturidade intelectual.
Fundamentar e construir argumentos de forma estruturada, coerente e concisa.
Apresentar oralmente artigos e projetos de uma forma estruturada, aliciante e respeitando o tempo disponível para a tarefa.
Caracterização geral
Código
9921
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Paula Pires dos Santos Diogo
Horas
Semanais - 3
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Gavrolu,Kostas, O Passado das Ciências como História (Porto: Porto Editora, 2007);
Iggers, Georg G., Historiography in the Twentieth Century. From Scientific Objectivity to the Postmodern Challenge, with a New Epilogue (Middletwon, Weleyan University Press, 2005);
Shortland, Michael and Richard Yeo (eds.), Telling Lives in Science. Essays on Scientific Biography (Cambridge: Cambridge University Press, 1996);
Soderqvist,T., ed., The Historiography of Contemporary science and technology (UK: Harwood academic publishers, 1996).
Stauenmaier, J. M. Technology Storytellers (Cambridge (Mass): MIT Press, 1989)
Método de ensino
Apresentação, pela docente, das várias temáticas e abordagens relevantes para a disciplina;
Discussão de artigos críticos no âmbito do desenvolvimento da disciplina;
Elaboração de pequenos ensaios sobre tarefas específicas no âmbito da historiografia da ciência e da tecnologia e da medicina.
Método de avaliação
/seminários. Apresentação de um artigo; moderação do debate de um artigo; Recensão crítica (“article review”) de um artigo sobre história da ciência ou da tecnologia; participação nas aulas e nas actividades semanais sugeridas pela docente.
Conteúdo
1. Apresentação da disciplina.
2. Clássicos da Historiografia de História da Ciência e da Tecnologia
3. Historiografia dos Centros e Periferias
4. Historiografia História da Ciência e da Tecnologia na História Urbana,
5: Historiografia Mobilidadea
6: Historiografia do Antropocénico
7: Historiografia da História Institucional de Ciência e Tecnologia
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: