História da Ciência

Objetivos

Esta disciplina tem por objectivos:

1- Perspectivar a evolução da ciência numa dimensão histórica, permitindo uma visão dinâmica do conhecimento científico

2- Compreender a estrutura interna da abordagem científica e a sua relação com os contextos socio-económico e cultural

Caracterização geral

Código

9923

Créditos

6.0

Professor responsável

Isabel Maria da Silva Pereira Amaral

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 48

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Licenciatura

Bibliografia

 

 P. J. Bowler and John V. Pickstone, The Cambridge History of Science: Volume 6, Modern Life and Earth Sciences (Cambridge, 2009)

 P. J.  Bowler & I. R. Morus, Making Modern Science. A Historical Survey (Chicago, 2005)

R. Porter, ed.,  The Cambridge History of Science: Volume 4, Eighteenth-Century Science: Eighteenth-century Science Vol 4  (Cambridge, 2003)

 R. C. Olby et al., eds., Companion to the History of Modern Science, (London/Nova Iorque, 1990)

 

 


Método de ensino

Os métodos de ensino são diversificados e envolvem:

-Introdução a temas específicos pelo professor

- Discussão e análise crítica de textos e material audiovisual pelos estudantes

- Pesquisa e sistematização de informação científica e de IGNOREes secudárias a realizar pelos estudantes.

Método de avaliação

Avaliação

- cinco comentários críticos de artigos selecionados

-recensão crítica de uma obra selecionada pelo docente, de acordo com o perfil académico do aluno e interesses;

-participação nas aulas.

Conteúdo

Elementos para uma História das Ciências:

  • Práticas da razão: os Impérios Pré-clássicos e os primeiros passos numa racionalidade proto-científica.
  • A Grécia e o nascimento da racionalidade científica: a física e a matemática como pilares de uma nova arquitectura cognitiva.
  • O mundo cognitivo da Europa Medieval: teologia e simbolismo. O conceito do universo fechado como fundamento do conhecimento. Uma prática perigosa: a alquimia.
  • Renascimento: Leonardo e a observação; Galileu e o método científico. O conceito do domínio da natureza. O universo de Newton e o mecanicismo.
  • O Iluminismo, os conceitos de utilidade e de progresso. Ciência e Iluminismo: A extensão do paradigma newtoniano. Newtonianos e ‘newtonianismos’. Lavoisier e a revolução na química.
  • O século XIX: A visão mecanicista e seus problemas. A irreversibilidade na física, geologia e ciências da natureza. Átomos na física e na química. A Biologia, uma nova área disciplinar. As terias evolucionistas, a microscopia, a microbiologia e a genética mendeliana.
  • O desenvolvimento das teorias de campo: de Faraday a Maxwell. Física.
  • Epistemologia e sociedade no século XX: o mundo do muito rápido e o mundo do muito pequeno. A física do éter e os seus problemas. Einstein e as origens da teoria da relatividade restrita. As novas noções de espaço, tempo e simultaneidade e as previsões da teoria. A estrutura do átomo e as primeiras teorias quânticas. Luz e matéria.
  • Do universo macro ao universo micro nas ciências biológicas. A Biologia Molecular, a biotecnologia, as novas linguagens e potencialidades da investigação biológica e biomédica.  

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: