História da Tecnologia

Objetivos

O objectivo da disciplina é, em termos globais, levar aos alunos um conjunto mínimo de conteúdos que lhes permita constituir um núcleo de conhecimentos ao nível da cultura científica e técnica.

Pretende-se que a disciplina funcione como um catalisador para a reflexão dos alunos sobre a essência do seu próprio métier, levando-os a interrogarem-se sobre a natureza da técnica (afinal, o seu futuro objecto profissional), a comprenderem os diversos papeis e níveis de protagonismo que a tecnologia assumiu e assume na sociedade europeia e a sedimentarem uma cultura de responsabilidade do tecnólogo face ao todo social.

 Neste sentido a organização do programa privilegia uma abordagem de momentos históricos seleccionados que perspective as relações entre tecnologia e sociedade, partindo, certamente, de objectos e dispositivos materiais, mas incorporando-os e "lendo-os" no interior de um sistema de elaboração de conhecimentos e de interacções com as restantes estruturas do todo social.

Os objectivos da disciplina podem ser, assim, sumariados nos seguintes pontos:

(i) plano das aprendizagens/aquisição de conhecimentos:

* compreender a estrutura interna do universo tecnológico, suas interrelações com a ciência e sua relação em termos dos contextos económico, político, social e cultural;

* compreender o processo de  identificação da estrutura tecnológica com o conceito de progresso;

* entender a produção e a prática tecnológicas como uma dinâmica entre sucesso e fracasso;

* dominar conceitos fundamentais para a compreensão da produção e difusão do saber tecnológico;

* estudar um conjunto seleccionado de modificações no sistema tecnológico fundamentais no desenvolvimento da matriz civilizacional da Europa;

(ii) plano da aquisição de competências:

 * perspectivar a tecnologia numa dimensão histórica, permitindo uma visão dinâmica do conhecimento tecnológico;

* construir uma memória crítica sobre o papel da tecnologia e da engenharia na sociedade europeia;

* desenvolver o sentido de responsabilidade social do produtor de tecnologia.

Caracterização geral

Código

9924

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Paula Pires dos Santos Diogo

Horas

Semanais - 2

Totais - 63

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Bibliografia de consulta obrigatória 

  • Cardwell, D., The Fontana History of Technology, Londres, Fontana Press, 1994 
  • McClellan, J.E., Dorn, H., Science and Technology in World History, Baltimore, The Johns Hopkins University Press, 2006
  • Misa, T.J., Leonardo to the Internet, Baltimore, The Johns Hopkins University Press, 2004
  • Mowery, D., Rosenberg, N., Paths of Innovation, Cambridge, Cambridge University Press, 1998 
  • Reynolds, T.S., Cutcliffe, S.H. (eds.), Technology and the West: A Historical Anthology from Technology and Culture, Chicago, The University of Chicago Press, 1997. 

 Para cada ponto do programa será indicada bibliografia suplementar, que poderá ser consultada no Moodle. Está também disponivel no Moodle a filmografia da disciplina.

Método de ensino

A disciplina tem duas horas de aulas em seminário, onde a exposição dos conteúdos do programa são assegurados pelo docente, utilizando-se diversos materiais didáticos considerados relevantes, nomeadamente iconografia diversa, extractos de obras científicas, técnicas e de literatura, em ambos os casos coevas da matéria leccionada na sessão, e filmes (cf. filmografia indicada para a disciplina). Procura-se sempre estimular nos alunos uma leitura crítica e integrada destes materiais didáticos nos conteúdos do programa através dos quais serão directamente avaliados (consulte-se métodos de avaliação).

Método de avaliação

A avaliação na disciplina é feita com base em:

1) recensão crítica de uma obra seleccionada pelo docente, de acordo com o perfil académico do aluno;

2) cinco comentários a textos indicados pelo docente, de acordo com o perfil académico do aluno;

3) discussão na aula dos textos referidos em 2.

Conteúdo

1. Aspectos metodológicos 
1.1 A tecnologia como elemento de referência da métrica do progresso: abordagem em diacronia. A percepção contemporânea da tecnologia. 
1.2 Definição de alguns problemas teóricos e metodológicos fundamentais. As teses continuístas e descontinuístas como base interpretativa de uma visão diacrónica da história da tecnologia;-- função e conotação do trabalho técnico;-- a noção de "sistema técnico", relações tecnologia/ciência;-- relações tecnologia/sociedade. Os conceitos de criatividade/construção social e de invenção/inovação. As "Leis de Kranzberg". 

2. Elementos para uma História da Tecnologia 
2.1 Uma técnica operativa: civilizações pré-clássicas, clássicas e medieval. A técnica como estrutura socio-política, como elemento lúdico e como resolução de problemas práticos. 
2.2 Técnica e quotidiano na sociedade medieval. Elementos de mudança na Idade Média: agricultura, forças motrizes e  verticalidade
2.3 Uma técnica interrogativa: compreender a natureza para a dominar. O papel das cortes europeias como mecenas.  O renascimento: Leonardo da Vinci, a guerra e o voo; Francis Bacon e a tecnologia como programa de mudança da sociedade; Galileu, a resistência dos materiais e os conceitos de máquina e de eficácia. Os engenheiros da Renascença: as escolas alemã e italiana. A perspectiva e a imprensa na base da difusão do saber técnico.
 2.4 O tempo dos mecanismos: maturação e proficiência técnicas no século XVII: balística, autómatos, jogos de água e novas energias.  Na ante-câmara da era industrial: a primeira metade do século XVIII:energias e manufacturas.  
2.5 A era da Indústria: tecnologia e manufactura, tecnologia e indústria. Estudos sobre electricidade e ar. No centro da revolução: energia e maquinaria, materiais e comunicação. A emergência e consolidação da cultura industrial: as exposições universais e a literatura de ficção científica;  nova percepção do tempo e do espaço e tecnologia no quotidiano. A idade da ciência e da técnica. A institucionalização do engenheiro como centro do universo cognitivo industrial.
2.6 O triunfo do universo técnico. Novas características dos sistemas técnicos do século XX (i). Massificação, utilitarismo e democratização do objecto. A indústria automóvel. Arquitectura e design., (ii) o carácter contagiante, "research-intensive" e institucional: energia (motores de combustão interna e electricidade), materiais (indústria química) e tratamento da informação (computadores e internet). Ciência/Tecnologia/Sociedade: tecnociência e projectos de investigação orientados; Big Technology; “conhecimento codificado” e controlo social da tecnologia; tecnologia/meio ambiente, tecnologia/meio social: risco/pericialidade.
2.7 Questões éticas da engenharia: reflexões em torno do "síndroma de HAL" e da lei de Moore.


3. O caso português 
3.1 Estruturas económica e tecnológica: da prosperidade dos descobrimentos às opções do século XIX 
3.2 Anatomia de uma profissão: percursos de afirmação do engenheiro não-militar

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: