Património Científico, Tecnológico e Industrial
Objetivos
Com os conhecimentos decorrentes de uma leitura de ensaios sobre teoria do património e da memória, os alunos adquirem conhecimentos relativos problematizações, conceitos e teorias sobre esta disciplina.
Com as aulas de exposição de trabalhos, os doutorandos adquirem uma visão prática da disciplina.
Caracterização geral
Código
9925
Créditos
6.0
Professor responsável
José Luís Toivola Câmara Leme
Horas
Semanais - 2
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Sem requisitos.
Bibliografia
Françoise Choay. Alegoria do património. Lisboa: edições 70, 2010.
Paul Connerton. Como as sociedades recordam. Oeiras: Celta, 1996.
J. Le Goff. História e memória. Lisboa: INC, 1988.
Maurice Halbwachs. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
Pierre Nora. Les Lieux de mémoire. Paris: Gallimard, 1997.
Jan Assmann. Communicative and cultural memory.
In: ERLL, Astrid; NÜNNING, Ansgar (Ed.). Cultural memory
studies: an international and interdisciplinary handbook.
Berlin; New York: De Gruyter, 2008. p. 109-118.
Michel Foucault. A Arqueologia do Saber. Lisboa: Almedina, 2005.
Aloïs Riegl. El Culto Moderno A Los Monumentos. Madrid: Visor, 1987.
Método de ensino
A disponibilizar brevemente
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
Françoise Choay: Alegoria do património.
Paul Connerton e J. Le Goff: O conceito de memória.
Maurice Halbwachs: Memória colectiva e memória histórica.
Pierre Nora: os lugares da memória.
Jan Assmann: Memória comunicativa e memória cultural.
Michel Foucault: documentos e monumentos.
Aloïs Riegl: o culto moderno dos monumentos.
Instrumentos e métodos.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: