Património Científico, Tecnológico e Industrial

Objetivos

Com os conhecimentos decorrentes de uma leitura de ensaios sobre teoria do património e da memória, os alunos adquirem conhecimentos relativos problematizações, conceitos e teorias sobre esta disciplina. 

Com as aulas de exposição de trabalhos, os doutorandos adquirem uma visão prática da disciplina. 

Caracterização geral

Código

9925

Créditos

6.0

Professor responsável

José Luís Toivola Câmara Leme

Horas

Semanais - 2

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Sem requisitos.

Bibliografia

Françoise Choay. Alegoria do património. Lisboa: edições 70, 2010. 

Paul Connerton. Como as sociedades recordam. Oeiras: Celta, 1996.  

J. Le Goff. História e memória. Lisboa: INC, 1988. 

Maurice Halbwachs. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006. 

Pierre Nora. Les Lieux de mémoire. Paris: Gallimard, 1997. 

Jan Assmann. Communicative and cultural memory.

In: ERLL, Astrid; NÜNNING, Ansgar (Ed.). Cultural memory

studies: an international and interdisciplinary handbook.

Berlin; New York: De Gruyter, 2008. p. 109-118.

Michel Foucault. A Arqueologia do Saber. Lisboa: Almedina, 2005.

Aloïs Riegl. El Culto Moderno A Los Monumentos. Madrid: Visor, 1987. 

Método de ensino

A disponibilizar brevemente

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

Françoise Choay: Alegoria do património.

Paul Connerton e J. Le Goff: O conceito de memória. 

Maurice Halbwachs: Memória colectiva e memória histórica. 

Pierre Nora: os lugares da memória.

Jan Assmann: Memória comunicativa e memória cultural. 

Michel Foucault: documentos e monumentos.

Aloïs Riegl: o culto moderno dos monumentos.

Instrumentos e métodos. 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: