História da Ciência e da Tecnologia em Portugal

Objetivos

Os objectivos da disciplina podem ser sumariados nos seguintes pontos:

(1) Plano das aprendizagens/aquisição de conhecimentos:

  1. Compreender a estrutura interna do universo científico e tecnológico português nos contextos económico, político, social e cultural;
  2. Dominar conceitos fundamentais para a compreensão da produção e difusão do saber científico e tecnológico em Portugal ao longo do tempo;
  3. Estudar um conjunto seleccionado de modificações no sistema científico e tecnológico português fundamentais no desenvolvimento da matriz civilizacional do País.

(2) Plano da aquisição de competências:

  1. Perspectivar historicamente a evolução da história da ciência e da tecnologia no caso português;

Apreciar criticamente o que se ensinou, se pensou e se concretizou em Portugal no 

  1. domínio geral da ciência e da tecnologia, tendo em consideração o contexto europeu e internacional;
    • Promover uma dimensão cultural intimamente relacionada com o papel que a ciência e a tecnologia tem e deve desempenhar no quadro do desenvolvimento económico e social em Portugal;

Compreender a natureza dos debates actuais no seio da história da ciência e da tecnologia em Portugal.

Caracterização geral

Código

9930

Créditos

6.0

Professor responsável

Isabel Maria da Silva Pereira Amaral

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 84

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n/a

Bibliografia

 

  • Ana Carneiro; Teresa Salomé Mota; Vanda Leitão, O Chão que Pisamos. A Geologia ao Serviço do Estado (1848-1974), Lisboa: Edições Colibri, 2014
  • Francisco Malta Romeiras, Os jesuítas em Portugal depois de Pombal. História ilustrada, Lisboa: Lucerna, 2018.
  • Henrique Leitão. Os Descobrimentos Portugueses e a Ciência Europeia (2009). Alêtheia: Lisboa.
  • Isabel Amaral, A Emergência da Bioquímica em Portugal: As Escolas de Investigação de Marck Athias e de Kurt Jacobsohn, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2006.
  • Maria Paula  Diogo; Isabel Amaral (coord.). A outra face do Império - Ciência, Tecnologia e Medicina (Sécs. XIX-XX), Lisboa: Edições Colibri, 2012.
  • Marta Macedo, Projectar e Construir a Nação — Engenheiros, Ciência e Território em Portugal no séc. XIX, Lisboa: ICS, 2012.
  • Sérgio Campos de Matos; Jorge Ramos do, Ó (eds), A Universidade de Lisboa nos séculos XIX e XX, Lisboa: Tinta da China, 2013.

Método de ensino

As aulas são teórico/práticas e combinam introduções pela docente aos temas da disciplina e sessões de reflexão e debate com a intervenção dos alunos a partir de leituras prévias diversas. Os estudantes têm acesso a um variado tipo de documentação de apoio à frequência da unidade curricular que é disponibilizado na página da disciplina, na plataforma Moodle.

Método de avaliação

A avaliação inclui os seguintes elementos:

Apresentação oral de um artigo científico sobre um tema específico do programa (40%);

Elaboração de uma recensão crítica de uma obra publicada sobre um dos tópicos da disciplina (60%)

Conteúdo

1. A História da Ciência e a História da Tecnologia como disciplinas históricas  

2. O passado da História da Ciência e da Tecnologia em Portugal  

  1. A ciência náutica dos Descobrimentos
  2. A internacionalização da ciência e da técnica no séc. XVII: a companhia de Jesus
  3. Os estrangeirados e a mundividência científica e técnica
  4. Em torno e para além da reforma pombalina
  5. Rotas de especialização: A Escola do Exército e as Politécnicas
  6. A política de “fomento material”
  7. Ciência, tecnologia e territórios coloniais
  8. O século XX e a  especialização científica e técnica

3.  O reconhecimento da História da Ciência e da Tecnologia em Portugal

  • A transição de um registo descritivo para um registo analítico
  • A criação de grupos de investigação
  • As principais áreas de investigação em História da Ciência e da Tecnologia em Portugal

4.  O estado actual da História da Ciência e da Tecnologia em Portugal

  • A história da ciência e o discurso político; A história da ciência e a educação em ciências; a história da ciência e a promoção de uma cultura científica.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: