História da Ciência e da Tecnologia em Portugal
Objetivos
Os objectivos da disciplina podem ser sumariados nos seguintes pontos:
(1) Plano das aprendizagens/aquisição de conhecimentos:
- Compreender a estrutura interna do universo científico e tecnológico português nos contextos económico, político, social e cultural;
- Dominar conceitos fundamentais para a compreensão da produção e difusão do saber científico e tecnológico em Portugal ao longo do tempo;
- Estudar um conjunto seleccionado de modificações no sistema científico e tecnológico português fundamentais no desenvolvimento da matriz civilizacional do País.
(2) Plano da aquisição de competências:
- Perspectivar historicamente a evolução da história da ciência e da tecnologia no caso português;
Apreciar criticamente o que se ensinou, se pensou e se concretizou em Portugal no
- domínio geral da ciência e da tecnologia, tendo em consideração o contexto europeu e internacional;
- Promover uma dimensão cultural intimamente relacionada com o papel que a ciência e a tecnologia tem e deve desempenhar no quadro do desenvolvimento económico e social em Portugal;
Compreender a natureza dos debates actuais no seio da história da ciência e da tecnologia em Portugal.
Caracterização geral
Código
9930
Créditos
6.0
Professor responsável
Isabel Maria da Silva Pereira Amaral
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 84
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
- Ana Carneiro; Teresa Salomé Mota; Vanda Leitão, O Chão que Pisamos. A Geologia ao Serviço do Estado (1848-1974), Lisboa: Edições Colibri, 2014
- Francisco Malta Romeiras, Os jesuítas em Portugal depois de Pombal. História ilustrada, Lisboa: Lucerna, 2018.
- Henrique Leitão. Os Descobrimentos Portugueses e a Ciência Europeia (2009). Alêtheia: Lisboa.
- Isabel Amaral, A Emergência da Bioquímica em Portugal: As Escolas de Investigação de Marck Athias e de Kurt Jacobsohn, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2006.
- Maria Paula Diogo; Isabel Amaral (coord.). A outra face do Império - Ciência, Tecnologia e Medicina (Sécs. XIX-XX), Lisboa: Edições Colibri, 2012.
- Marta Macedo, Projectar e Construir a Nação — Engenheiros, Ciência e Território em Portugal no séc. XIX, Lisboa: ICS, 2012.
- Sérgio Campos de Matos; Jorge Ramos do, Ó (eds), A Universidade de Lisboa nos séculos XIX e XX, Lisboa: Tinta da China, 2013.
Método de ensino
As aulas são teórico/práticas e combinam introduções pela docente aos temas da disciplina e sessões de reflexão e debate com a intervenção dos alunos a partir de leituras prévias diversas. Os estudantes têm acesso a um variado tipo de documentação de apoio à frequência da unidade curricular que é disponibilizado na página da disciplina, na plataforma Moodle.
Método de avaliação
A avaliação inclui os seguintes elementos:
Apresentação oral de um artigo científico sobre um tema específico do programa (40%);
Elaboração de uma recensão crítica de uma obra publicada sobre um dos tópicos da disciplina (60%)
Conteúdo
1. A História da Ciência e a História da Tecnologia como disciplinas históricas
2. O passado da História da Ciência e da Tecnologia em Portugal
- A ciência náutica dos Descobrimentos
- A internacionalização da ciência e da técnica no séc. XVII: a companhia de Jesus
- Os estrangeirados e a mundividência científica e técnica
- Em torno e para além da reforma pombalina
- Rotas de especialização: A Escola do Exército e as Politécnicas
- A política de “fomento material”
- Ciência, tecnologia e territórios coloniais
- O século XX e a especialização científica e técnica
3. O reconhecimento da História da Ciência e da Tecnologia em Portugal
- A transição de um registo descritivo para um registo analítico
- A criação de grupos de investigação
- As principais áreas de investigação em História da Ciência e da Tecnologia em Portugal
4. O estado actual da História da Ciência e da Tecnologia em Portugal
- A história da ciência e o discurso político; A história da ciência e a educação em ciências; a história da ciência e a promoção de uma cultura científica.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: