Representações da Tecnociência
Objetivos
Os objectivos do seminário podem ser, assim, sumariados nos seguintes pontos:
(i) plano das aprendizagens/aquisições de conhecimentos:
- compreender a natureza interdisciplinar de ciência e literatura/representações da tecnociência como campo paradigmático perante outras áreas do conhecimento patenteando por sua vez a sua própria interdisciplinaridade, ora consolidada, ora emergente
- dominar conceitos da recepção e da produção do texto literário como acto complexo: campo metodológico, sistema semiótico e dinâmica interpretativa
- discernir os mecanismos e as estratégias de apropriação/tradução/transposição de um saber determinado para outra área de práxis cultural, por exemplo, de conceitos científicos e/ou tecnocientíficos para a narrativa, a poesia e o drama
(ii) plano de aquisição de competências:
- desenvolver uma perspectiva dinâmica relativamente à produção do saber num contexto interdisciplinar, ora em ciência e literatura/representações da tecnociência, ora noutras configurações interdisciplinares englobando diversas áreas investigativas
- ler obras literárias à luz de instrumentos críticos e interpretativos aprofundados e diversificados
- contextualizar obras literárias específicas à luz da evolução de ideias e conceitos correspondentes na ciência e na tecnociência, daí fomentado um diálogo aberto e questionante entre áreas do saber heterogéneas
Caracterização geral
Código
9931
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Paula Pires dos Santos Diogo
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 56
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Candidatura com êxito ao programa doutoral.
Bibliografia
Beer. “Science and Literature”; Benjamin. Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política; Berlin. A Apoteose da Vontade Romântica; Brecht. Teatro Completo Vida de Galileu; A Enciclopédia ; Gedeão. Poemas Escolhidos; Goethe. Fausto; Heidegger. Língua de tradição e língua técnica; Jonas. The Phenomenon of Life, Toward a Philosophical Biology; Kafka. A Metamorfose; Lecourt. Humano Pós-Humano; Lyotard. A Condição Pós-moderna; Ortega y Gasset. Meditação sobre a técnica; Pessoa. Álvaro de Campos, Ricoeur. Teoria da Interpretação; Tillich. “The Effects of Space Exploration on Man’s Condition and Stature” e “Decline and Validity of the Idea of Progress”
Método de ensino
Os métodos de ensino serão diversificados e envolverão, entre outros:
* exposição,
* discussão e análise crítica de textos e problemáticas científicas
* pesquisa e sistematização de informação científica
Método de avaliação
A avaliação será contínua e terá por base:
a participação dos alunos no trabalho das sessões presenciais
a apresentação de uma determinada problemática conceptual com power point
a elaboração de um trabalho de investigação
Conteúdo
1. O que é a interdisciplinaridade? Bases teóricas e históricas e primeira abordagem prática. Leitura e análise de excertos da obra literária de Roald Hoffmann (poeta e químico), Hans Magnus Enzensberger (filósofo e poeta), Francis Ponge (poeta) et al. Elaboração de instrumentos analíticos e aplicações teóricas.
Leituras de natureza geral e teórica:
- Caraça, Bento de Jesus. Cultura e Emancipação, coor. Luís Augusto Costa Dias, Helena Neves e António Pedro Pita. Edição crítica, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX. Porto: Campo das Letras, 2002. (Ver o ensaio “A Cultura Integral do Indivíduo – Problema central do nosso tempo” de 1933, em particular.)
- Languages of Nature, Ludmilla Jordanova (ed.). London: Free Association Books, 1986.
- Moran, Joe, Interdisciplinarity. London e Nova Iorque: Routledge, 2002.
- Ricoeur, Paul. Teoria da Interpretação, trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1996.
- Swirsky, Peter, Between Literature and Science, Poe, Lem, and Explorations in Aesthetics, Cognitive Science, and Literary Knowledge. Liverpool: Liverpool University Press, 2000.
2. Ciência e Poesia: Nostalgia, Resistência e Apropriação da
Racionalidade Científica na Poesia.
Poetas: Lucrécio, Alberto Caeiro, Ricardo Reis, António Gedeão, Roald Hoffmann, et al.
Leituras de natureza geral e teórica:
- Berlin, Isaiah. A Apoteose da Vontade Romântica, trad. Teresa Curvelo. Lisboa: Editorial Bizâncio, 1999.
- ----------. Vico e Herder, trad. Juan Antonio Gili Sobrinho. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1982.
- Weber, Max. Ciência e Política, Duas Vocações, trad. Leonidas Hegenberg e Octany Silveira da Mota. São Paulo: Editora Cultrix, s/d.
3. Os séculos XVII e XVIII. Microcosmo e Macrocosmo antes e durante a época do Iluminismo e Goethe
Autores: Galileu, Diálogo dos Grandes Sistemas. Galileu “lido” por Bertolt Brecht e Italo Calvino
Goethe, Fausto. Fausto “lido” por Fernando Pessoa.
Filme: Fausto (1926) de F.W. Murnau (excertos)
Leituras de natureza geral e teórica:
- Cassirer, Ernst, A Filosofia do Iluminismo, trad. Álvaro Cabral. Campinas, SP, Brasil: Editora da Unicamp, 1997.
- Goethe on Science, Jeremy Naydler (introd.). Edinburgh: Floris Books, 1996.
- Goethe, A Metamorfose das Plantas, Maria Filomena Molder (trad. e introd.). Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1992.
- Ortega y Gasset, José. Em Torno a Galileu esquema das crises, trad. Luiz Felipe Alves Esteves. Rio De Janeiro, Brasil: Petrópolis, 1989.
- ----------. Meditación de la técnica y otros ensayos sobre ciencia y filosofia. Madrid: Revista de Occidente, [1939], 1982.
- Whitehead, Alfred North, Science and the Modern World. London: Free Association Books, 1985.
4. O Século XIX: As Plenitudes da Matéria pelos prismas do romantismo, realismo e naturalismo
Excertos de obras de William Blake, Samuel Taylor Coleridge, Mary Shelley, Percy Bysshe Shelley, Gustave Flaubert, Antero de Quental, Émile Zola, Fiódor Dostoevsky, Eça de Queirós et al.
O Caso de Mary Shelley: Frankenstein
O Caso de Eça de Queirós: “Civilização”
O Caso de Émile Zola: A Besta Humana e Écrits sur le roman naturaliste
Filmes: The Island of Dr. Moreau de John Frankenheimer (o filme baseia-se numa obra de ficção de H. G. Wells)
Frankenstein (1931) de James Whale (excertos)
Leituras de natureza geral e teórica:
- Chapple, J. A. V., Science and Literature in the Nineteenth Century. London: Macmillan Education, 1986.
- Frankenstein, Creation and Monstrosity, Stephen Bann (ed). London: Reaktion Books Ltd, 1994.
- Romantic Literature, Jennifer Breen e Mary Noble (eds). London: Arnold, 2002.
- Schivelbusch, Wolfgang, The Railway Journey, The Industrialization of Time and Space in the 19th Century. Berkeley e Los Angeles: The University of California Press, 1986.
- Zola, Emile, Écrits sur le roman naturaliste. Paris: Pocket, 1999.
5. O Século XX: O Modernismo, o Futurismo e a Imaginação Urbana Moderna, a História Contemporânea
Poesia e Prosa: Fernando Pessoa/Álvaro de Campos e as máquinas, Spengler e a personalidade fáustica, Mikhail Bulgakov; Franz Kafka e a interpenetração do processo de racionalização administrativo-burocrática da ordem social com a incomensurabilidade de uma desordem metafísica indefinida. A transcendência da in-transcendência: A Metamorfose
Primo Levi, O Sistema Periódico e outras obras (excertos)
Leituras de natureza geral e teórica:
- Modernism, ed. Malcolm Bradbury e James McFarlane. Penguin: 1981.
- Vargish, Thomas e Delo E. Mook. Inside Modernism, Relativity Theory, Cubism, Narrative [O Modernismo Por Dentro, A Teoria da Relatividade, o Cubismo, a Narrativa]. New Haven e Londres: Yale University Press, 1999.
6. Ciência e Literatura como Drama (excertos)
A partir de uma abordagem do texto fundador da tradição crítica relativamente às artes miméticas, a Poética de Aristóteles, esboçam-se novas configurações da arte dramática sob o impacte da ciência teórica e experimental na criação dramatúrgica moderna.
Georg Buchner, Woyzeck
Bertolt Brecht, Vida de Galileu
Eugène Ionesco, A Lição
Os Irmãos Capek, R.U.R
7. A Interdisciplinaridade entre a Ciência, a Literatura e o Cinema
Os processos de decomposição e de rearticulação da imaginação mítica na narrativa cinematográfica com ênfase dada à ficção científica. O filme como confluência de técnica cinematográfica, caracterização visual da sociedade técnico-científica e questionamento de uma certa evolução da modernidade pós-iluminista.
Excertos de alguns dos seguintes filmes, em conjunto com as respectivas IGNOREes literárias, serão abordados:
Metropolis (Fritz Lang) (IGNOREe: Thea von Harbou)
Solaris (Tarkovsky) (IGNOREe: Stanislaw Lem)
Os Pássaros (Hitchcock) (IGNOREe: Daphne du Maurier)
A Máquina do Tempo (Simon Wells) (IGNOREe: H.G. Wells)
K-Pax (Iain Softley) (IGNOREe: Gene Brewer)
Equilibrium (Kurt Wimmer) (IGNOREe: Kurt Wimmer)
Sonhos (Akira Kurosawa) (IGNOREe: Akira Kurosaws)
Rapsódia em Agosto (Akira Kurosawa) (IGNOREe: Akira Kurosawa)
Eu, Robot (Alex Proyas) (IGNOREe: Isaac Azimov)
Woyzeck (Werner Herzog) (IGNOREe: Georg Büchner)
8. Ciência, Literatura e Pedagogia
Reflexões e estratégias para um futuro interdisciplinar. A caminho da construção de novos programas de ciência e literatura.
Leituras de natureza geral e teórica:
- Cassirer, Ernst. Ensaio Sobre O Homem, trad. Carlos Branco. Lisboa: Guimarães Editores, 1995.
- Chaitin, Gregory J. Conversas Com Um Matemático Matemática, Arte, Ciência e os Limites da Razão, trad. Leonor Moreira. Lisboa: Gradiva, 2003. (Ver, em particular a entrevista intitulada, “Entrevista com Hans-Ulrich Obrist – A vida criativa: ciência versus arte”.)
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: