Programa de Introdução à Prática Profissional em Engenharia Geológica

Objectivos

O Programa de Introdução à Prática Profissional (PIPP) em Engenharia Geológica visa promover a participação de estudantes, desde cedo na sua formação académica, em atividades em ambiente empresarial. Através do programa, o estudante tomará conhecimento do modo de funcionamento do trabalho em ambiente empresarial na área do curso, respeitando regras básicas como os horários da empresa, cumprimento de tarefas de acordo com ordens recebidas, etc, e tomará contacto com a atividade profissional de graduados com o seu curso. Desenvolverá competências transversais de trabalho em grupo, de comunicação escrita e oral, e aprendizagem em autonomia. Deverá ainda adquirir conhecimentos e, eventualmente, aptidões técnicas específicas na área concreta do trabalho que o estudante desenvolve na empresa.

Caracterização geral

Código

10598

Créditos

3.0

Professor responsável

Maria da Graça Azevedo de Brito, Paulo do Carmo de Sá Caetano

Horas

Semanais - 2

Totais - 3

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

O estudante deve estar inscrito no 3º ano curricular do curso.

Bibliografia

Depende do projeto específico escolhido por cada estudante.

Método de ensino

A coordenação da UC, com colaboração do Coordenador da LEG, mantém uma lista de ofertas de participação em projetos em ambiente empresarial. Cada entrada na lista apresenta o nome da empresa, o projeto em que é enquadrado, um plano de trabalhos sumário, e os orientadores na empresa e no departamento. Havendo vários interessados numa mesma participação, cabe ao coordenador da UC escolher o estudante a participar, recorrendo ao procedimento habitualmente adoptado, por exemplo, na selecção de candidatos ao Programa Erasmus. O estudante cumpre o plano de trabalho com orientação tutorial, no período designado, devendo esse período coincidir com o período intercalar do ano lectivo (Janeiro-Fevereiro); as atividades de PIPP podem também decorrer no período do Verão (Julho/Agosto). A avaliação é feita mediante apreciação do desempenho pelo orientador na empresa, entrega de relatório onde o estudante descreve as atividades desenvolvidas e apresentação oral desse relatório.

Método de avaliação

A avaliação é feita mediante apreciação do desempenho pelo orientador na empresa, entrega de relatório onde o estudante descreve as atividades desenvolvidas e apresentação oral desse relatório.

Conteúdo

Os conteúdos programáticos específicos dependem do projeto de estágio concreto escolhido pelo estudante no programa.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: