Geofísica

Objetivos

Apresentar uma visão geral abrangente dos princípios fundamentais dos grandes ramos da Geofísica: gravidade, sismologia, geocronologia, termodinâmica, geoeletricidade e geomagnetismo.

No final o estudante deverá:
- entender os principais métodos de prospeção de geofísica, bem como compreender as potencialidade e limitações de cada um;
- ser capaz de fazer o tratamento, representação e interpretação de dados resultantes da aplicação dos métodos estudados;
- dominar algumas técnicas laboratoriais e de campo na prospeção em geofísica;
- ser capaz de transmissão adequada da informação, resolução de problemas, raciocínio crítico e aplicação prática dos conhecimentos teóricos em novas situações de forma autónoma.

Caracterização geral

Código

10668

Créditos

6.0

Professor responsável

António Alberto Dias

Horas

Semanais - 5

Totais - 80

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Conhecimentos consolidados na área das Ciências da Terra e de Física I

Bibliografia

1. Apontamentos “Geofísica”, disponíveis no CLIP.
2. W. Lowrie, Fundamentals of Geophysics, Cambridge University Press, 2007
3. Outros indicados nas aulas

Método de ensino

Aulas teóricas de exposição por parte do docente.

Aulas práticas de resolução de problemas pelos alunos, em regime tutorial e apresentação dos seus trabalhos para avaliação.

Método de avaliação

Artigo 1.º – Modo de avaliação de conhecimentos
De acordo com as Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da FCT a avaliação em “Geofísica” enquadra-se no tipo Avaliação Contínua.

Artigo 2.º – Componente Teórica – T
1. A avaliação desta componente é efetuada através de prova de conhecimentos por testes ou exame.
2. As datas dos momentos de avaliação e a informação sobre a forma de nestas encontram-se no Clip.
3. No âmbito da avaliação contínua serão efetuados 2 testes ao longo do semestre, cuja classificação será arredondada às décimas.
4. A classificação desta componente (CT) é a média aritmética, arredondada às unidades, das classificações obtidas nos testes ou a classificação do exame final.
5. Os estudantes que obtenham uma classificação CT igual ou superior a 10 valores obtêm aprovação nesta componente.

Artigo 3.º – Componente Teórico-Prática – TP
1. As aulas teórico-práticas são obrigatória, com registo de presenças, para todo o estudante sem frequência.
2. Estudante com frequência está dispensado das aulas TP.
3. Nestas aulas serão discutidos e resolvidos problemas sobre a matéria lecionada nas aulas teóricas.
4. A avaliação da componente teórico-prática (CTP) é a média aritmética, arredondada às unidades, das duas melhores classificações obtidas nos minitestes que serão ministrados nas aulas teórico-práticas. Ausências aos minitestes corresponde a uma nota igual a zero.


Artigo 4.º – Componente Prática – P

1. As aulas práticas são obrigatórias para alunos sem frequência. Estas aulas são complementares às aulas T e TP.
2. A classificação da componente prática CP corresponde à nota média dos trabalhos desenvolvidos nas aulas práticas (dada pela Prof. Sofioa Barbosa) de sísmica e de resistividade elétrica.
3. Se a classificação CP for superior a 9,5, o estudante obtém aprovação na componente prática.

Artigo 5.º – Frequência
1. Os estudantes aprovados na componente prática, e que participem ativamente, em pelo menos, 2/3 das aulas práticas e das aulas teórico-práticas obtêm frequência nesta unidade curricular.
2. As aulas teórico-práticas e práticas identificadas no ficheiro de planeamento com "Lab" são estritamente obrigatórias para os alunos sem frequência.
3. A frequência obtida nos dois últimos anos mantém-se válida.
4. A aprovação à unidade curricular exige a obtenção de frequência.

Artigo 6.º – Classificação Final
1. A classificação final (CF) nesta UC é o resultado da aplicação de uma das seguintes expressões, aproximado à unidade:
CF = CT×0,7 + CTP×0,1 + CP×0,2    # para estudante que obtenha frequência em 2022-2023
CF = CT×0,7 + CP×0,3                       # para estudante com frequência anterior a 2022-2023
2. Se a classificação final for superior a 16 valores, o estudante é admitido a uma prova adicional (ex.: oral).
3. Na prova adicional o estudante pode subir ou descer a sua classificação, com garantia de nota mínima de 16 valores.
4. A ausência à prova adicional traduz a aceitação por parte do estudante da nota final de 16 valores.

Artigo 7.º – Melhoria de Nota
1. Os estudantes que pretendam efetuar melhoria de nota devem cumprir, para esse efeito, as formalidades legais de inscrição.
2. A nova classificação final é obtida seguindo o nº 2 do Artigo 6º, considerando a classificação do exame como a nova classificação CT.
3. Os estudantes que obtenham classificação final, por melhoria, superior a 16 valores ficam sujeitos às condições descritas nos pontos 3 a 5 do Artigo 6º.

Artigo 8.º – Conduta em Aula
1. Para que todos beneficiem da experiência de aprendizagem é exigido aos estudantes que respeitem nas aulas o seguinte:
a. Pontualidade: Os estudantes deverão estar presentes na sala à hora de começo da aula. Os docentes poderão impedir
a entrada dos estudantes que cheguem mais de 5 minutos atrasados;
b. Preparação das aulas e participação nas discussões: A participação ativa exige que os estudantes preparem a matéria
apresentada e discutida nas aulas, e que contribuam para as discussões.

Artigo 9.º – Testes e Exame
1. Cada teste incidirá essencialmente sobre toda a matéria leccionada nas aulas teórico online até à aula anterior ao teste.
2. Apesar de a avaliação nos testes não ser cumulativa, e devido à natureza dos assuntos abordados nesta Unidade Curricular, não é excluído que um elemento de avaliação se socorra de conhecimentos respeitantes à matéria avaliada em elemento(s) anterior(es).
3. O horário e as salas das provas estarão publicados no CLIP.
4. Os estudantes só poderão ter consigo durante a prova de avaliação:
a. Caneta/esferográfica;
b. Documento de identificação com fotografia;
c. Máquina de calcular científica, não programável e não gráfica.
5. Durante a realização das provas não é permitido a consulta de quaisquer elementos pessoais ou de outrém, para lá do
formulário distribuído com a prova.
6. Não é permitido desagrafar as folhas do enunciado.
7. A prova será anulada se não forem satisfeitos os n.ºs 4, 5 ou 6.
8. Situações de fraude, em qualquer momento de avaliação, serão tratadas como indicado no regulamento de avaliação de conhecimentos desta Faculdade.

Artigo 10.º – Outros
1. Os estudantes quando contactarem os docentes através de mensagem eletrónica (email) devem indicar no assunto a seguinte informação: “Geofísica - Nome – N.º de estudante – Assunto”.
2. Não serão respondidas mensagens com perguntas cuja resposta conste nos Artigos Anteriores ou na página da unidade curricular no Clip.

Conteúdo

1. A Terra no sistema Solar
1.1 O Sistema Solar no Universo
1.2 Os planetas do Sistema Solar

2. Gravidade e Prospeção
2.1 Gravitação
2.2 Efeito da rotação da Terra
2.3 A figura da Terra e a gravidade
2.4 Anomalias gravimétricas
2.5 Isostasia

3. Magnetometria
3.1 Introdução
3.2 Campo magnético – princípios físicos
3.3 Campo magnético terrestre
3.4 Magnetismo das rochas
3.5 Magnetómetros
3.6 Geomagnetismo

4. Sismologia e Prospeção
4.1 Introdução
4.2 Propriedades elásticas dos sólidos
4.3 Ondas sísmicas
4.4 Sismómetro
4.5 Propagação de ondas sísmicas
4.6 Sismologia de reflexão
4.7 Sismologia de refracção
4.8 Estrutura interna da Terra

5. Propriedades Elétricas e Prospeção
5.1 Introdução
5.2 Prospecção por medidas de resistividade
5.3 Outros métodos de prospeção eléctrica

6. Geocronologia e Radioatividade
6.1 Introdução: Métodos estratigráficos e paleontológicos
6.2 Átomo, elemento, nuclido, isótopo
6.3 Tipos de decaimento radioactivo
6.4 Lei do decaimento radioactivo
6.5 Datação radiométrica
6.6 Prospecção de radioactividade
6.7 A idade da Terra e do sistema solar

7. Propriedades térmicas da Terra
7.1 Introdução
7.2 A temperatura no interior da Terra
7.3 Transporte de calor na Terra
7.4 Produção de calor na Terra
7.5 Perda global de calor pela superfície da Terra
7.6 Campos geotérmicos
7.7 Medidas de fluxo de calor

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: