Cartografia Geológica
Objetivos
Proporcionar métodos e conhecimentos que capacitem o aluno de realizar levantamentos cartográficos em qualquer terreno e enquadramento geológico no âmbito dos diversos contextos profissionais e de investigação.
Adquirir competências para realizar levantamentos geológicos a várias escalas numa situação real, representar mapas e perfis topográficos, geológicos e estruturais, caracterizando a litologia, integrando-a na estratigrafia e descrevendo a estrutura e a tectónica.
Aprender a integrar a informação obtida e redigir um relatório de campo técnico-científico.
Caracterização geral
Código
11024
Créditos
3.0
Professor responsável
José Carlos Ribeiro Kullberg, Martim Afonso Ferreira de Sousa Chichorro
Horas
Semanais - 4
Totais - 54
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não há requisitos prévios
Bibliografia
BARNES, 1991. Basic Geo Mapping. GSL
COMPTON 1985. Geology in the field: Ny, J. W & Sons
GROSHONG 2006. 3-D Structural Geol, Springer
LISLE 2004. Geologic structures maps. P. guide.Elsevier
McCLAY 1987. Mapping geolog structures. GSL
THORPE & BROWN 1985. Field Description of Igneous Rocks. GSL
FRY 1996. Field Descrip of Metamorphic Rocks. GSL H.S.
TUCKER 1996. Sedimentary rocks in the field. The G.F.Guide S.
Método de ensino
(A) As aulas introdutórias, teórico-práticas, de preparação dos alunos para o campo são realizadas com o apoio de projeção de slides em PPT e a utilização de cartas geológicas publicadas.
(B) No campo efetuam levantamento geológico à escala 1/10000, a partir do qual redigem em grupo um relatório (B) e consolidam com fotointerpretação.
Existirão aulas em laboratório de interpretação de cartas geologicamente complexas. São privilegiadas a interpretação das cartas e perfis geológicos.
Método de avaliação
É critério de frequência a presença a pelo menos 2/3 das aulas de campo.
Avaliação tem 3 partes:
(A) Teste Teórico
(B) Relatório de Campo
Classificação Final (CF) = 30%(A) + 40%(B) + 30%(C) onde:
1-a classificação de A, B e C >= 6,0/20 valores.
2-(C) a apresentação oral do Relatório produzido em (B) e onde
(C) = 40%(D) + 30%(E) + 30%(F) sendo que
D–Qualidade da apresentação
E–Participação individual na apresentação.
F–Avaliação oral individual.
Haverá majorações na CF, até 0,5/20 valores pela qualidade dos perfis realizados em laboratório.
Conteúdo
Os conteúdos lectivos da disciplina serão desenvolvidos em quatro fases:
- Fase 1. Introdução de conceitos teóricos sobre Cartografia e análise/interpretação de mapas a diferentes escalas com realização de perfis geológicos expeditos.
- Fase 2. Em contexto de campo (nas proximidades da faculdade) o aluno é treinado a usar a bússola para representar no livro de campo afloramentos, marcar limites geológicos e projetar atitudes de estruturas.
- Fase 3. Componente de campo. Durante 5 dias o aluno terá de realizar um levantamento geológico à escala 1/10000.
- Fase 4. Produção de um relatório do campo, respeitando o modelo proposto pelo professor.