Bioquímica e Processamento Alimentar
Objetivos
Aquisição de conhecimentos sobre as principais tecnologias usadas para fabricar produtos alimentares. Desenvolvimento de aptidões básicas para articular o conhecimento cientifico com o processamento na industria alimentar.
Aquisição de conhecimentos sobre os processos associados às principais indústrias alimentares; Desenvolvimento de aptidões básicas para analisar os fluxogramas de processamento.
Desenvolvimento de aptidões e competências para a avaliação de novas oportunidades no processamento tecnológico de alimentos, integrando conhecimentos adquiridos neste e noutras unidades curriculares.
Caracterização geral
Código
10800
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Luísa Almaça da Cruz Fernando, Maria Paula Amaro de Castilho Duarte
Horas
Semanais - 3
Totais - 56
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de química/bioquímica e qualidade de alimentos, fundamentos de engenharia, princípios de conservação e acondicionamento e embalagem de alimentos
Bibliografia
Fellows, P. (2009) Food Processing Technology: Principles and Practice, 3rd Edition, Woodhead Publishing in Food Science and Technology (Ed.), CRC Press (Publs,), 913 pp
Método de ensino
Sessões teóricas com datashow. Sessões teórico-práticas de aplicações e estudo de casos.
Método de avaliação
Avaliação contínua:
Avaliação da componente teórica: 2 minitestes (MT) individuais, MT_1 (35% Nota Final), MT_2 (35% Nota Final).
Avaliação da componente prática: apresentação e discussão de um trabalho em grupo com um peso de 30% na nota final.
Classificação final: 0,35*Mini-teste1+0,35*Mini-teste2+0,3*trabalho
Aprovação com nota mínima de 9,5 valores (escala de 20 valores).
Os alunos que não obtiverem aprovação na avaliação contínua poderão ir a exame, a classificação neste caso será igual a: 0,7*nota exame+0,3*trabalho.
Aprovação com nota mínima de 9,5 valores (escala de 20 valores).
Os alunos que desejarem fazer melhoria à disciplina terão de se inscrever para melhoria na época de exames. A nota da componente prática não é passível de melhoria.
Conteúdo
Identificação das principais tecnologias usadas para fabricar produtos alimentares.
Identificação do processos associados às principais indústrias alimentares; Análise dos fluxogramas de processamento.
Avaliação de novas oportunidades no processamento tecnológico de alimentos. Desenvolvimento de novos produtos. Ferramentas de Qualidade.
Azeite e óleos vegetais, margarinas; Lacticínios; Conservas vegetais e sumos, néctares e outros produtos derivados de frutos; produtos e derivados cárnicos e do pescado; bebidas alcoólicas (vinho, cerveja); panificação e produtos derivados de cereais.