Bioética
Objetivos
A disciplina tem por objectivo:
1. Conduzir os alunos a interrogarem-se sobre a natureza e a extensão das relações entre a tecnociência, a bioética e a sociedade no mundo actual;
2. Catalisar a reflexão crítica dos alunos sobre a sua futura experiência profissional, desenvolvendo uma cidadania activa;
3. Aumentar a capacidade de decisão e adaptação dos alunos a um mundo dinâmico, em constante mudança.
Pretende-se assim, no âmbito da aquisição de conhecimentos, que os alunos sejam capazes de:
- Dominar conceitos fundamentais para a análise das inter-relações entre ciência, tecnologia e sociedade, numa perspectiva bioética.
- Compreender a posição da bioética com o tecido social e cultural, enquadrando diferentes modelos de decisão adaptados a cada contexto;
E no contexto da aquisição de competências, que consigam:
- Compreender a dinâmica das relações estabelecidas entre a bioética, a tecnociência e o todo-social, em diferentes contextos geográficos e geopolíticos à escala mundial
- Desenvolver o sentido de responsabilidade ética na tomada de decisões
Relacionar a prática profissional com a cidania informada e activa.
Caracterização geral
Código
10828
Créditos
3.0
Professor responsável
Isabel Maria da Silva Pereira Amaral
Horas
Semanais - 2
Totais - 46
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
- Ben Mepham, (2008), Bioethics, an introduction for the biosciences, Oxford University Press.
- Donna Dickwenson (2012), All that Matters, McGraw Hill, London.
- Gregory E. Pence (2021), Pandemic Bioethics, Broadview Press.
- John D. Arras & Elizabeth Fenton (2018), The Routledge Companion to bioethics (Routledge Philosophy Companions).
- Lewis Vaughn (2022), Bioethics: Principles, Issues, and Cases, Oxford University Press 5th edition.
- O. Carter Snead (2020), What It Means to Be Human: The Case for the Body in Public Bioethics, Oxford University Press.
- Padma Mambisan (2017), An Introduction to Ethical, Safety and Intellectual Property Rights Issues in Biotechnology , Academic Press.
- Pedro Galvão (2015), Ética com razões, Fundação Francisco Manuel dos Santos.
- Robert M. Veatch; Laura K. Guidry-Grimes (2019) , The Basics of Bioethics, Routledge 4th edition.
Método de ensino
As aulas são teórico/práticas e combinam introduções pela docente aos temas da disciplina e sessões de reflexão e debate com a intervenção dos alunos a partir de leituras prévias diversas. Os estudantes têm acesso a um variado tipo de documentação de apoio à frequência da unidade curricular que é disponibilizado na página da disciplina, na plataforma Moodle.
Método de avaliação
A avaliação inclui os seguintes elementos:
- Elaboração de um comentário escrito sobre um dos temas de bioética do programa curricular (45%)
- Apresentação oral de um artigo científico, em grupo (2-3 alunos), sobre um tema específico do programa (30%);
- Elaboração de trabalho escrito, elaborado em grupo, sobre um dos tópicos da disciplina (25%).
Conteúdo
1. Introdução à bioética: natureza e história
- A vida: formas, origem e sentido
2. O estado de arte em bioética global – (a bioética aplicada à biotecnologia e à medicina)
3. Os grandes paradigmas da bioética ocidental (modelo teleológico, deontológico, utilitarista e suas variantes)
4. Códigos bioéticos
- Código de Nuremberg
- Declaração de Helsínquia e seguintes
- Relatório Belmont
- Comissões de Bioética e Direitos Humanos no contexto internacional (UNESCO, ONU, OMS e CICOM)
- Implementação local das directrizes internacionais – o caso português
5.O debate sobre o princípio e o fim da vida humana (interrupção voluntária da gravidez e eutanásia) numa perspetiva interdisciplinar
6. Debates contemporâneos – estudos de caso:
- Sexualidade e procriação humana
- Manipulação e selecção genética (diagnóstico pré-natal, tecnologias de melhoramento da espécie humana, terapia genética)
- Investigação em embriões humanos (Fertilização in vitro, clonagem e investigação em células estaminais embrionárias)
- Transplante de órgãos
- Pandemias
- Outros temas propostos pelos alunos
7. Bioética global — a bioética da pobreza
8. É possível utilizar a ciência, a tecnologia e a medicina e tudo o que podem oferecer para progresso da humanidade? Quais os limites? Qual a fronteira?
- Exemplos: Patentes de genes, determinismo biológico e eugenia
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: